Dizer adeus aos raios de sol das férias e aos longos dias na praia e na piscina a apanhar sol tem muitos pontos negativos mas há um que normalmente só aparece na equação algumas semanas depois do fim das férias: o momento em que o bronzeado começa a desaparecer. A verdade é que com a pele bronzeada, qualquer trapinho fica melhor e o momento em que temos de dizer adeus a essa última memória das férias preocupa muitas pessoas. Por isso mesmo, saber como prolongar o bronzeado vai ajudar a adiar o mais possível esse momento.
9 dicas para prolongar o bronzeado
Mudar a dieta alimentar
Está estudado que o consumo de Vitamina C e de Carotenos, moléculas que tingem a pele, ajuda a conseguir um tom de pele mais uniforme. Estes estão presentes nas frutas e nas verduras como o tomate, o pepino, a cenoura e, claro, o espinafre. Além disso, uma dieta equilibrada é a maior aliada numa vida saudável.
Beber água
A hidratação é uma das principais regras para prolongar o bronzeado. A água ajuda a garantir que as células da pele se mantêm hidratadas, melhorando a elasticidade da epiderme, evitando o aparecimento de rugas antes do tempo, e até das estrias. Se contarmos com um aumento da temperatura nos meses mais quentes, a hidratação assume um papel ainda mais importante. Além disso, hidratar o corpo por dentro terá sempre bons resultados na pele.
Hidratar a pele
Depois de garantir a hidratação do corpo no geral, concentre-se na hidratação da pele, já que durante as horas de exposição esta sofreu fortes agressões e necessita de um cuidado redobrado. Aplique, diariamente, produtos hidratantes para evitar a descamação da pele e o aparecimento das manchas típicas depois do verão. Aposte, ainda, num bom after sun ou num creme com elevado nível de hidratação, que deverá aplicar em todo o corpo, todos os dias, depois da exposição solar.
Escolher cremes que ajudam a prolongar o bronzeado
Os cremes after sun são ótimas apostas para prolongar o bronzeado, já que incluem ingredientes benéficos para a saúde da pele e para a manutenção do seu tom. É o caso do aloe vera, que acalma a epiderme depois das agressões a que foi sujeita.
Esquecer a água quente
Sabia que os banhos de água quente podem potenciar a desidratação da pele? Ora, pele desidratada começa a escamar e, automaticamente, a perder a cor. Assim, o banho de água fria é uma solução a ter em mente. Além disso, depois de toda as agressões a que foi sujeita, a pele estará mais sensível, o que fará com que a água quente danifique ainda mais a pele.
Dizer adeus ao gel de banho
Não, o gel de banho hidratante não elimina o bronze. Ainda assim, um óleo de banho hidrata mais a pele e é aconselhado pelos dermatologistas para quem quer manter a pele o mais hidratada possível. Como, para prolongar o bronzeado, a hidratação da pele é fundamental, saiba que esta pequena mudança pode ajudar a alcançar resultados surpreendentes.
Dizer “sim” ao autobronzeador
Já passou o tempo em que o autobronzeador era visto como algo nocivo. A tecnologia avançou e neste momento estes produtos são capazes de oferecer um bronzeado seguro, perfeito, duradouro e intenso durante todo o ano. Faça alguma pesquisa e aconselhe-se para que possa escolher o autobronzeador indicado para o seu tom de pele e para o resultado pretendido.
Esfoliar, esfoliar, esfoliar
O uso de esfoliante para o rosto e de esfoliantes corporais leves durante as últimas semanas de verão potenciam a penetração dos cremes hidratantes. É isto que os dermatologistas defendem. Além disso, as células mortas deixam a pele baça e sem brilho, tudo o que não se quer que aconteça depois das férias. Os movimentos devem ser suaves para não agredir a pele nem eliminar o bronzeado e devem ser escolhidas as esponjas ou escovas esfoliantes, em detrimento dos esfoliantes com grãos, ácido salicílico ou glicólico, que fazem o bronzeado desvanecer.
Alimentos que ajudam a manter o bronzeado
Evitar a depilação com cera
O processo de depilação com cera elimina, muitas vezes, a camada superior da epiderme, que leva consigo o bronze. Opte por fazer depilação com cera antes das férias e vá mantendo a pele bastante hidratada. Assim, quando voltar a fazer a depilação, será possível preservar o tom bronzeado.
Evitar os raios UVA
Nem todas as dicas para prolongar o bronzeado dizem respeito ao período pós-férias. Esta regra de ouro tem a prevenção como mote e principal preocupação. Os raios UVA são os responsáveis pelo envelhecimento prematuro e indesejado da pele. São, ainda, cancerígenos e muito prejudiciais à saúde no geral. Por isso mesmo, devem ser evitados a todo o custo, não colocando a pele em risco durante as horas de maior calor e até nos dias em que os índices de exposição aos raios UVA atingem valores preocupantes.
Oferecemos as soluções mais inovadoras, eficazes e seguras para si.
Descubra os tratamentos não invasivos.
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita
Discussion about this post