Corpo perfeito: Como ficar em forma antes do verão

As campanhas de marketing podem alegar o contrário, mas a verdade é que não existe uma forma rápida de ficar em forma e de conquistar um corpo perfeito.

Antes de mais, é preciso frisar que a ideia que muitas vezes temos de corpo perfeito, é uma construção social. Um corpo perfeito é um corpo saudável, com uma mente saudável.

Nesse sentido, se quer conquistar o dito ‘corpo perfeito’ para este verão – e para o resto da sua vida-, precisa de começar por fazer alterações ao seu estilo de vida.

A par com isso, pode recorrer a alguns tratamentos estéticos não invasivos, que lhe darão o empurrão que necessita para que o processo seja mais rápido, eficaz e prazeroso.

Continue a ler para descobrir como alcançar o corpo perfeito.

 

medicina-estética-e-nutrição-1-300x145

 

Mas afinal o que é um corpo perfeito? Para muitas pessoas, um corpo perfeito é um corpo magro. Mas sabia que existem pessoas magras com muitos problemas de saúde?

 

O que é um corpo perfeito?

Um corpo perfeito deverá ser antes de mais um corpo saudável que permita realizar todas as suas atividades diárias. Mas também um corpo com o qual se sinta feliz e confiante. 

O corpo perfeito que a maioria idealiza na sua mente resulta de um estereótipo construído pela sociedade e, sobretudo, pela indústria da moda e comunicação social. 

Este estereótipo de corpo não tem em conta as características e particularidades de cada pessoa. Existem pessoas altas, baixas, com vários tons de pele…

A diversidade de corpos é muito grande e é impossível encaixá-los todos numa “caixa” pré-definida. Para além disso, os gostos são muito diversos.

E o que pode ser perfeito e bonito para uma pessoa, poderá não ser para outra. 

 

Como ficar com um corpo perfeito

Se for capaz de manter o seu corpo em forma, saudável e feliz durante os meses de verão, vai conseguir conquistar hábitos bem sólidos que a/o vão manter em forma todo o ano.

Aqui estão 10 dicas para construir e manter um corpo perfeito:

 

1. Seja gentil consigo para alcançar corpo perfeito

A motivação individual – ou a falta dela – é uma variável muito importante na equação ‘corpo perfeito’.

Cansaço, depressão, stress no trabalho, falta de dinheiro ou problemas familiares têm um forte impacto na sua vida e, naturalmente, na sua motivação e bem-estar.

É natural que não consiga manter aquilo que planeou para si todos os dias.

Nessas alturas, quando sentir que está a passar ao lado dos seus objetivos e expetativas, não se culpe, não se castigue. Mantenha a calma e seja compreensiva/o e gentil consigo. 

Para evitar que isto aconteça, não estabeleça metas demasiado exigentes.

Se acha que o “ideal” é ir 6 vezes por semana ao ginásio e comer de forma estritamente saudável todos os dias, esqueça isso.

É preferível, comprometer-se com pequenos objetivos e superá-los, do que querer alcançar metas demasiado exigentes e não ser capaz de as cumprir.

Estabeleça metas reais. Comece, por exemplo, a praticar atividade física 2 vezes por semana e vá aumentando a frequência pouco a pouco. Se cometer um deslize na dieta, não se julgue e comece a seguir o seu plano na refeição seguinte. 

Este processo de amor próprio, condescendência e aceitação é crucial para que qualquer dieta seja eficaz e para ter uma vida mais leve e feliz.

Afinal de contas, não existe corpo perfeito se a mente estiver doente.

Durante este processo de trabalho do corpo perfeito, crie um diário para ir registando todos os seus objetivos e passos para os concretizar.

É um hábito poderoso que ajudará a manter-se focado no grande objetivo. Poderá ir consultando as metas, redefinir novas e colocando o seu trabalho diário. 

 

 

2. Mantenha uma alimentação equilibrada e siga uma dieta para um corpo perfeito

Se quer ficar em forma e promover a sua saúde, além do amor próprio, o seu foco deve estar na sua alimentação.

Não existe uma dieta para um corpo perfeito, mas existe dieta para um corpo saudável. 

Concentre-se em comer a quantidade certa de proteínas, gorduras e hidratos de carbono complexos.

A quantidade que precisa de consumir depende, entre outras coisas, do seu grau de atividade física diária, da sua altura e peso e da sua idade.

