Saiba mais sobre alimentação saudável e como isso pode ajudar no desenvolvimento do seu filho
A gestação é algo de mágico na vida de uma mulher, alguns cuidados básicos são necessários e boas dicas são sempre bem-vindas. Uma das questões constantemente colocada prende-se com a alimentação nesse período; o que deve-se comer, que restrições devem ser feitas e principalmente quais os alimentos que podem contribuir para a boa formação do bebé.
O acompanhamento profissional é pois primordial para que qualquer dica ou mudança seja realmente concretizada com saúde e segurança. Juntos vamos procurar entender melhor como se deve alimentar nesta nova fase:
Crie hábitos saudáveis
O bebé dependerá da sua boa alimentação para um desenvolvimento saudável ao mesmo tempo o seu corpo precisa de se preparar para uma nova rotina intensa que se aproxima. Lembre-se: comer bem significa manter uma dieta diversificada e equilibrada.
Não devemos esquecer também que a dieta alimentar adotada vai variar de acordo com os hábitos da futura mãe, tais como os exercícios físicos, histórico de saúde e necessidades do seu bebé.
Truques e equilíbrios
Por vezes, o início de uma gravidez é marcada por enjoos e dificuldade em encontrar algo que o seu estômago aceite. Um dos melhores truques para minimizar este problema é evitar ficar muito tempo sem se alimentar, os hidratos de carbono são por isso um forte aliado. Tente sempre que possível ingerir pequenas quantidades ao longo do dia mas não abuse do tempero; menos é mais!
Outra dica: frutas e legumes nunca são demais! Além de ricas em vitaminas, elas ajudam igualmente a suprir de forma natural a quantidade necessária de 400 mcg diários. Cozinhar os alimentos em vapor garante que os seus nutrientes sejam mantidos, evite colocá-los no microondas.
Receitas prontas não existem
Como falamos anteriormente, cada dieta vai variar de acordo com as suas necessidades, por isso procure não seguir dietas pré-feitas. Podemos seguir um padrão básico de dicas de alimentos que são ótimos para gestantes, tais como a ingestão de várias refeições em poucas quantidades. Procure ingerir alimentos ricos em fibra, tais como cereais, pães integrais, frutas além de combiná-los com leite, queijos, iogurte e ovos.
A hidratação é igualmente um ponto super importante em toda fase da gestação. É necessário uma hidratação regular, com água, sumos naturais ricos em vitaminas e cálcio. Uma garrafa de água deve acompanhá-la para qualquer lado.
Precauções:
Caso a gestante não possua restrições alimentares, tudo pode ser ingerido de forma geral, desde que bem cozinhado e armazenado. Deve evitar comer em locais que não conhece, não ingerir comidas cruas e leite não pasteurizado.
Passados os nove meses, recomendamos um novo acompanhamento já que agora a rotina será muito mais intensa. Nas Clínicas BodyScience oferecemos acompanhamento nutricional para aquelas mães que desejam retomar a sua forma física mais rápido possível com segurança e saúde. Conte connosco para continuar bonita e saudável!