Depilação masculina: melhores formas de eliminar pelos do seu corpo

Apesar de nem sempre ter sido assim, a depilação masculina é, hoje em dia, tão importante quanto a feminina.

Há cada vez mais homens a optarem pelos mesmos direitos de higiene que as mulheres e isso inclui uma pele lisa, bonita, atraente e bem tratada.

Porém, ao contrário de muitas mulheres, os homens muitas vezes não sabem como lidar com o excesso de pelos do corpo.

Para esses homens, aqui está o resumo das opções de remoção de pelo mais comuns disponíveis no mercado – e aquela que consideramos ser a mais eficaz.

Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética

Com que rapidez crescem os pelos?

Em média, os pelos corporais atingem o seu comprimento total em cerca de 30 dias. Os pelos também tendem a crescer mais rápido nos homens do que nas mulheres. 

Existem diversos fatores que podem afetar a taxa de crescimento do pelo, incluindo a nutrição, medicação e genética. A taxa de crescimento pode diminuir à medida que envelhecemos.

O crescimento dos pelos é um processo complexo que começa no folículo piloso. O pelo depende do sangue para alimentá-lo enquanto segue até a superfície da pele. As glândulas sebáceas (oleosas) também desempenham um papel no seu crescimento, mantendo os pelos – e cabelos – lubrificados e saudáveis.

Depilação em homem: as melhores opções

O barbear ou passar a lâmina, eliminam apenas os pelos à superfície e é por esse motivo que eles crescem tão rapidamente.

A pinça remove o pelo e também a raiz, o que ajuda a desacelerar o crescimento. Mas mesmo com a pinça, os pelos acabam por reaparecer em algumas semanas.

Se procura soluções de depilação a longo prazo, pode ser o momento de considerar outras técnicas de depilação mais duradouras. Os métodos que se seguem são apontados como os melhores do mercado pela sua capacidade de remover pelos por mais tempo. Descubra quais são.

1. Depilação por Eletrólise

A eletrólise envolve o uso de radiofrequências de ondas curtas distribuídas por agulhas finas colocadas diretamente nos folículos capilares.

A intenção é destruir o folículo capilar para que este não estimule o crescimento de novos pelos. Este procedimento deve ser realizado por um dermatologista ou eletrologista certificado.

Ao contrário de outras opções de remoção de pelos, a eletrólise é considerada uma solução permanente. No entanto, para obter melhores resultados, vai sempre necessitar de várias consultas de acompanhamento.

A depilação por eletrólise pode ser feita em qualquer parte do corpo e funciona para a maioria dos tipos de pele.

O efeito colateral mais comum deste tipo de depilação é a vermelhidão por irritação da pele e alguma dor. Os efeitos colaterais raros, mas graves, incluem cicatrizes e infeção, bem como quelóides (crescimento excessivo do tecido cicatricial).

2. Depilação a laser

A depilação a laser é outra opção de depilação a longo prazo muito cobiçada entre a população feminina e masculina.

Tal como a eletrólise, este tratamento foca-se no folículo piloso, danificando-o com lasers de alta temperatura de forma a impedir o crescimento de novos pelos.

A depilação a laser pode ser feita em qualquer parte do corpo, excetuando a área dos olhos. O tratamento tende a funcionar melhor em pessoas com tons de pele claros e cabelos escuros.

Tal como a eletrólise, a depilação a laser requer várias sessões para obter melhores resultados. Dependendo da área a depilar, pode precisar de cerca de quatro a seis tratamentos com intervalos de quatro a oito semanas. 

Na maioria dos casos, a depilação dura vários meses e, em alguns casos, pode mesmo durar anos. Quando o pelo volta a crescer, geralmente, surge mais fino e mais claro. No entanto, a depilação a laser não garante a depilação permanente.

O efeito colateral mais comum deste tipo de depilação definitiva é a irritação e vermelhidão da pele, mas estas reações tendem a desaparecer após algumas horas. Este tratamento também pode causar alterações temporárias de pigmentação da pele, especialmente em tons de pele mais escuros. Os efeitos colaterais mais graves incluem bolhas e cicatrizes, mas são muito raros.

3. Cremes

Se não está a pensar em optar por depilação por  eletrólise ou depilação a laser, converse com seu dermatologista sobre alguns cremes existentes que inibem o crescimento dos pelos.

Um creme comumente usado é o Eflornitina (Vaniqa), uma substância ativa contra o crescimento excessivo de pelos. Age inibindo a produção de enzimas que estimulam o seu crescimento. Os resultados podem durar até oito semanas.

No entanto, a eflornitina funciona apenas em pelos faciais e é mais adequada para mulheres. Alguns efeitos colaterais podem incluir queimaduras, erupções cutâneas e acne por rompimento do folículo.

4. Depilação química

Este tratamento consiste na utilização de um gel ou creme de venda livre para a remoção de pelos. Ele age enfraquecendo uma proteína do pelo (queratina), fazendo com que o este caia e seja facilmente removido.

Este tipo de depilação, porém, não atinge o folículo piloso, logo, os resultados não duram mais de cerca de duas semanas. Ainda assim, esta é uma opção económica e pode fazê-lo em casa.

Certifique-se de que usa o tipo certo de creme para a área corporal que deseja depilar. Alguns cremes são formulados para o rosto e outros para o corpo ou região pubiana.

Os efeitos colaterais desse tratamento podem incluir queimaduras, erupções cutâneas e bolhas.

Por que motivo a depilação a laser é a melhor opção

Apesar de todas as opções supramencionadas serem válidas e de cada uma delas ter os seus benefícios, acreditamos que a melhor opção para depilação masculina é a depilação a laser.

Um dos seus maiores benefícios é o tempo e o dinheiro poupado a médio e longo prazo. 

Outro é que não terá mais que lidar com os incómodos pelos encravados. Isso inclui inchaços dolorosos na virilha, tórax e pescoço, onde muitos homens veem pelos encravados após se barbearem.

Se está disposto a apostar na depilação a laser – ou depilação definitiva -, comece por consultar profissionais de confiança. Não podemos deixar de frisar o quão importante é recorrer a uma clínica com boa reputação se o seu objetivo é mesmo obter resultados seguros e eficazes.

 

Ter pelos no corpo é completamente normal. Dessa forma, removê-los é puramente opcional. Pense bem se deseja remover os pelos do corpo e por quanto tempo o deseja fazer.

Apesar das muitas empresas afirmarem que existem soluções definitivas de remoção de pelos, isso não é verdade. Não existe nenhum tratamento que remova os pelos de forma definitiva.

Ainda assim, existem soluções de depilação a longo prazo e maneiras de limitar o crescimento dos pelos por um longo período de tempo – como a depilação a laser.

Converse connosco sem compromisso e descubra quais são as melhores opções para si.

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO GRATUITA

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;