Sabe como fazer jejum intermitente para emagrecer? No mundo das dietas, vão sempre surgindo várias modas e novas tendências.
Como o próprio nome indica, o objetivo do jejum intermitente é ajudar as pessoas na perda de peso. E como tem tido algum sucesso, existem cada vez mais interessados em aderir.
Se não sabe muito bem o que é ou como fazer jejum para emagrecer, então continue a ler este artigo para esclarecer todas as suas dúvidas.
O que é o jejum intermitente?
O jejum intermitente para emagrecer é uma dieta para perder peso que gera vários benefícios ao organismo e que consiste na ingestão de alimentos apenas líquidos durante algumas horas.
Acaba literalmente por realizar um jejum no corpo, não se alimentando.
Neste tipo de dieta, não são referidos os alimentos que pode ou não consumir, mas apenas quando se deve alimentar.
No início, é normal sentir muita fome. Com o tempo, o organismo vai-se habituando e tudo se tornará mais fácil.
Tenha presente que o ser humano evoluiu para chegar a um ponto em que poderá viver sem alimento por longos períodos e o jejum intermitente vai de encontro a esta condição.
De acordo com um estudo desenvolvido no Intermountain Medical Center Heart Institute, fazer jejum durante 24 horas, uma vez por mês, poderá já trazer imensos benefícios ao coração de pessoas saudáveis.
Um dos grandes motivos que leva as pessoas a optar pelo jejum intermitente é a perda de peso, mas para isso acontecer, se está a restringir o consumo de calorias, não deverá depois compensar durante o tempo em que se alimenta normalmente.
Fique a conhecer mais algumas vantagens do jejum intermitente para emagrecer.
Quais são os tipos de jejum intermitente?
Fique a conhecer os diferentes tipos de jejum intermitente para emagrecer rápido:
16h de jejum intermitente
Deve permanecer 16h sem comer. Nas restantes 8 horas do dia, pode realizar entre 3 a 4 refeições;
20h de jejum intermitente
Emagrecer com 20h de jejum intermitente implica permanecer 20 horas sem comer e aproveitar as restantes 4 horas para realizar as refeições;
24h de jejum intermitente
Neste caso fica 1 dia inteiro de jejum, podendo realizar as refeições 2 ou 3 vezes por semana;
2 dias de jejum intermitente
As pessoas que adotam 2 dias de jejum intermitente comem à vontade por cerca de 5 dias e escolhem 2 dias para ingerirem apenas 500 calorias diárias.
Como escolher o melhor tipo de jejum intermitente?
Não existe uma indicação específica para escolher o melhor tipo de jejum intermitente para emagrecer. Tudo depende sempre da própria pessoa, das suas características, dos seus objetivos, da sua flexibilidade e até do estilo de vida.
Para saber qual é o melhor tipo, deve marcar uma consulta com um nutricionista da BodyScience que a/o orientará ao longo de todo o processo.
O jejum intermitente emagrece mesmo?
O jejum intermitente para emagrecer rápido é eficaz. Se ficar durante um determinado tempo sem comer, diminui os níveis de insulina e vai obrigar o seu corpo a usar todas as reservas de açúcar e as células de gordura do corpo para obter energia. A consequência é o natural emagrecimento.
Pode também gerar vantagens a nível metabólico. Contudo, é um tipo de dieta difícil, que exige muita disciplina e pode não ser adequada para todas as pessoas que desejam perder peso rápido.
Quantos quilos pode perder com o jejum intermitente?
O tipo de jejum intermitente mais adotado é o de 16h. Se realizar o jejum intermitente para emagrecer de 16h, pode perder entre 2 a 3kgs.
Segundo um estudo publicado na ScienceDirect, os participantes do jejum intermitente preservaram mais massa magra em relação aos que realizaram uma dieta tradicional de restrição calórica.
Quantos dias da semana se faz o jejum intermitente?
Todas as pessoas que estão à procura de saber como fazer jejum intermitente, questionam-se sobre o número de semanas. Se é a primeira vez, deve realizar uma vez por semana e adotar as 16h de jejum intermitente.
No caso de tudo correr bem, pode depois aumentar a duração do jejum intermitente. O importante é que deixe o seu corpo adaptar-se também gradualmente.
