Se está a considerar eliminar os pelos de forma definitiva, então a depilação a laser é a solução ideal.
Apesar de ser um tratamento muito seguro e eficaz, há várias precauções a ter em consideração antes e depois de uma sessão de depilação a laser.
Além disso, deve saber como é que funciona o procedimento, para que possa tomar uma decisão consciente e informada.
Quais os Tipos de Depilação a Laser?
Existem vários tipos de depilação a laser, cada um com as suas próprias características e tecnologias. Os principais tipos são:
- Laser Rubi: apesar de ser um dos primeiros lasers usados para depilação, o laser Rubi é menos versátil em relação aos tipos mais recentes, sendo mais eficaz em pelos mais escuros;
- Depilação a laser Díodo: é muito eficaz em peles mais escuras e pode tratar áreas maiores do corpo. É considerado um dos lasers mais seguros e eficientes para remoção de pelos;
- Laser Alexandrite: funciona bem em peles mais claras e tem um comprimento de onda mais curto. Funciona bem em áreas maiores do corpo, como pernas e costas;
- Laser Nd Yag: é mais seguro em diferentes tons de pele, incluindo a pele bronzeada e é usado com frequência para tratamentos em áreas maiores e mais sensíveis. Contudo, tem menor eficácia.
A depilação a laser e a luz pulsada são técnicas distintas para remover pelos de forma duradoura, embora funcionem de maneiras diferentes.
Qual a Diferença Entre Depilação a Laser e Luz Pulsada?
A depilação a laser utiliza um feixe concentrado de luz para detetar nos folículos pilosos, sendo mais eficaz em pelos escuros em peles claras devido à sua atração pela melanina. É muito precisa e, por norma, requer menos sessões para resultados duradouros.
Por outro lado, a luz pulsada emprega uma ampla gama de luzes em vários comprimentos de onda, sendo menos específica para a melanina e, portanto, pode ser menos eficaz em pelos mais claros ou em tons de pele mais escuros.
De um modo geral, a depilação com luz pulsada requer mais sessões para alcançar resultados comparáveis à depilação a laser.
Como Funciona a Depilação a Laser?
Em suma, a depilação a laser funciona da seguinte forma:
- Preparação: antes do procedimento, a área a ser tratada é limpa e, em alguns casos, pode ser aplicado um gel para arrefecer a pele e ajudar na proteção contra o calor gerado do laser;
- Escolha do laser: o profissional escolher o melhor tipo de laser para o seu caso, pois cada um tem um comprimento de onda específico que é mais eficaz em determinado tipo de pele e pelo;
- Aplicação do laser: o laser emite um feixe de luz concentrado que é absorvido pela melanina do pelo;
- Destruição do folículo: o calor do laser danifica os folículos pilosos, inibindo o seu crescimento futuro, sem danificar a pele em redor;
- Cuidados pós-tratamento: após o procedimento, aplica-se um gel calmante na pele para reduzir qualquer desconforto ou vermelhidão temporária.
Quanto Tempo Demora para Ver o Resultado da Depilação a Laser?
Tal como outros tratamentos estéticos, os resultados não surgem todos de uma vez só, mas sim de forma progressiva. Porém, ao fim da primeira sessão é possível ver alguns resultados.
É Aconselhável Fazer Depilação a Laser?
Sim. Este é um método seguro e eficaz não só para efeitos estéticos, como também para eliminar o excesso de pelo em pessoas com algumas condições médicas (por exemplo, desequilíbrios hormonais).
A Depilação a Laser é Definitiva ou Não?
Se se pergunta sobre se a depilação a laser é mesmo definitiva, saiba que este tratamento não é permanente.
Embora após algumas sessões os pelos diminuam, a verdade é que é impossível apanhar os pelos todos na mesma fase de crescimento.
Como resultado, existem pelos que demoram meses ou anos a crescer após as primeiras sessões.
É Possível Fazer Depilação a Laser em Casa?
Apesar de ser possível comprar uma depiladora a laser, os resultados em nada se assemelham aos que uma máquina de depilação a laser profissional produz.
Além disso, ao utilizar este tipo de aparelhos em casa e sem orientação profissional, poderá resultar em lesões graves para a pele.