Evite consumir fast food, pois está carregada de sal, açúcares e gorduras altamente prejudiciais ao seu organismo.

Substitua hambúrgueres e cachorros por carnes magras, peixes ou tofu e soja. Experimente grelhar salmão e camarão em vez de salsichas. Coma vegetais grelhados, como curgete, pimento e cebola e faça uma salada, em vez de fritar batatas.

 

 

Comer bem exige disciplina e consciência e sobretudo uma boa relação com a comida. Porém, isso não significa que nunca pode comer hambúrgueres, bolachas ou batatas fritas. Significa que ingere constantemente alimentos saudáveis no seu corpo e que os outros alimentos são a exceção e não a regra.

Certamente que se vai sentir muito melhor apenas por se estar a alimentar de forma saudável e limpa. Após algum tempo, vai perceber que a sua vontade de comer comidas com alto teor de calorias já não é a mesma de antes.

Na procura da dieta para um corpo perfeito, procure sempre a ajuda de um nutricionista. Este profissional será indispensável para definir a dieta mais adequada às suas características e objetivos. Com o seu acompanhamento e orientação, será muito mais fácil e rápido ir evoluindo e alcançando cada vez mais um corpo saudável. 

dieta para um corpo perfeito

3. Coma alimentos leves

Se sente fome, precisa de comer, mas mantenha a atenção plena em todas as refeições, dado que pode ser simplesmente fome emocional e não fome física. 

Faça um esforço para não comer demais. Ao comer, vai chegar a um ponto onde sente saciedade, ponto esse que tendemos a passar, muitas vezes porque nos concentramos em outras coisas que não os alimentos.

Para evitar ultrapassar esse ponto, evite comer com o telemóvel por perto ou com a televisão ligada.

Na hora da refeição, concentre-se no que está a comer e usufrua de cada sabor e textura como se fosse a primeira vez que o faz. Ao fazê-lo, vai perceber que, afinal, precisa de comer menos quantidade de alimentos do que achava que precisava.

Experimente também fazer pequenas refeições ao longo do dia.

Tome um bom pequeno-almoço e faça pequenos lanches durante o dia. Comer dessa forma pode ser benéfico para si, especialmente se quer perder peso corporal.

Mas lembre-se, só porque está a comer refeições menores, não significa que não deve preocupar-se com o que está a comer.

Comer bem e ter um corpo perfeito andam de mãos dadas.

O seu nutricionista saberá também recomendar-lhe estes pequenos lanches para o ajudar com a sua dieta para um corpo perfeito.

 

 

4. Não corte demasiadas calorias

Se está a tentar perder peso ou conquistar uma cintura fina, é natural que fique tentada/o a cortar uma tonelada de calorias das suas refeições.

Fazer este corte  é uma parte fundamental nos processos de perda de peso, mas cortar demasiadas calorias não é benéfico.

As dietas para perder peso não nos devem deixar exaustas/os ou doentes. Esses são sinais de que não está a receber as calorias e nutrientes de que precisa para se manter saudável e  ficar em forma.

Uma dieta com cerca de 1200 a 1500 calorias diárias é adequada para a maioria das mulheres que estão a tentar perder peso em segurança.

Uma dieta com 1500 a 1800 calorias diárias é apropriada para a maioria dos homens que estão a tentar perder os quilos em excesso.

Se é muito ativo ou não quer perder peso enquanto fica em forma, pode ser necessário ingerir mais calorias.

Converse com um ou uma nutricionista para saber qual a quantidade de calorias que o seu corpo precisa para manter o seu estilo de vida e alcançar os seus objetivos. 

 

 

5. Pratique atividade física regularmente

Os seres humanos não foram feitos para serem sedentários, por isso, tente fazer o máximo de exercícios que puder.

Existem muitas formas de se exercitar com eficácia, especialmente durante os meses de verão.

Correr, caminhar, andar de bicicleta ou nadar são formas simples de atividade física que pode praticar ao ar livre.

A menos que tenha severas restrições de saúde, existe uma forma de atividade física à sua espera. 

Para resultados rápidos, opte por exercícios que fortaleçam o corpo inteiro e treinos intervalados de alta intensidade.

Este tipo de rotina vai melhorar a sua capacidade aeróbica e ajudar a aumentar a sua massa magra (músculos) – dois fatores fundamentais para quem quer perder peso ou conquistar o corpo perfeito.