Quais os benefícios do jejum intermitente?
Os principais benefícios do jejum intermitente são:
- Perda de gordura;
- Emagrecimento;
- Coração mais saudável;
- Maior longevidade;
- Melhoria da performance do cérebro;
- Proteção de doenças devido ao aumento da imunidade.
Para sentir todos estes benefícios, deverá sempre seguir uma dieta saudável nos períodos em que se poderá alimentar.
Para preservar a sua saúde e aumentar o potencial de vitalidade, é extremamente importante que inicie este processo com o acompanhamento certo, como o que poderá encontrar nas Clínicas da BodyScience.
Como em qualquer situação, o jejum intermitente para emagrecer também traz as suas desvantagens.
Fique a conhecer no ponto seguinte, alguns dos sintomas que poderá sentir ao adotar o jejum intermitente.
Quais as desvantagens do jejum intermitente?
As principais desvantagens do jejum intermitente são:
- Fome;
- Fadiga;
- Fraqueza;
- Insónia;
- Náusea;
- Dores de cabeça.
Estes efeitos são muito sentidos quando inicia este processo. O seu corpo não está habituado e é natural que reaja com a falta de alimento.
Mas nunca deverá confundir sintomas mais “naturais” com alguns mais perigosos.
Em circunstância alguma deverá privar-se de consumir os nutrientes essenciais que precisa, pois isso poderá desencadear sérios problemas de saúde.
Quem não deve fazer jejum intermitente?
Tenha também em atenção que o jejum intermitente para emagrecer poderá não ser adequado para todas as pessoas, nomeadamente:
- Diabéticos;
- Pessoas que sofrem de distúrbios alimentares;
- Grávidas;
- Mulheres que estão a amamentar;
- Mulheres que desejam engravidar.
Como fazer jejum intermitente para emagrecer?
Se procura saber como fazer jejum para emagrecer, então saiba que este tipo de dieta implica ficar sem comer alimentos sólidos entre 16 e 36 horas seguidas, algumas vezes por semana.
Durante este período poderá ingerir apenas líquidos, como água, chá e café sem açúcar.
Dentro das dietas do jejum intermitente para emagrecer, existem também diferentes tipos.
Para uma pessoa que nunca tenha realizado um jejum intermitente, normalmente é recomendado que comece apenas 1 vez por semana e no máximo durante 16 horas.
Deverá sempre arrancar progressivamente e ir aumentando o período de jejum.
Outra dica preciosa sobre como emagrecer com jejum intermitente: realize uma refeição com uma quantidade reduzida de carboidratos, pois assim será muito mais fácil ficar sem fome durante o jejum.
Nas primeiras horas, o corpo usará sempre a energia que veio da última refeição.
Como deverá compreender, tendo em conta o tipo de restrições implícitas, é um tipo de dieta que geralmente só deverá ser realizado por pessoas saudáveis.
Se procura saber mais sobre como fazer jejum intermitente para emagrecimento, é extremamente importante que tenha ajuda especializada.
Na BodyScience, poderá ter uma consulta de nutrição com um profissional que irá analisar o seu caso específico e recomendar a dieta mais adequada às suas características e objetivos propostos.
O que se pode beber durante o jejum intermitente?
No momento de saber como fazer jejum para emagrecer, é importante ter atenção às bebidas. Deve beber pelo menos 2.5 litros de líquidos por dia. As bebidas devem ser água ou chás para emagrecer e desinchar.
O chá verde e o de hibisco contribuem ainda para o seu emagrecimento.
O que comer depois do jejum intermitente para emagrecer?
Na sua pesquisa de como fazer jejum intermitente para emagrecer, saiba que depois deste período deve procurar comer alimentos saudáveis. Crie as suas refeições a partir dos seguintes alimentos:
- Frutas que ajudam a emagrecer;
- Vegetais;
- Leguminosas;
- Arroz ou massa integral;
- Proteína animal magra;
- Proteína vegetal;
- Gorduras vegetais.
Com as fibras, vitaminas e minerais presentes nestes grupos, conseguirá equilibrar o nível de açúcar no sangue e assim controlar também a fome.
Como começar um jejum intermitente com segurança?
