Sabia que nem toda a gordura é criada da mesma forma? Alguma permanece subcutaneamente e outra aloja-se na barriga, sendo esta a mais preocupante, já que prejudica gravemente a sua saúde. Mas como pode o homem perder gordura abdominal de forma rápida e saudável?
A gordura abdominal – também conhecida por gordura visceral – é armazenada na cavidade abdominal, tornando-se uma espécie de órgão (não vital).
Além de não ser esteticamente agradável, a sua presença aumenta o risco de inflamações no corpo, interfere com as hormonas que regulam o apetite, o peso, o humor e potencia o aparecimento de diabetes de tipo 2, doenças cardiovasculares, cancro e outras.
Segundo um relatório da OCDE, divulgado no final de 2019, 67,6% da população portuguesa acima dos 15 anos é obesa ou tem excesso de peso. Números assustadores que, infelizmente, têm vindo a aumentar nos últimos meses, o que significa que existem cada vez mais pessoas suscetíveis a doenças não transmissíveis e a correr risco de vida.
Hoje em dia, cada vez mais pessoas apresentam excesso de peso e gordura localizada na barriga – sobretudo pessoas do sexo masculino.
No caso dos homens, a zona abdominal é das zonas mais críticas para acumulação de adiposidade e a que mais riscos acarreta do ponto de vista da saúde. Problemas cardíacos, diabetes, colesterol, hipertensão são doenças que dificilmente aparecem dissociadas do excesso de gordura.
A pensar em si e na sua saúde, preparámos-lhe este artigo que lhe explica como o homem pode eliminar a gordura abdominal de forma rápida e saudável e conquistar o corpo que deseja e a saúde que o fará viver longos e bons anos.
O que causa a gordura abdominal
A gordura abdominal é, provavelmente, a gordura mais perigosa do corpo humano e também a mais difícil de eliminar. Mas afinal, quais são os principais causadores da gordura localizada na barriga do homem?
1. Consumo de Gorduras Trans
Existem três tipos de gordura que contribuem para o excesso de gordura abdominal e que deve evitar consumir: gordura saturadas, ómega-6 e a pior de todas, a gordura trans, também conhecida por gordura hidrogenada.
Estes tipos de gorduras são utilizados para dar textura e aumentar o prazo de validade dos alimentos. Isto significa que qualquer comida industrializada contém este tipo de gorduras.
O óleo, o azeite e a manteiga também se transformam em gordura trans quando aquecidos. A melhor forma de se proteger destas gorduras é verificando os rótulos, vendo os ingredientes e o modo de preparação de tudo o que compra. E claro, tente evitar qualquer que seja o alimento embalado.
2. Ingestão de bebidas alcoólicas
Ao contrário do que muitas vezes costumamos dizer ou ouvir, não é apenas o fígado que sofre com os efeitos do álcool. As bebidas alcoólicas contêm muitas “calorias vazias” e beber muito também pode retardar os processos de queima de gordura.
Além disso, o corpo transforma o álcool em acetato, uma substância que este não é capaz de armazenar. Ela torna-se assim na sua principal fonte de energia, fazendo com que todos os nutrientes que ingeriu à refeição e que circulam no seu sistema digestivo sejam convertidos em gordura.
Além de aumentar a gordura localizada na barriga, a ingestão de álcool aumenta também os níveis de cortisol e a diminuição dos níveis de testosterona, tornando assim mais difícil a perda de peso e o aumento de massa magra (músculos).
3. O maior inimigo do século XXI: Stress
Quando estamos stressados produzimos mais cortisol e quando os níveis de cortisol estão elevados o nosso corpo liberta mais insulina.
O primeiro aviso que o nosso cérebro nos dá é que temos de “lutar ou fugir”, desligando o sistema digestivo para que assim possamos lidar da melhor forma com a suposta ameaça que temos à nossa frente.
Quando o perigo passa – e a curva da ansiedade desce -, o corpo sente necessidade de repor as calorias que gastou quando o pico de ansiedade foi atingido. É aí que surge a fome e o craving (grande vontade de comer comidas altamente calóricas), que nos fazem comer sempre demais.
