Para muitas pessoas fazer “dieta” é sinónimo de saladas, cozidos e grelhados. No entanto, para perder peso não é necessário abdicar do prazer de comer. Apesar de certos alimentos, tais como bolos, bolachas e outros alimentos processados, deverem ser reservados apenas para ocasiões especiais, nas suas refeições habituais deve apostar no sabor. Principalmente nas estações mais frias, é importante adequar os métodos culinários, de forma a continuar motivado para perder peso.
Um truque simples é fazer, por exemplo, estufados utilizando pouca quantidade de azeite (cerca de 1 colher de sobremesa por pessoa). Ao escolher peças de carne magras e sem gorduras visíveis, substituir polpa de tomate por tomate triturado, tomate em lata pelado ou tomate fresco, e ao adicionar legumes variados, tais como, couve, pimentos, cebola, etc., conseguirá fazer pratos mais saciantes e que lhe darão maior sensação de prazer. Utilizar especiarias de sabor intenso, tais como noz moscada, caril, pimenta ou mangericão também será uma mais-valia. Ao almoço, pode ainda substituir os acompanhamentos tradicionais (ex., arroz, massa, batata) por leguminosas (ex., feijão, grão ou lentilhas) ou por batata doce, aumentando desta forma o teor em fibra e proteina das refeições.
Com um pouco de imaginação poderá elaborar uma série de pratos extremamente saborosos e equilibrados, de forma a manter-se motivado e em forma durante todo o inverno.
Gabriela Ribeiro, Nutricionista nas Clínicas BodyScience
Saiba também como pode emagrecer ou eliminar a gordura localizada de uma forma rápida, saudável e sem esforço, clique aqui:
Discussion about this post