Se está a considerar eliminar os pelos de forma definitiva, saiba quais são os cuidados a ter com a depilação a laser porque, independentemente do método escolhido, há várias precauções a ter em consideração antes e depois de uma sessão de depilação definitiva. Ainda que pouco frequentes, os riscos são reais e podem ser irreversíveis.
[pub title=”Clínicas BodyScience” subtitle=”A beleza de um corpo saudável”]
Para evitar consequências graves, escolha profissionais qualificados, confirme que o equipamento é o mais adequado e conheça.
12 cuidados antes da depilação a laser
A preparação para a depilação a laser é fundamental para garantir o sucesso do tratamento e prevenir qualquer irritação ou queimadura na pele. Como saberá, a intensidade do tratamento é definida numa análise prévia em função do seu fotótipo, ou seja, da cor da sua pele. Ora, se antes da sessão apanhou sol, altera o tom da pele e daqui podem resultar duas consequências: pode prejudicar a eficácia do tratamento ou, pior, danificar o tecido cutâneo. Eis todos os cuidados a ter com a depilação a laser.
- Trinta dias antes de iniciar o tratamento de depilação a laser, não utilize qualquer método de depilação que arranque o pelo pela raiz, como cera, pinça, máquina depilatória ou linha.
- Para garantir que o pelo absorve a quantidade de luz necessária para destruir o folículo, não faça descoloração, pelo menos, três semanas antes da sessão de depilação definitiva.
- Duas semanas antes de iniciar o tratamento, evite a exposição solar, a aplicação de autobronzeadores e não faça solário.
- Se precisar de fazer a depilação, use apenas lâmina ou creme depilatório.
- Três meses antes de iniciar os tratamentos, suspenda a aplicação de ácidos na pele que podem alterar a coloração e espessura dos tecidos.
- Esfolie a pele, pelo menos uma vez por semana, para evitar a acumulação de células mortas e pelos encravados.
- Use um sabonete com pH neutro para assegurar que a camada lipídica da pele se mantém intacta.
- Não avance para uma sessão de depilação a laser sem que antes seja feita uma consulta de avaliação do seu fotótipo, da espessura do pelo e da zona a depilar.
- Na sessão de avaliação, seja claro e honesto nas respostas para prevenir acidentes, como hipocromias ou hipercromias, e garantir o melhor tratamento para o seu caso.
- Entre 24 a 48 horas antes da sessão, faça a depilação com lâmina ou creme depilatório.
- No dia da sessão, não aplique creme hidratante, desodorizante ou perfume.
- Por fim, a regra de ouro para ter uma pele saudável: aplicar, diariamente, um creme hidratante em todo o corpo para garantir a integridade dos tecidos cutâneos, prevenindo que a pele fique seca e frágil.
Veja também: Tudo o que deve saber sobre depilação a laser
7 cuidados após a depilação a laser
Após o tratamento, os cuidados com a depilação a laser são tão ou mais importantes. Para além das indicações referidas nos pontos acima, após cada sessão deve ter os seguintes cuidados:
- Se fizer alguma reação ao tratamento, como vermelhidão, borbulhas ou bolhas, contacte imediatamente o profissional responsável pelo procedimento e o seu médico assistente.
- Continue a usar um gel de banho ou sabonete com pH neutro ou indicado para peles sensíveis de modo a evitar agredir a pele.
- Se usa cremes hidratantes, anti-idade, anticelulíticos ou outros, fale com o profissional para garantir que não existe qualquer contraindicação ou se será necessário aguardar alguns dias antes de voltar a aplicar os produtos.
- Após a sessão de depilação a laser, use sempre protetor solar, mesmo quando não está na praia. Evite apanhar sol mas no caso de exposição solar permanente, aplique o protetor solar de fator elevado, pelo menos, a cada 2 horas.
- Não use métodos depilatórios que arranquem o pelo pela raiz. Pode fazer a depilação entre sessões mas deve continuar a remover os pelos com a ajuda de uma lâmina ou creme depilatório.
- Para garantir o sucesso do tratamento, a frequência regular é fundamental, assim, organize a sua agenda de modo a não falhar nenhuma sessão de depilação a laser.
- Após o fim do tratamento, será sempre necessário fazer manutenção, por isso, tenha atenção ao seu corpo porque o prazo varia de pessoa para pessoa, podendo ser necessário fazer manutenção a cada 6 ou 12 meses.
Elimine os pêlos em excesso de forma rápida, inovadora e indolor.
Tratamento revolucionário através de Laser ou Luz Pulsada
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita
Onde fazer depilação a laser?
Se a rotina de depilação é um tormento para si, lhe rouba tempo precioso para os seus hobbies, para a sua família e para o dolce fare niente ou se está a pesar na sua carteira, avalie todos os benefícios da depilação definitiva e considere marcar uma consulta de avaliação gratuita nas Clínicas BodyScience.
Com a fotodepilação laser e luz pulsada, com Laser e IPL600, um dos métodos mais recentes na área da depilação definitiva, pode eliminar os pelos de uma forma rápida, segura e eficaz, com a garantia do know-how de mais de uma década de experiência das equipas BodyScience.