Além do stress e da ansiedade, existem outros problemas a nível psicológico que podem aumentar o apetite ou mesmo iniciar ciclos de compulsões alimentares. Consulte um especialista e avalie a sua saúde mental.
4. Uma vida sedentária
Geralmente, o nosso dia-a-dia não nos oferece muitas oportunidades para praticar exercício físico. Muitas pessoas passam grande parte do seu dia sentadas frente a um computador e encontrar tempo na agenda para ir ao ginásio ou fazer outro tipo de exercício, parece ser sempre impossível.
Além disso, acabamos também por optar pelo menor esforço, utilizando o carro para nos movimentarmos, estacionando o mais perto possível da porta de entrada, usando o elevador em vez das escadas e uma série de aparelhos que eliminam qualquer esforço físico. Tudo isto acaba por contribuir para o aumento de peso e obesidade.
Contrarie estes pequenos hábitos. Use as escadas, ande mais de bicicleta e a pé. Movimente-se.
Como perder já a gordura abdominal
Se quer melhorar a sua saúde, a sua silhueta e queimar o excesso de gordura acumulado do seu abdómen, além de uma dieta equilibrada existem vários outros fatores que podem influenciar a perda de gordura visceral.
Felizmente, existem muitos passos simples que pode seguir para perder gordura localizada na barriga, de forma rápida e fácil.
Deixamos-lhe as 4 melhores maneiras de queimar gordura abdominal rapidamente e de promover a perda de peso.
1. Faça musculação
O treino de força é um tipo de exercício que exige que contraia os músculos e desafie a sua resistência, ajudando-o a construir massa muscular e aumentando também a sua força.
Um estudo mostra que o treino de força traz vários benefícios à saúde, especialmente quando se trata de queimar gordura. Ajuda a reduzir a gordura visceral e aumenta e preservar a massa magra, o que faz aumentar o número de calorias que seu corpo queima mesmo quando está em repouso.
Fazer exercícios apenas com o peso do seu corpo é uma boa forma de começar. Depois disso, comece a levantar pesos ou a usar alguns equipamentos que exijam sempre que saia da sua zona de conforto. É importante que se desafie e faça com que o seu metabolismo aumente.
Combine estes treinos com outros de alta intensidade que aumentem o seu metabolismo. Consistência é a chave.
2. Melhore os seus hábitos de sono
Ir para a cama um pouco mais cedo ou acertar o despertador para que toque um pouco mais tarde pode ajudar a aumentar a perda de gordura e assim prevenir o aumento de peso e o acumular de gordura na barriga.
Hoje em dia, são milhares as pesquisas à volta do sono a encontrar correlação entre a privação de sono e o aumento de peso e gordura corporal.
Como um estudo publicado no National Center for Biotechnology, nos EUA, que mostra que a falta de sono pode contribuir para alterações hormonais, aumento do apetite e o aumento de risco de obesidade.
Quando o corpo não descansa o suficiente, precisa de conservar energia diminuindo assim as suas funções básicas. Os desejos indomáveis por comida surgem e a pouca energia e o stress também. Ou seja, um convite perfeito para o armazenamento de gordura abdominal.
Embora cada pessoa precise de uma quantidade diferente de sono, a maioria dos estudos defende que dormir pelo menos sete horas por noite está associado a maiores benefícios no que diz respeito ao peso corporal.
Tente seguir uma rotina de sono, limite a ingestão de cafeína e minimize o uso de dispositivos eletrónicos antes de dormir para ajudar a manter um ciclo de sono saudável.
3. Evite consumir hidratos de carbono simples
Diminuir a ingestão de hidratos simples refinados pode ajudá-lo a perder gordura na barriga rapidamente.
Os grãos refinados têm um baixo teor de fibras e nutrientes e tendem a ter um índice glicémico elevado, o que pode causar picos e quedas nos níveis de açúcar no sangue, resultando no aumento da fome.