O jejum intermitente emagrece, mas para obter resultados pretendidos, deve realizá-lo com segurança e a melhor maneira é começar pelo jejum de 16 horas, já que se ficam apenas algumas horas sem comer. Junte as horas de sono à parte do jejum e será ainda mais fácil.
Finalmente, conte com o apoio e o aconselhamento de um nutricionista da Bodyscience.
Como aumentar os resultados do jejum intermitente?
A melhor maneira de potenciar os resultados passa por realizar alguns tratamentos da BodyScience para emagrecer. Siga também um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada e a prática de exercício físico.
Quais os melhores tratamentos para emagrecer?
Para além do jejum intermitente para emagrecer, poderá também perder o excesso de peso de um modo saudável, rápido e seguro com a ajuda de tratamentos realmente inovadores, personalizados e adaptados às suas rotinas, como é o caso da Criolipólise, da Endermologia Médica Lpg, da Lipoaspiração Não Invasiva, da Radiofrequência Tripolar Cronus, do BodyShape, do BodyWave e da Pressoterapia.
O seu processo de emagrecimento deverá ser acompanhado por um grupo de especialistas para que possa tomar sempre as melhores decisões.
- Criolipólise;
- Endermologia Médica LPG;
- Lipoaspiração Não Invasiva Titan;
- Radiofrequência Tripolar Cronus;
- BodyShape;
- BodyWave;
- Pressoterapia.
Saiba aqui o preço da Criolipólise e o preço da Lipoaspiração Não Invasiva e visite-nos numa das Clínicas BodyScience em Lisboa, Porto, Braga e Póvoa de Varzim.
Estes são os tratamentos para emagrecer que poderá encontrar nas Clínicas da BodyScience.
É considerado jejum intermitente a partir de quantas horas?
O jejum intermitente para emagrecer é considerado quando uma pessoa passa pelo menos 12 horas sem comer.
Jejum intermitente de 16h emagrece em quanto tempo?
O jejum intermitente de 16 horas pode conduzir à perda de peso entre as 8 e as 12 semanas.
Jejum intermitente de 12h emagrece quantos quilos?
Ao verificar como fazer jejum intermitente para emagrecer rápido, estima-se que tenha uma redução de 0.1 a 0.6kg por semana.
Que livros existem sobre o jejum intermitente?
Para saber como emagrecer com jejum intermitente, pode ler também os seguintes livros:
- O Jejum que Cura – Edward H. Dewey;
- Jejum Ideal – Michael Mosley;
- Dieta Das 8 Horas – Jejum Intermitente;
- A Vida em Jejum Intermitente;
- O Poder do Jejum Intermitente – Alexandra Vasconcelos;
- O Poder Mágico do Jejum – Yoshinori Nagumo.
Pesquisou e até consultou um nutricionista para saber como emagrecer com jejum intermitente, mas não está a perder peso?
Por que não estou a emagrecer com jejum intermitente?
Existem vários motivos para não estar a emagrecer com jejum intermitente, mas o mais comum prende-se com o ajuste do metabolismo ao jejum intermitente para emagrecer.
O corpo adapta-se e mantém a composição corporal. Para contornar esta situação, procure mudar de dieta ou pratique exercício físico diversificado.
O que diz a ciência sobre o jejum intermitente para emagrecer?
Existem diversos estudos científicos publicados sobre o jejum intermitente para emagrecer rápido. De acordo com este publicado na JAMA, a restrição calórica contínua e equilibrada gerou melhores resultados do que o jejum intermitente.
A melhor decisão a tomar passa sempre por consultar um nutricionista que estudará a melhor opção para o seu caso.
Conclusão
Depois de perceber o que é e como fazer jejum intermitente para emagrecimento, é natural que se questione sobre a melhor maneira de arrancar.
Ou até se este é o melhor processo para emagrecer e viver uma vida mais saudável e plena.
A melhor forma de descobrir será marcar uma consulta de avaliação gratuita na Bodyscience em Lisboa, no Porto, em Braga ou na Póvoa de Varzim.
Irá ser recebida por especialistas que vão estudar o seu caso em específico e propor-lhe o melhor método e tratamento para o emagrecimento.
Invista em si e melhore a sua qualidade de vida.