Com que Idade se Pode Fazer Depilação a Laser?
Não existe numa idade certa para depilar o corpo com recurso a laser. Porém, existem alguns parâmetros que ajudam a decidir quando o corpo poderá está pronto para o tratamento que, de um modo geral, é quando se passa a fase da puberdade.
No caso da depilação a laser para homem, a idade média é os 16 anos. Já no caso das mulheres, é possível realizar o tratamento um ano após a primeira menstruação.
No entanto, o melhor é procurar um médico especialista para indicar o momento certo para realizar o tratamento de forma eficaz.
Quais os Benefícios de Depilação a Laser?
Veja quais são as vantagens deste tratamento e como é que pode melhorar a sua autoestima.
1. Evita o Aparecimento de Pelos Encravados
Além de inestéticos, os pelos encravados podem ser dolorosos e irritantes.
Os mais frequentes são na zona das virilhas, das axilas e da barba, estando associado ao tipo de pelo, com o tipo de depilação, assim como ao uso de roupas apertadas e falta de hidratação e esfoliação da pele.
Escolher a depilação a laser, previne o aparecimento de pelos encravados.
2. Ajuda a Ter uma Pele Lisa e Macia
Um dos motivos para fazer depilação a laser é que esta é a garantia de uma pele lisa, macia e sedosa, sem irritação e consequente foliculite.
Como este tipo de depilação não tem agressões resultantes de outros métodos depilatórios, como as lâminas, a cera ou os cremes, a pele não fica irritada, inflamada nem áspera, logo, consegue uma pele suave sem esforço.
3. Apresenta Resultados Rápidos
Um dos principais motivos para fazer depilação a laser prende-se com a rapidez dos resultados.
Ainda que estes variem de pessoa para pessoa e de acordo com a zona a tratar, depois da primeira consulta, as diferenças são evidentes.
Regra geral, após a primeira sessão, a quantidade de pelos diminui de forma significativa. Aliás, alguns caem sozinhos.
4. É um Tratamento Duradouro
Ainda que a depilação a laser seja muitas vezes referida como depilação definitiva, não é bem assim. No entanto, é como se fosse.
Ainda que os pelos tornem a nascer, voltam em menor quantidade e muito mais fracos até desaparecerem na totalidade em determinadas zonas do corpo.
A rapidez deste enfraquecimento varia de acordo com o metabolismo de cada pessoa, o tipo de pelo e o método usado na fotodepilação.
5. Poupa Muito Tempo e Dinheiro
Se fizer a depilação com cera com uma esteticista profissional, pode gastar 45 minutos a depilar o corpo todo. Se optar por fazer em casa, é possível que demore bastante mais tempo.
Considerando a primeira opção, ao fim de um ano, terá passado 540 minutos, ou seja, 9 horas, a depilar o corpo. Ao fim de 20 anos, são 180 horas num gabinete de estética.
Em termos financeiros, se cada sessão de depilação a cera custar 20 euros e tiver de fazê-la todos os meses, ao fim do ano são 240 euros. Ao fim de 20 anos, são 4800 euros. Com a depilação a laser, esses custos podem reduzir para metade, contando com as sessões de manutenção.
6. É um Tratamento Indolor
Se tem dúvidas sobre se a depilação a laser dói ou não, saiba que este é um tratamento indolor.
Algumas áreas do corpo podem ser mais sensíveis do que outras. Por exemplo, áreas como a virilha ou a parte superior do lábio podem ser mais sensíveis à depilação a laser.
No entanto, as pessoas descrevem a sensação como um leve desconforto ou picadas, semelhante a pequenos elétrodos a atingir a pele.
Quantas Sessões de Depilação a Laser são Necessárias para Acabar com os Pelos?
Tudo depende do seu tipo de pele e de pelo. Contudo, o mais comum é realizar 8 a 10 sessões para eliminar os pelos numa determinada área.
Qual o Intervalo entre Sessões de Depilação a Laser?
Uma vez mais, depende das características da sua pele. Porém, o normal é um espaçamento de 45 a 60 dias entre cada sessão.
Quais os Cuidados a Ter Antes da Depilação a Laser?