Um estudo dirigido por investigadores Australianos, mostra que uma dieta rica em hidratos refinados pode estar associada ao aumento da gordura abdominal. Por outro lado, uma dieta rica em hidratos de absorção lenta (integrais) está associada a um índice de massa corporal e peso corporal mais baixos, além de uma circunferência da cintura menor.
Para conseguir perder gordura abdominal, reduza a ingestão de hidratos de carbono simples (pão branco, batata, massa, cereais, etc), e substitua-os por hidratos complexos, como o trigo integral, a quinoa, o trigo sarraceno, a cevada ou a aveia.
Além de terem mais nutrientes, vão fazer com que fique saciado durante mais tempo e evitar os picos de glicémia que lhe trazem os cravings.
4. Aumente a ingestão de gorduras saudáveis
Embora possa parecer contraproducente, aumentar a ingestão de gorduras saudáveis pode realmente ajudar a prevenir o aumento de peso.
Como este tipo de gorduras demoram um pouco para ser digeridas, ajudam a retardar o esvaziamento do estômago e reduzem o apetite.
Azeite, óleo de coco, abacate, nozes e sementes são apenas alguns exemplos de tipos de gorduras saudáveis que podem ter efeitos benéficos na perda de gordura.
No entanto, tenha em mente que a gordura saudável ainda é rica em calorias. Portanto, modere a quantidade que consome. Em vez de comer mais gordura no geral, tente trocar as “gorduras más” da sua dieta pelas estas gorduras saudáveis.
Os melhores tratamentos estéticos para acabar com a gordura localizada
A gordura localizada na barriga é teimosa e pode tornar-se bastante incómoda. Tentar obter uma silhueta esguia e atraente é algo importante para muitas pessoas. Além disso, ao fazê-lo melhoram automaticamente a saúde, já que perdem peso e se livram da gordura localizada.
No entanto, muitas pessoas lutam para perder a gordura abdominal e os métodos tradicionais parecem não ser suficientes. Nas Clínicas BodyScience, temos alguns tratamentos que o vão fazer dizer adeus à gordura localizada de forma rápida e eficaz.
- Lipoaspiração Não Invasiva Titan
Com a Lipoaspiração Não Invasiva Titan consegue emagrecer e eliminar a gordura localizada na sua barriga de forma muito rápida e segura sem ter de recorrer à cirurgia.
- BodyShape
O tratamento BodyShape ajuda-o a queimar gordura abdominal (e noutros locais do corpo) e a tonificar os músculos de forma segura, rápida e sem qualquer esforço associado. 30 minutos equivalem a 750 abdominais.
Existem opções disponíveis que o ajudam a eliminar o excesso de gordura abdominal e a melhorar a sua saúde.
Adote os hábitos saudáveis de que lhe falámos, consulte um nutricionista para mudar a sua dieta e experimente alguns tratamentos não invasivos para acelerar o processo. Mesmo as pequenas mudanças no seu estilo de vida podem ter efeitos poderosos na queima de gordura.
Perguntas Frequentes
O que pode causar a gordura abdominal?
Consumo de Gorduras Trans, a ingestão de bebidas alcoólicas, o stress e a vida sedentária sáo as maiores causas da gordura abdominal.
Como perder já a gordura abdominal?
Para perder gordura abdominal precisa de fazer musculação, melhorar os seus hábitos de sono, evitar consumir hidratos de carbono simples e aumentar a ingestão de gorduras saudáveis ou realizar tratamentos não invasivos e localizados.
Quais os melhores tratamentos para acabar com a gordura localizada?
Para acabar com a gordura localizada pode fazer tratamentos de Lipoaspiração Não Invasiva Titan e BodyShape, disponíveis nas Clinicas Bodyscience.
Que tipos de gordura abdominal existem?
Existem 2 tipos de gordura abdominal: a Gordura Visceral, que se acumula nas camadas profundas do abdómen, em volta dos orgãos e a Gordura Subcutânea, que se acumula sob a pele e por isso menos prejudicial à saúde.