Já ouviu falar desta palavra: bioimpedância? É cada vez mais utilizada em ginásios e também em consultas de nutrição, sempre que é necessário avaliar a composição corporal de uma pessoa.
Este conhecimento permitirá indicar o melhor plano alimentar e de treino, de modo a chegar aos resultados pretendidos.
Para saber mais sobre a bioimpedância, continue a ler e descubra tudo sobre este exame que está cada vez mais na ordem do dia.
O que é a bioimpedância?
A bioimpedância é um exame de análise corporal que permite indicar a quantidade de massa muscular, osso e gordura no organismo.
O exame de bioimpedância é muito utilizado por nutricionistas e, mais recentemente, passou a ser uma presença regular na maior parte dos ginásios, dado que avaliação bioimpedância permite obter dados que ajudam a definir a melhor dieta para perder ou ganhar peso, determinar um plano de treino físico adequado aos objetivos e às necessidades reais da pessoa e, claro, avaliar os resultados.
Normalmente, é realizado a todos os 3 ou 6 meses para uma avaliação regular, integrada e sustentada. Sabe como funciona a bioimpedância? Explicamos tudo no ponto seguinte.
Dietas para perder peso: As 3 mais populares
Como funciona o teste de bioimpedância?
O exame de bioimpedância é realizado numa balança de bioimpedância, com placas de metal, que conduzem uma corrente elétrica muito fraca que atravessa todo o corpo. Precisará sempre de subir descalço para esta balança e de segurar uma placa de metal em frente do seu corpo.
Saiba desde já que muita gordura localizada ou massa muscular criam mais resistência à passagem da carga elétrica, ajudando a calcular assim o seu volume. Por sua vez, a água é um bom condutor elétrico, o que significa que tecidos muito hidratados deixam circular a carga elétrica mais facilmente.
No mercado existem sempre vários tipos de balanças. E claro que quanto melhor o modelo, mais facilmente conseguirá chegar aos resultados fiáveis da sua composição corporal.
A bioimpedância elétrica tem colhido imensa aceitação na comunidade científica por ser um equipamento não invasivo, portátil, de fácil manuseio e boa reprodutibilidade.
Se procura descobrir como fazer bioimpedância, saiba que deve sempre realizar uma preparação prévia para obter os resultados mais fiáveis. Saiba tudo no ponto seguinte.
Como fazer o teste de bioimpedância?
- Não deve comer, beber ou realizar exercício físico nas 4 horas anteriores à realização do exame;
- Deve beber 2 a 4 copos de água, nas 2 horas anteriores à realização do exame;
- Não deve beber álcool nas 24 horas anteriores;
- Não deve utilizar creme nos pés ou nas mãos;
- Utilize roupas leves e pequenas para realizar o exame.
O teste de bioimpedância apresenta vários resultados da composição corporal de uma pessoa, como vai poder conferir no ponto seguinte.
Quais são os resultados da avaliação de bioimpedância?
Peso e índice de massa corporal
O mais óbvio é, naturalmente, o peso e o índice de massa corporal, que permite perceber se está dentro ou não do peso ideal para a sua altura.
Percentagem de massa gorda
A avaliação de bioimpedância também indica a percentagem ou quilogramas da massa gorda.
O profissional consegue, através da idade, do sexo e da altura, perceber se o nível de gordura no corpo é superior ou inferior ao recomendado. Índices muito elevados de massa gorda são muito prejudiciais para a saúde. O excesso de peso gera muitos riscos prejudiciais para a saúde, aumentando o risco de doença cardíaca ou o aparecimento de diabetes, por exemplo.
Qual a melhor dieta para ganhar massa muscular?
Percentagem de massa magra no organismo
Outro resultado importante da bioimpedância exame é o da massa magra, que mostra qual é a quantidade de massa muscular e de água no organismo. E também aqui deve ter atenção. Índices excelentes de massa magra são essenciais para combater o risco de uma série de doenças cardiovasculares, crónicas e degenerativas.
Percentagem de massa muscular
Finalmente, mas não menos importante, a massa muscular é outro elemento avaliado pelo teste de bioimpedância. Quanto mais músculos tiver, maior será a sua massa muscular.
Valores de hidratação do organismo
Com a avaliação de bioimpedância pode obter os valores de hidratação do seu organismo.
Valores da densidade óssea
Com o teste de bioimpedância pode avaliar a densidade óssea do seu organismo.
Valores de gordura visceral
Outro resultado importante da bioimpedância exame é a gordura visceral.
Taxa de metabolismo basal
Com a avaliação de bioimpedância pode obter a taxa de metabolismo basal, ou seja as calorias que o organismo necessita para trabalhar com saúde. Tudo indicações essenciais que vão permitir compreender melhor o seu corpo e ajudar os profissionais a estabelecer os planos de nutrição e exercício mais adequados.
O que é o exame bodymetrix?
O exame Bodymetrix é um excelente complemento ao teste de bioimpedância, cada vez mais utilizado por nutricionistas, dado que se trata de um exame de alta precisão, que trabalha com ultrassons e permite analisar e avaliar a gordura subcutânea e a espessura muscular de uma pessoa.
É um exame mais confiável do que o exame de bioimpedância e trata-se de um excelente auxiliar para avaliar, acompanhar e efetuar intervenções a nível nutricional, em todas as pessoas e em atletas de alta competição.
Discussion about this post