As melhores formas de potenciar o crescimento do cabelo

Quantas vezes já se questionou sobre a existência de alguma forma de acelerar o crescimento do cabelo? Será que existe algum produto que ajuda? As mudanças na dieta podem fazer com que cresça mais rápido? E quanto a medicamentos ou tratamentos?

Neste artigo, respondemos a essas perguntas. Também veremos mais de perto o que pode afetar o crescimento do cabelo e as etapas que deve seguir para melhorar o crescimento do seu cabelo.

Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética

Como é que o cabelo cresce?

Aqui está um fato fascinante: nós nascemos com todos os folículos capilares que teremos durante toda a nossa vida – cerca de 5 milhões. Destes, cerca de 100.000 folículos estão no seu couro cabeludo.

O cabelo cresce a partir de uma raiz na parte inferior de um folículo sob a pele. O sangue no seu couro cabeludo vai para o folículo e fornece oxigénio e nutrientes para a raiz, o que ajuda o crescimento capilar.

À medida que seu cabelo cresce, ele atravessa a pele e passa por uma glândula sebácea. O óleo dessa glândula torna o seu cabelo brilhante e macio.

Como fazer o cabelo crescer?

crescimento de cabelo

Sabe como fazer o cabelo crescer?

Embora a genética desempenhe um papel importante na manutenção do crescimento saudável do cabelo, existem vários outros fatores que também entram em jogo.

Embora não haja poção mágica ou remédio que resulte num crescimento instantâneo, existem algumas etapas que pode seguir para potenciar o crescimento do cabelo.

Vejamos as 10 etapas ou dicas para o cabelo crescer mais rápido e saudável: 

1. Evite dietas restritivas

Não é possível controlar tudo o que afeta o crescimento do cabelo, mas há coisas que podemos evitar que podem prejudicado prejudicar o crescimento e promover a queda de cabelo.

Uma dieta restritiva e pouco saudável pode diminuir os recursos e nutrientes necessários para o crescimento do cabelo. E uma vez que o crescimento do cabelo é uma prioridade relativamente baixa em comparação com outras funções corporais, o seu crescimento é interrompido rapidamente quando o seu corpo é colocado sob stress devido a dietas pouco nutritivas.

Mesmo depois de retomar uma alimentação saudável, a queda de cabelo costuma durar alguns meses.

2. Verifique a sua ingestão de proteína

Se sua dieta for severamente restritiva, o cabelo não crescerá de maneira ideal e pode ocorrer queda.

Manter uma dieta bem balanceada com a ingestão adequada de alimentos saudáveis e proteínas é importante para o crescimento ideal do cabelo.

Os valores ideais podem rondar as 50 ou mais gramas de proteína por dia. No entanto, é fundamental que consulte o seu nutricionista a fim de se certificar qual é a dose ideal para si.

3. Experimente produtos com infusão de cafeína

Todos nós sabemos que a cafeína pode aumentar a energia, mas a verdade é que também potencia o crescimento do cabelo.

A cafeína pode ajudar a promover o crescimento de novos cabelos em níveis moleculares, celulares e de órgãos em homens e mulheres.

Existem alguns produtos com infusão de cafeína no mercado que podem ajudar a que o seu cabelo cresça mais rápido e de forma saudável. Com uma breve pesquisa, consegue encontrar alguns.

4. Melhore o seu perfil nutricional

Vitaminas, minerais e alguns ácidos gordos são especialmente importantes para a sua saúde e também desempenham um papel fundamental em fornecer ao seu corpo a energia necessária para o crescimento do cabelo. Isso inclui:

Um estudo de fonte confiável descobriu que tomar suplementos de ómega-3 e ómega-6 durante 6 meses pode ajudar a prevenir a queda de cabelo.

Alguns investigadores referem também que níveis mais baixos de zinco podem desempenhar um papel importante na queda de cabelo.

Enquanto a pesquisa que demonstra a eficácia da biotina (vitamina B7) é limitada, uma revisão da literatura encontrou 18 casos relatados que mostraram melhoria clínica na saúde do cabelo e das unhas após a suplementação de biotina.

Existe um leque muito vasto de suplementos vitamínicos no mercado. Porém, a melhor forma de obter estas vitaminas e minerais no seu organismo é através da alimentação. Antes de tomar qualquer comprimido, certifique-se que está a seguir uma dieta saudável.

Tenha acesso às novidades, dicas e ofertas exclusivas!
Subscrever Newsletter Bodyscience

5. Faça massagens no couro cabeludo

Uma massagem no couro cabeludo pode ajudar a promover o relaxamento e a aliviar o stress. Mas, de acordo com um pequeno estudo, também pode ajudar a melhorar a saúde do seu cabelo.

O estudo examinou a eficácia de massagens diárias de 4 minutos no couro cabeludo. Decorridas 24 semanas, os pesquisadores descobriram que os nove homens envolvidos no estudo tinham cabelos mais grossos do que no início.

Embora o estudo não tenha mostrado nenhuma diferença perceptível no crescimento do cabelo, acredita-se que uma massagem no couro cabeludo pode ajudar a dilatar os vasos sanguíneos sob a pele. Isso, por sua vez, pode levar a cabelos mais grossos e fortes que têm menos probabilidade de se partir ou serem danificados.

6. Tenha cuidado com o calor excessivo

O calor de placas, modeladores e secadores de cabelo pode danificar o seu cabelo e causar quebras e queda.

Embora evitar o estilo térmico por completo possa não ser uma opção, pode tentar limitar a frequência de uso dessas ferramentas. Diminuir a temperatura das ferramentas de modelagem aquecidas também pode ajudar a reduzir os danos ao cabelo.

Além disso, o uso de um produto protetor de calor antes de usar uma ferramenta de modelagem aquecida também pode reduzir significativamente a quebra do cabelo.

Estes produtos criam uma barreira protetora que ajuda a prevenir a perda de humidade.

7. Converse com seu médico sobre o minoxidil

Alguns ingredientes, como o minoxidil, que foram testados clinicamente para o crescimento do cabelo, mostram resultados muito positivos.

Usado para tratar a queda de cabelo hereditária, o minoxidil é o ingrediente ativo de muitos produtos anti-queda facilmente encontrados em farmácias.

8. Tente não pintar o cabelo

Quando tingimos o cabelo e mudamos a textura com produtos químicos, colocamos o cabelo em stress.

Mas quando atenuamos esses processos, o cabelo quebra e cai menos e pode até parecer que começa a crescer mais rápido.

Considerações finais

Embora a genética desempenhe um papel importante no crescimento do cabelo, existem vários outros fatores que também entram em jogo.

Apesar de não existir uma fórmula mágica para o crescimento instantâneo do cabelo, existem etapas que pode seguir para aumentar a saúde e o crescimento do cabelo.

Manter uma alimentação saudável que inclua nutrientes essenciais, bem como proteínas adequadas, é absolutamente fundamental.

O uso de certos produtos e tratamentos pode também promover o crescimento do cabelo.

Se o crescimento de cabelo é uma preocupação para si e não sabe como fazer o cabelo crescer, converse com seu médico. O primeiro passo é descobrir a causa da queda de cabelo e do fraco crescimento.

Achou este artigo útil? Partilhe-nos nas suas redes sociais.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;