Todos os estímulos externos que introduzimos no corpo acabam por provocar reações: algumas, contudo, acabam por ser mais visíveis do que outras… e é precisamente isso que acontece com o tabaco. Mas quais são os efeitos do tabaco na pele? E é possível minimizar esses efeitos? Continue a ler para conhecer a resposta a estas perguntas.
3 efeitos do tabaco na pele
1. Pele menos saudável
Um dos efeitos do tabaco na pele reside nas capacidades nefastas deste vício nos vasos sanguíneos que existem no corpo. A nicotina dos cigarros estreita os vasos sanguíneos na camada superior da pele, reduzindo o seu aporte de nutrientes e, consequentemente, tornando-a menos saudável e mais propensa a revelar efeitos ou sofrer doenças.
2. Pele descolorada e enrugada
Fumar destrói o colagénio, responsável, juntamente com a elastina, por manter a pele elástica e forte. Não é, por isso, de estranhar que um dos efeitos do tabaco na pele se revele também pela elasticidade e pela descoloração da pele. A pele dos fumadores tende a ser mais enrugada e a ter um aspeto amarelo-acinzentado devido à circulação insuficiente.
3. Perda de defesas
Como a pele oxida mais facilmente vai também perdendo capacidade de reação a agressões externas. Agressões como os raios solares, por exemplo, que são a principal causa de envelhecimento e deterioração cutânea. A pele, muito vulnerável e com menos defesas, danifica-se mais.
Como deixar de fumar sem ganhar peso
Como minimizar os efeitos do tabaco na pele
A melhor solução para impedir que o tabaco continue a afetar a pele é… deixar de fumar. Como se costuma dizer, é “remédio santo” e o primeiro passo para a pele começar a ganhar uma segunda vida e uma nova vitalidade.
Se o abandono do tabaco não está nos planos, pode sempre tentar minimizar os estragos através de uma boa alimentação, de exercício físico e até da ingestão de vitaminas com efeitos antioxidantes necessárias para a pele. Procure também aplicar cremes que incluam vitaminas A, C ou E entre os seus princípios ativos e não se esqueça de usar diariamente um anti-rugas eficaz. Igualmente fundamental é a limpeza do rosto antes de deitar.
Um último conselho – e bastante fácil de cumprir – passa pela ingestão de água. Uma pele hidratada tem sempre melhor aspeto que uma pele que não sabe o que é água há bastante tempo.
Oferecemos as soluções mais inovadoras, eficazes e seguras para si.
Descubra os tratamentos não invasivos.
Discussion about this post