 

 

O treino intervalado de alta intensidade, conhecido no mundo fitness por HIIT, alterna exercícios vigorosos com exercícios moderados ou períodos de descanso. Isso pode trazer-lhe bons resultados, mesmo com treinos mais curtos.

Se, por outro lado, o seu objetivo é ganhar peso, existe outra combinação de treinos que podem ser mais eficazes.

Converse com um profissional de atividade física e descubra quais os corpo perfeito exercícios mais adequados para si.

O mais importante é que comece a encarar o exercício físico como parte da sua rotina diária. 

Sabia que um estudo publicado na Health Psychology mostra que as pessoas que praticam exercícios de maior intensidade sentem-se muito mais satisfeitas com a sua vida?

 

Clínicas Bodyscience - Instagram

 

6. Descanse e durma bem

A atividade física regular é importante, mas o seu corpo precisa de descanso.

Certifique-se que dorme bem e descansa o suficiente para ter energia e para que o seu corpo possa recuperar dos treinos. Sabia que treinar excessivamente também pode provocar lesões?

Um sono insatisfatório tem efeitos negativos imediatos sobre as suas hormonas, desempenho nos exercícios e função cerebral.

Também pode promover o aumento de peso corporal e aumentar o risco de doenças.

Em contraste, uma boa noite de sono pode ajudá-la/o a comer menos, a exercitar-se melhor e a tornar-se mais saudável.

Nas últimas décadas, a qualidade e a quantidade do sono diminuíram. Na verdade, muitas pessoas dormem mal regularmente e, segundo dados recolhidos pela Wakefield Research, num estudo de 2019, mais de metade da população mundial dorme menos horas do que é recomendado (7 a 9 horas, para um adulto saudável).

Se quer melhorar a sua saúde, perder peso e conquistar o corpo perfeito, ter uma boa noite de sono é uma das coisas mais importantes que pode fazer.

 

 

7. Procure tratamentos que ajudem a acelerar o processo para conquistar um corpo perfeito

Se quer conquistar o corpo perfeito, existem alguns tratamentos estéticos não invasivos que podem ser o aliado perfeito.

Regra geral, são rápidos, indolores e não necessitam de tempo de inatividade para recuperação. Permitem que alcance os seus objetivos mais depressa do que só a dieta ou o exercício físico. Especialmente se andar à procura de como ficar com o corpo perfeito em 1 mês, por exemplo.

Eis alguns tratamentos que podem ajudá-la/o a ficar em forma e com um corpo perfeito.

 

Tratamentos para ficar com um corpo perfeito

 

  • Criolipólise 

criolipólise é um tratamento não invasivo, ou seja, sem intervenção cirúrgica, sem cortes e sem o doloroso pós-operatório.

Este tratamento permite queimar a gordura corporal localizada, através da congelação das células de gordura na zona do abdómen, braços, flancos, parte superior e região interior das coxas, linha superior do sutiã e duplo queixo.

Estas são as zonas corporais que poderá tratar de forma eficaz e rápida, perdendo vários centímetros de gordura.

O tecido adiposo é colocado em contato com as placas geladas, utilizando-se um aplicador de pressão que termicamente elimina a gordura sem danificar a pele.

Assim, diminui-se o volume de gordura na região em que se realizou o procedimento.

Saiba aqui o preço da Criolipólise e visite-nos numa das Clínicas BodyScience em Lisboa, Porto, Braga e Póvoa de Varzim.

 

 

  • Lipoaspiração Não Invasiva Titan

A Lipoaspiração Não Invasiva Titan é a solução inteligente e eficaz para quem pretende perder a gordura que se acumula em áreas muito localizadas do corpo.

Sem os riscos e os custos financeiros associados às cirurgias tradicionais, este tratamento ajuda na eliminação de centímetros e perda de gordura nas zonas abdominal, coxas, glúteos, braços, pernas e outras zonas mais específicas.

Saiba aqui o preço da Lipoaspiração Não Invasiva.

 

  • Radiofrequência Tripolar Cronus Corpo

A Radiofrequência Tripolar Cronus Corpo atua nas diferentes camadas da pele promovendo a tonificação cutânea e combatendo a flacidez. Atua também sobre a gordura e a celulite.

Com a Radiofrequência Tripolar Cronus vai conseguir um corpo mais firme, tonificado, sem flacidez e sem celulite, logo após o 1º tratamento.