Tal como noutros métodos, deve preparar a sua pele para a depilação. Por isso, para garantir o sucesso do tratamento e prevenir qualquer irritação ou queimadura na pele, deve:
- Não utilizar qualquer método de depilação que arranque o pelo pela raiz (por exemplo, cera, pinça ou linha) nos 30 dias que antecedem o tratamento. Se precisar de fazer, use lâmina ou creme depilatório;
- Não fazer descoloração, pelo menos, três semanas antes da sessão de depilação definitiva;
- Evitar a exposição solar, a aplicação de autobronzeadores e as sessões de solário duas semanas antes do tratamento;
- Suspender a aplicação de ácidos na pele que podem alterar a coloração e a espessura dos tecidos nos 3 meses que antecedem a sessão de depilação a laser;
- Esfoliar a pele uma vez por semana, para evitar a acumulação de células mortas e pelos encravados;
- Usar um sabonete com pH neutro para assegurar que a camada lipídica da pele se mantém intacta;
- Entre 24 e 48 horas antes da sessão, fazer a depilação com lâmina ou creme depilatório;
- No dia da sessão, não aplicar creme hidratante, desodorizante ou perfume.
Quais os Cuidados Após Depilação a Laser?
Após o tratamento, os cuidados a ter são tão ou mais importantes. Para além das indicações anteriores, após cada sessão deve:
- Contactar o profissional pelo procedimento e o seu médico assistente se fizer alguma reação ao tratamento, como vermelhidão, borbulhas ou bolhas;
- Continuar a usar um gel de banho ou sabonete com pH neutro ou indicado para peles sensíveis;
- Se usa cremes hidratantes, anti-idade, anti-celulíticos ou outros, falar com o profissional para garantir que não existe qualquer contraindicação;
- Usar sempre protetor solar, mesmo quando não está na praia;
- Evitar apanhar sol;
- Não usar métodos depilatórios que arranquem o pelo pela raiz. Pode fazer a depilação entre sessões, mas deve continuar a remover os pelos com a ajuda de uma lâmina ou creme depilatório.
Pode Fazer Depilação a Laser Menstruada?
Por norma, não há restrições para fazer depilação a laser enquanto se está menstruada. No entanto, algumas mulheres podem sentir-se mais sensíveis durante o período menstrual, sobretudo se tiverem dores menstruais. Como resultado, a experiência pode tornar-se mais desconfortável.
Se optar por realizar o tratamento durante a menstruação, use tampão ou copo menstrual, para evitar manchas e tornar o tratamento mais confortável para si e para o profissional.
É Possível Fazer Depilação a Laser na Gravidez?
Em geral, a depilação a laser não é recomendada durante a gravidez. Uma vez que não há evidências concretas sobre os efeitos do laser na gravidez, muitos profissionais de saúde e especialistas em depilação a laser preferem evitar realizar este procedimento durante a gestação.
Durante a gravidez, ocorrem mudanças hormonais significativas que afetam a pele, tornando-a mais sensível e propensa a pigmentações e outras alterações.
Além disso, como medida de precaução, é preferível evitar qualquer exposição desnecessária a procedimentos ou substâncias que possam ter efeitos desconhecidos ou indesejados no feto.
Se a rotina de depilação é um tormento para si, lhe rouba tempo precioso para os seus hobbies e para a sua família, ou se está a pesar na sua carteira, avalie todos os benefícios da depilação definitiva.
Onde Fazer a Depilação a Laser?
Com a fotodepilação IPL600, um dos métodos mais recentes na área da depilação definitiva, pode eliminar os pelos de uma forma rápida, segura e eficaz, com a garantia do conhecimento de mais de uma década de experiência das equipas BodyScience.
Qual o Preço da Depilação a Laser?
O preço da depilação a laser em Portugal depende da tecnologia usada e da área a depilar, assim como o tipo de pele e de pelo.
Para saber mais informações sobre clínicas de depilação a laser ou preços para o seu caso? Procura uma clínica para fazer depilação a laser no Porto, Lisboa, Braga ou Póvoa de Varzim? Então clique no botão abaixo e marque uma consulta de avaliação gratuita nas Clínicas BodyScience.