Se mesmo com uma alimentação saudável e a prática de exercício físico ainda tem gordura localizada em algumas partes do corpo, então a criolipólise pode ser o tratamento indicado para si.
Com o intuito de eliminar gorduras indesejadas, várias celebridades e influenciadoras digitais recorreram à criolipólise, um tratamento estético não invasivo.
Uma vez que o bom tempo está a chegar, é normal que se comece a pensar na redução do comprimento das roupas.
Por isso mesmo, alguns objetivos como perder peso de forma saudável ou diminuir a gordura localizada começam a ser o principal foco.
Com isso, surge também a hipótese de recorrer a tratamentos estéticos para ajudarem nessa missão.
Dado que a criolipólise é um procedimento novo, é normal que gere muitas dúvidas entre mulheres e homens interessados em realizá-lo.
Nesse sentido, decidimos escrever este artigo com as principais informações para que possa ficar a conhecê-lo. Curiosa? Continue a ler!
O que é a criolipólise?
A criolipólise trata-se de um tratamento não invasivo, com uma técnica de eliminação de gordura corporal localizada sem intervenção cirúrgica. Como? Através da congelação das células de gordura, isto é, adipócitos.
Como funciona a criolipólise?
Em suma, o tecido adiposo é colocado em contato com as placas geladas, utilizando-se um aplicador de pressão que termicamente elimina a gordura sem danificar a pele. Assim, diminui-se o volume de gordura na região em que se realizou o procedimento.
Uma vez que os adipócitos são mais sensíveis ao frio do que as outras estruturas como, por exemplo, a epiderme, a derme, os vasos sanguíneos ou os músculos, ocorre uma morte celular.
Como sai a gordura na criolipólise?
Depois de mortas, as células são eliminadas através do metabolismo, tal como ocorre com a gordura que se encontra nos alimentos. Ou seja, as placas de gordura que foram destruídas serão eliminadas através da circulação linfática e da urina.
A criolipólise emagrece?
Ao contrário do que possa pensar, este tratamento não a ajuda a perder peso. Para emagrecer terá de entrar em défice calórico, isto é, ingerir menos calorias do que aquelas que gasta.
Então, para que serve a criolipólise? É um tratamento que ajuda a reduzir as medidas através da eliminação de placas de gordura localizada na região tratada.
A criolipólise faz mal?
Embora existam algumas reservas em relação a este tratamento estético, a verdade é que ele tem mostrado ser seguro.
De acordo com uma investigação realizada nos Estados Unidos, a criolipólise não só é segura como também é eficaz. Aliás, o mesmo estudo sugere que mais de 73% dos pacientes que a realizam ficam satisfeitos após a primeira sessão.
Há riscos para a saúde ao fazer a criolipólise?
Caso seja realizado por um profissional qualificado e se o aparelho estiver devidamente calibrado e com a temperatura ajustada, a criolipólise é um tratamento para gordura localizada completamente seguro e eficaz.
O que acontece se algo falhar ao fazer a criolipólise?
Caso as condições citadas antes não forem respeitadas, há o risco de acontecerem queimaduras de segundo e terceiro grau, sobretudo por causa da desregulação da temperatura.
Como é feita a criolipólise?
Este procedimento é bastante simples: o profissional aplica um gel protetor na pele e depois coloca o equipamento na região a ser tratada.
Assim que o aparelho começar a funcionar, este irá sugar e arrefecer a área até -9ºC durante, aproximadamente, 40 a 60 minutos.
Em que zonas do corpo se pode fazer criolipólise?
Apesar de ser um tratamento inovador, este tratamento só pode ser feito nas áreas do corpo:
- Abdómen;
- Braços;
- Duplo queixo/Papada;
- Flancos;
- Linha superior do sutiã;
- Parte superior das coxas;
- Região interior das coxas.
Perguntas & Respostas sobre Criolipólise
Quais os benefícios da criolipólise?
Este inovador tratamento não invasivo permite:
- Reduzir as medidas;
- Melhorar o contorno corporal;
- Eliminar gordura sem deixar marcas ou cicatrizes, ao contrário do que acontece num tratamento invasivo.
Quem é que pode fazer criolipólise?
Apesar de ser um procedimento estético simples, nem todos podem realizá-lo. Saiba se é o seu caso no ponto a seguir.
Quais as contraindicações da criolipólise?