 

 

  • BodyShape

Corpo tonificado sem exercício? Sim, é possível. Com o BodyShape o corpo é induzido a “queimar” gorduras e a tonificar os músculos em zonas como o abdómen, ancas, coxas, peito ou braços.

Um corpo mais definido, rejuvenescido e sem gordura localizada é o resultado que poderá obter com este tratamento.

 

  • PowerShape

O PowerShape é uma solução não invasiva e indolor que combina três tecnologias com resultados comprovados:

  • Ultra Sons Convergente, para tratamento de gordura localizada;
  • Radiofrequência Tripolar, para obter uma pele firme, sem flacidez;
  • Estimulação mecânica e sucção, para ajudar no emagrecimento e no combate à celulite.

Abdómen, coxas, glúteos, joelhos ou braços são algumas das zonas corporais onde pode perder vários centímetros de gordura.

 

8. Procure hidratar-se com a máxima frequência

Todos os que andam à procura de “como alcançar o corpo perfeito”, vão deparar-se com uma dica muito comum: a hidratação. Independentemente dos seus objetivos, a hidratação é essencial para conseguir um corpo saudável, que funcione em pleno.

Sabia que o corpo não produz água e por isso precisa de ser reposta?

A ingestão de água vai ajudar as células a manterem-se hidratadas, facilitar a digestão, auxiliar no funcionamento dos rins e melhorar a fluidez da circulação sanguínea.

Também desempenha no cérebro uma função muito importante, já que é constituído por 75% de água.

Para quem anda à procura de como ter um corpo perfeito, o seu papel na aparência da pele é essencial.

Se o seu corpo não estiver bem hidratado, acabará por acumular mais líquidos e sódio que se concentram nas áreas subcutâneas e criam edemas e irregularidades na pele.

A celulite é apenas uma das consequências mais comuns. 

Nesta sua luta para obter o corpo perfeito, também é essencial que beba muita água por causa da atividade física que vai passar a incluir na sua rotina.

E tenha atenção que a água poderá ser consumida também através das frutas e vegetais, de bebidas saudáveis hidratantes, de chá, entre outros. 

 

 

9. Elimine todos os maus hábitos que impedem de alcançar um corpo perfeito

Se é importante adotar hábitos saudáveis para ficar com o corpo perfeito, também é essencial que seja capaz de eliminar tudo o que prejudica na conquista deste objetivo. 

Fazer uma alimentação desregrada, dormir poucas horas, ter uma vida repleta de stress e ansiedade, consumir muitas bebidas alcoólicas, fumar, ou levar uma vida sedentária não vão ajudar na conquista do corpo perfeito. 

Pelo contrário, só estará a contribuir para perder qualidade de vida e até se deparar com graves problemas de saúde. 

Claro que ninguém consegue ter uma vida 100% perfeita e existem até algumas circunstâncias especiais que não consegue controlar.

Mas é importante que mantenha algum controle sobre a sua vida e minimize o aparecimento de problemas.

 

 

10. Cuide da sua saúde mental para conquistar todos os objetivos 

Felizmente fala-se cada vez mais da importância de cuidar da saúde mental.

Com uma mente doente, não adianta procurar descobrir como ficar com corpo perfeito. Tudo na vida está interligado e estes dois pilares também andam de mão dada. 

Existem também muitas maneiras de cuidar da sua saúde mental. Fique a conhecer algumas: 

  • Fazer alguma atividade física;
  • Socializar e passar bons momentos com quem mais gosta;
  • Equilibrar o trabalho com os bons momentos de lazer que permitem recuperar a energia;
  • Dedicar-se a algumas atividades de relaxamento, como a meditação ou o yoga, por exemplo.

Sentindo-se bem e feliz a nível mental, terá também energia para melhorar a sua condição e aparência física.

 

Considerações Finais

Conforme estabelece um estilo de vida mais saudável e ativo, vai descobrir quais são os alimentos que fornecem mais energia e quais deles têm efeitos negativos no seu corpo.

Vai também perceber que tipos de exercícios lhe trazem melhores resultados e quais os tratamentos estéticos mais adequados às suas necessidades e preferências.

A chave é aprender a escutar o seu corpo e equilibrar o que parece certo com o que é bom para si.

Lembre-se, um corpo perfeito é aquele que carrega um organismo saudável e uma mente leve e feliz. 

Converse connosco e descubra as soluções que temos para a/o ajudar a conquistar os seus objetivos.

 

Clínicas Bodyscience - Marcar consulta

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;