A diabetes é uma doença crónica cuja incidência tem vindo a aumentar ao longo do tempo. Hoje em dia, é encarada como um problema de saúde pública em todo o mundo. Em Portugal, estima-se que a diabetes afete cerca de 13% da população adulta portuguesa. E os números continuam a aumentar a cada ano. Portanto, é fundamental que os diabéticos sigam uma dieta para diabeticos.
Leia o nosso artigo e descubra o que comer e o que evitar na dieta diabetes.
O que é a diabetes?
A diabetes é uma doença crónica conhecida pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. O que acontece é o seguinte: a insulina, a hormona que leva a glicose do sangue para dentro das células, deixa de ser produzida ou não funciona de forma correta. O açúcar acumula-se no sangue e deixa de ser usado nas células do corpo.
Geralmente, a diabetes aparece e é diagnosticada ao longo da vida. Costuma estar relacionada com uma dieta muito pobre, com o consumo elevado de alimentos muito açucarados ou industrializados e também com o sedentarismo. No entanto, também pode surgir a partir do nascimento. De momento, estão categorizados quatro tipos principais de diabetes: a pré-diabetes, a diabetes gestacional, a diabetes tipo 1 e a diabetes tipo 2.
Dieta para diabéticos: O que comer?
Definir diabetes dieta recomendada é algo que só deverá ser realizado com o apoio de profissionais especializados, como os que encontra na Bodyscience. Deve ter-se sempre em conta as particularidades de cada pessoa e a sua situação clínica.
Por exemplo, se a pessoa diabética tiver o nível de glicemia controlada, poderá consumir certos alimentos que, pelo contrário, são proibidos a um diabético descompensado.
Contudo, em termos gerais, existem sempre alimentos que são recomendados numa dieta para diabéticos. Deverá consumir alimentos ricos em fibras, gorduras boas e proteínas magras.
Tenha sempre presente que deve optar pelos alimentos mais frescos e com prazos de validade mais curtos. São sempre melhores do que os processados.
Fique a conhecer alguns exemplos:
- Hortaliças e legumes: cebola, alface, abóbora, rúcula, tomate, entre outros;
- Leguminosas: grão-de-bico, feijão, ervilhas e favas;
- Frutas: pera, laranja, ananás, kiwi, maçã e pêssego;
- Grãos integrais: arroz, massa integral, farinha de trigo integral, quinoa e flocos de aveia;
- Gorduras boas: óleos vegetais (como o azeite extra virgem, a manteiga e o óleo de abacate) a frutas como o coco e o abacate;
- Oleaginosas: amendoins, nozes, amêndoas e castanhas;
- Leite e derivados sem adição de açúcares: iogurte natural desnatado, leite desnatado e queijos brancos;
- Carnes magras: desde o frango, peru, aos peixes brancos.
7 Receitas com quinoa para emagrecer
Dieta para diabético: Que tipo de alimentos deve evitar?
Se existem alguns alimentos que deverá incluir sempre na sua dieta, também se irá deparar com alimentos que deverá evitar. Especialmente os que são ricos em açúcares ou em hidratos de carbono simples.
Nas diabetes dieta recomendada, conheça o que geralmente deve evitar:
- Doces: chocolates, rebuçados, gomas e outras guloseimas;
- Bebidas açucaradas: refrigerantes, leite de chocolate e sumos industrializados;
- Alimentos ricos em açúcar: mel, marmelada e compotas;
- Tubérculos: batata e a batata-doce, já que têm uma grande concentração de hidratos de carbono. Poderá ingerir em pequenas porções;
- Carnes processadas: bacon, o presunto, a salsicha e a linguiça;
- Bebidas alcoólicas: cerveja, o vinho ou outras bebidas destiladas.
6 Cuidados a ter em conta na dieta para diabéticos
1. Nunca saltar o pequeno-almoço
Na dieta diabetes, aconselha-se desde logo a nunca saltar o pequeno-almoço. Esta é a primeira refeição do dia e considerada uma das mais importantes. Um bom pequeno-almoço assegura o seu rendimento físico e mental ao longo do dia.
2. Nunca saltar refeições
Nunca deve saltar refeições. Para realizar um bom controlo do nível glicémico, deverá realizar refeições ligeiras de 3 em 3 horas.
3. Evitar consumir fruta isoladamente
Evite consumir fruta isoladamente, já que quando ingerida em grandes concentrações, poderá aumentar a glicose. Opte por comer no final de uma refeição, por exemplo.
4. Reduzir o consumo de sal
Deve ter em atenção o seu consumo de sal, já que em excesso poderá contribuir para a tensão arterial elevada.
5. Limitar o consumo de cafeína e chás
Deve ainda limitar o seu consumo de cafeína no café e em alguns chás.
6. Beber água
É recomendado que beba sempre cerca de 1,5 litros de água por dia.
A dieta para diabéticos tipo 1 deve ser diferente da dieta para pessoas com diabetes tipo 2?
A resposta é não. Como foi dito anteriormente, o tratamento e a dieta para diabeticos podem variar de pessoa para pessoa, dada a sua especificidade e condição clínica. No entanto, uma alimentação saudável, rica em fibras e gorduras boas é benéfica para qualquer diabético.
Dieta para diabéticos tipo 1
Pessoas com diabetes tipo 1 devem ter uma orientação individual que assegure um equilíbrio entre a quantidade de insulina que é administrada e a quantidade de hidratos de carbono que pode ser ingerida.
Dieta para diabéticos tipo 2 semanal
Já uma dieta para diabeticos tipo 2 semanal deve incluir 6 refeições por dia, com intervalos até 3 horas, de modo a evitar grandes oscilações no nível da glicemia.
Conclusão
Ficou com uma ideia geral dos diabetes dieta recomendada. O ideal agora é que marque uma consulta com um nutricionista da Bodyscience para seguir uma dieta para diabeticos adequado às suas características pessoais e também a nível da doença, no caso de já sofrer de diabetes. O importante é que saiba gerir a diabetes corretamente para conseguir ter uma boa qualidade de vida.
Cada caso é único e deverá ter um planeamento adequado. Com uma monitorização consistente e adesão ao tratamento, poderá evitar problemas mais sérios que possam advir.
De resto, já sabe que para ter uma vida saudável, o exercício físico também deverá entrar sempre nas suas rotinas.
Discussion about this post