Com o intuito de eliminar gorduras indesejadas, várias celebridades e influenciadoras digitais recorreram à criolipólise, um tratamento estético não invasivo.
Uma vez que o bom tempo está a chegar, é normal que se comece a pensar na redução do comprimento das roupas. Por isso mesmo, alguns objetivos como perder peso de forma saudável ou diminuir a gordura localizada começam a ser o principal foco. Com isso, surge também a hipótese de recorrer a tratamentos estéticos para ajudarem nessa missão.
Dado que a criolipólise é um procedimento novo, é normal que gere muitas dúvidas entre mulheres e homens interessados em realizá-lo. Nesse sentido, decidimos escrever este artigo com as principais informações para que possa ficar a conhecê-lo. Curiosa? Continue a ler!
O que é a criolipólise?
A criolipólise trata-se de uma técnica de eliminação de gordura corporal localizada não invasiva, ou seja, sem intervenção cirúrgica. Tal acontece através da congelação das células de gordura, isto é, adipócitos.
Em suma, o tecido adiposo é colocado em contato com as placas geladas, utilizando-se um aplicador de pressão que termicamente elimina a gordura sem danificar a pele. Assim, diminui-se o volume de gordura na região em que se realizou o procedimento.
Uma vez que os adipócitos são mais sensíveis ao frio do que as outras estruturas como, por exemplo, a epiderme, a derme, os vasos sanguíneos ou os músculos, ocorre uma morte celular. Depois de mortas, as células são eliminadas metabolicamente, tal como ocorre com a gordura que se encontra nos alimentos.
A criolipólise faz mal?
Embora existam algumas reservas em relação a este tratamento estético, a verdade é que ele tem mostrado ser seguro.
De acordo com uma investigação realizada nos Estados Unidos, a criolipólise não só é segura como também é eficaz. Aliás, o mesmo estudo sugere que mais de 73% dos pacientes que a realizam ficam satisfeitos após a primeira sessão.
Há riscos para a saúde?
Este é um tratamento seguro se for realizado por um profissional qualificado. Além disso, só se consegue garantir a segurança e a eficácia do tratamento se o aparelho estiver devidamente calibrado e com a temperatura ajustada.
Se porventura alguma das condições anteriormente citadas não forem respeitadas, há riscos de ocorrer queimaduras de segundo e terceiro grau. Elas podem ocorrer, por exemplo, devido à desregulação da temperatura. Por essa razão, é fundamental que a ser um tratamento indicado, o escolha fazer com uma equipa de profissionais devidamente habilitada. Nas Clinicas Bodyscience, todos os tratamentos são realizados após um rigoroso diagnóstico e em total segurança, sem correr riscos, inclusive o tratamento da criolipólise.
Como é feito este tratamento?
Este procedimento é bastante simples: o profissional aplica um gel protetor na pele e depois coloca o equipamento na região a ser tratada.
Assim que o aparelho começar a funcionar, este irá sugar e arrefecer a área até -9ºC durante, aproximadamente, de 40 a 60 minutos.
Em que áreas se pode fazer criolipólise?
Este tratamento não pode ser feito em todas as áreas do corpo. Aliás, só se pode realizar a criolipólise nas seguintes regiões:
- Abdómen;
- Braços;
- Flancos;
- Linha Superior do Sutiã;
- Parte superior das coxas;
- Região interior das coxas;
- Duplo Queixo/Papada
Perguntas & Respostas sobre Criolipólise
Quando é que começam a surgir os primeiros resultados?
Após a realização da sessão, estima-se que os resultados comecem a aparecer após duas semanas. Em todo o caso, eles ficam mais visíveis entre três a seis semanas. Ao longo do tempo, vão existindo progressos.
No caso da Criolipólise Clatuu Alpha 360º, disponível nas Clínicas Bodyscience, o resultado final de uma sessão de criolipólise observa-se entre 30 a 90 dias após sessão, sendo que cada sessão elimina, em média, 42% da gordura existente. As sessões de tratamento devem ser realizadas com intervalo mensal.
Quem é que pode fazer criolipólise?
Não sabe os motivos pelos quais não está a conseguir perder gordura localizada na barriga? Está a ponderar recorrer à criolipólise para ajudá-la? Apesar de esta poder ser uma boa solução, saiba que é importante realizar uma consulta de avaliação pois pode não ser a mais adequada ao seu caso, pois tudo depende do seu estado de saúde.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, este tratamento é contraindicado para:
- Grávidas e lactantes;
- Obesos;
- Pacientes com quadros infeciosos, cicatrizes, hérnia abdominal, dermatites e pruridos na região a tratar;
- Pessoas com grande flacidez na pele.
Se não apresenta nenhuma das situações acima, à partida poderá realizar este procedimento estético. Contudo, antes de avançar com o tratamento, consulte o seu médico e peça-lhe uma opinião clínica.
Dicas para potenciar os resultados deste tratamento
Embora não existam dados científicos que comprovem, alguns especialistas recomendam que os pacientes sigam algumas dicas para potenciar os resultados da criolipólise:
- Praticar exercício físico;
- Seguir os princípios da alimentação saudável;
- Usar uma cinta (ajuda a moldar a área tratada, deixando-a mais firme);
- Beber água para manter o corpo hidratado e, assim, ajudar o processo de eliminação de gordura através da urina.
À procura de ajuda para perder gordura localizada?
Tal como seria de esperar, é normal que se sinta incomodada com a gordura localizada. Contudo, não deve condicionar a sua vida, pelo contrário, deve tentar encontrar a melhor solução para si. Precisa de ajuda? Fale connosco, teremos todo o gosto em ouvi-la!
Discussion about this post