Embora quase todos possam realizar este tratamento, existem algumas pessoas que não o podem fazer, nomeadamente quem tiver:
- Excesso de peso ou obesidade;
- Cortes ou feridas, incluindo varizes graves;
- Lesões cutâneas;
- Sensibilidade ou intolerância ao frio ou ao gelo;
- Fenómeno de Raynaud;
- Distúrbios nervosos.
Além disso, as grávidas ou as mulheres que estiverem a amamentar não podem realizar este tratamento estético.
Em caso de dúvida, fale com o seu médico antes de se submeter a este tratamento, de modo a garantir que não existe nenhuma contraindicação.
Agora que sabe das potencialidades deste tratamento, é normal que esteja ansiosa sobre quando surgem os primeiros resultados.
Quando é que começam a surgir os primeiros resultados?
Assim que realiza criolipólise, é possível ver um antes e depois com 1 sessão, isto é, consegue ver algumas melhorias logo na primeira sessão. No entanto, os resultados só se tornam visíveis entre 3 a 6 semanas.
No caso da Criolipólise Clatuu Alpha 360°, disponível nas Clínicas Bodyscience, o resultado final de uma sessão de criolipólise observa-se entre 30 a 90 dias após sessão, sendo que cada sessão elimina, em média, 42% da gordura existente. As sessões de tratamento devem ser realizadas com intervalo mensal.
Quantas sessões são necessárias na criolipólise?
Tal como acontece em grande parte dos tratamentos estéticos, o número necessário de sessões varia de acordo com o estilo de vida, o biótipo corporal e a quantidade de gordura localizada a eliminar.
Em grande parte dos casos, realizam-se entre 2 a 5 sessões, com intervalos de 30 dias. Contudo, o plano de tratamento é definido numa consulta de avaliação, isto é, antes de iniciar o tratamento.
Quais os cuidados antes da criolipólise?
Apesar de não ser um tratamento invasivo, deve ter alguns cuidados para potenciar os resultados, tais como:
- Não tomar anti-inflamatórios antes do tratamento ou evitar fazê-lo se tiver alguma alergia cutânea;
- Manter uma alimentação equilibrada;
- Praticar exercício físico;
- Beber água.
Quais os cuidados após a criolipólise?
Por outro lado, deve ter em conta que após o tratamento, a pele pode ficar vermelha e inchada, pelo que é normal, por exemplo, ter a barriga inchada após a criolipólise.
Para minimizar estes e outros desconfortos do tratamento, deve adotar alguns cuidados, tais como:
- Evitar o uso de anti-inflamatórios durante 30 dias;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois prejudicam os resultados;
- Sempre que recomendado, usar a cinta modeladora para potenciar os resultados;
- Evitar a atividade física intensa nas 48 horas a seguir ao tratamento;
- Evitar o sal, a água quente, as massagens e a piscina durante 24 horas.
Quais as dicas para potenciar os resultados da criolipólise?
Embora não existam dados científicos que comprovem, alguns especialistas recomendam que os pacientes sigam algumas dicas para potenciar os resultados da criolipólise:
- Praticar exercício físico;
- Seguir os princípios da alimentação saudável;
- Usar uma cinta (ajuda a moldar a área tratada, deixando-a mais firme);
- Beber a quantidade de água recomendada para manter o corpo hidratado e, assim, ajudar o processo de eliminação de gordura através da urina.
Apesar de existirem diferentes opiniões em relação ao preço por sessão da criolipólise em Portugal, atualmente está ao alcance de qualquer pessoa.
Quais os preços da criolipólise?
Nas clínicas BodyScience poderá realizar este tratamento a partir de 39€ euros por mês, em suaves mensalidades e sem juros.
No entanto, para saber quanto custa a criolipólise, tendo em conta o seu caso, nomeadamente os objetivos que pretende atingir e a gordura a eliminar, basta marcar uma consulta de avaliação gratuita.
Em Portugal, cada vez mais existem clínicas para fazer criolipólise. No entanto, é preciso ter atenção à equipa de profissionais que a realizam.
Onde fazer a criolipólise em Portugal?
Se procura fazer criolipólise, saiba que nas clínicas BodyScience na Póvoa de Varzim, em Braga, no Porto e em Lisboa pode realizar este tratamento e, assim, redefinir o seu corpo.
Saiba aqui o preço da Criolipólise e visite-nos numa das Clínicas BodyScience em Lisboa, Porto, Braga e Póvoa de Varzim.
Discussion about this post