“Como evitar estrias durante a gravidez?”
Provavelmente já se questionou algumas vezes se existe solução para prevenir ou acabar com as estrias durante e após a gravidez.
As estrias são bastante comuns no pós-parto, mas existem algumas medidas preventivas que pode tomar para evitá-las.
Se elas aparecerem, tente não deixar que isso afete sua autoconfiança. Essas listras devem ser usadas como um emblema de honra pela incrível conquista que o seu corpo alcançou.
As estrias são linhas geralmente verticais na pele que podem aparecer numa variedade de cores, desde branco e cinza claro, a rosa, vermelho e roxo.
Apesar de ser expectável que as estrias surjam apenas na zona abdominal, elas também podem aparecer nas pernas, quadris, tórax, nádegas ou coxas.
Alguns fatores de risco incluem excesso de peso e histórico familiar de estrias.
Apesar da maioria das mulheres grávidas desenvolverem estrias durante a gravidez, muitas delas veem-nas a tornarem-se menos perceptíveis e a desaparecer com o tempo.
Mesmo que seja mais suscetível a contraí-las, pode seguir as 5 dicas essenciais que lhe vamos mostrar para evitar estrias durante a gravidez.
Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética
Como prevenir as estrias na gravidez
Embora não haja como garantir que não vai desenvolver estrias, as dicas a seguir podem ajudá-la a reduzir a probabilidade:
1. Ingira ómega-3
Os ácidos gordos ómega-3 ajudam a manter a elasticidade da pele. Muitos peixes de água fria contêm ómega-3, incluindo:
- Salmão
- Arenque
- Cavalinha
- Sardinha
As fontes vegetarianas de ómega-3 incluem:
- Sementes de chia
- Linhaça
- Nozes
- Algas
- Soja
Converse com o seu médico e nutricionista para confirmar qual a quantidade de peixe que deve comer..
2. Obtenha vitamina D
Existem muitas vitaminas boas para a sua pele que deve privilegiar. Uma delas é a vitamina D – essencial para uma pele saudável.
Consegue obter vitamina D através da alimentação e pela exposição ao sol.
No entanto, nunca é demais frisar que a exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de envelhecimento da pele, manchas e outros problemas mais graves, como o cancro.
Comer alimentos fortificados com vitamina D e tomar suplementos (sempre que necessário) é uma maneira segura de obter vitamina D sem expor a pele ao sol.
3. Ganhe uma quantidade saudável de peso durante a gravidez
Ainda que dependa do peso antes de engravidar, é recomendado que a mulher engordar entre 7 e 15 Kg durante a gravidez.
Isso significa que, para ter uma gravidez saudável e de forma a prevenir estrias, idealmente, deve engordar cerca de 2 Kg nos primeiros três meses de gravidez e a partir do 4º mês de gravidez, uma média de 0,5 Kg por semana.
Converse com o seu médico sobre quanto peso deve ganhar durante a gravidez porque condições de saúde subjacentes também podem afetar a variação.
4. Use um bom creme hidratante
Não evidências de que existem há cremes ou óleos para prevenir estrias. No entanto, manter a pele flexível pode ser útil para reduzir o risco em algumas pessoas.
Muitas vezes, os hidratantes podem ajudar a reduzir a comichão que ocorre à medida que a pele estica.
Se não sabe como prevenir estrias na gravidez, não deixe de hidratar a sua pele com cremes e óleos. Qual o melhor óleo para evitar estrias na gravidez? Questione o seu médico e experimente alguns até encontrar aquele que lhe parece melhor para a sua pele. Afinal de contas, somos todos diferentes, não é verdade?
5. Evite o uso de esteróides anabolizantes
Os esteróides anabolizantes (formas sintéticas da testosterona) enfraquecem a estrutura da pele e potenciam o aparecimento de estrias.
Estas hormonas não são iguais aos corticóides, medicamentos que as pessoas usam para tratar asma, alergias, lúpus, artrite e muitas outras doenças.
Se quer aumentar rapidamente o tamanho dos seus músculos mas não quer ter estrias, procure por outras soluções.
Tenha acesso às novidades, dicas e ofertas exclusivas!
Subscrever Newsletter Bodyscience
6. Limite ou evite o uso de os esteróides e corticóides
Cremes esteróides ou corticosteróides, que geralmente contêm cortisona, podem enfraquecer o colagénio da pele e potenciar o aparecimento de estrias.
No entanto, se precisa deste medicamente para tratar um problema de saúde, não interrompa sem conversar com o seu médico e descobrir se existe uma alternativa.
7. Coma muitas frutas e vegetais
Ainda que ajude a melhorar a saúde da pele, não existe nenhum vitamina específica que previna as estrias. No entanto, as evidências mostram que a pele precisa de uma variedade de nutrientes, incluindo vitaminas A, C, E, D e zinco, para se manter saudável.
Alimentos saudáveis como frutas e vegetais são ricos nessas e em outras vitaminas e minerais. Inclua-os na sua dieta sempre que possível.
8. Pratique exercícios regularmente
Praticar exercícios regularmente pode ajudá-la a controlar o peso na gravidez e depois de ter o seu bebé.
Além disso, manter um peso saudável pode reduzir o risco de estiramento excessivo da pele.
Os exercícios também aumentam o fluxo sanguíneo para a pele, o que pode ajudar a que esta regenere.
9. Use protetor solar e evite o sol direto
Não sabe como evitar as estrias durante a gravidez? Evite a exposição excessiva ao sol.
Os raios ultravioleta (UV) danificam o colagénio e a elastina da pele, aumentando a probabilidade de formação de estrias.
Inclua o protetor solar na sua rotina diária de cuidados com a pele e, sempre que possível, nos dias mais quentes, procure a sombra.
É essencial permitir que o protetor solar seja absorvido por 30 minutos, antes da exposição ao sol e reaplicá-lo pelo menos a cada 2 horas enquanto passa algum tempo ao sol.
10. Experimente a Radiofrequência
Existem vários tratamentos estéticos que podem ajudá-la a manter a sua pele saudável e a prevenir as estrias, sendo o mais indicado – e comprovadamente eficaz -, a Radiofrequência Tripolar Cronus.
Os tratamentos da pele com Radiofrequência oferecem resultados significativos no tratamento de estrias nos estágios iniciais e finais.
Esta tecnologia fornecer energia térmica abaixo da superfície da pele, alcançando a derme e desencadeando os níveis de produção de colagénio natural da pele na área-alvo. Isso resulta na reparação da pele, na prevenção e redução de estrias.
Considerações finais
Um estilo de vida saudável pode ajudar a manter a pele macia e suave e pode ajudar a prevenir estrias.
No entanto, a genética também contribui para a probabilidade de uma pessoa desenvolver estrias, por isso, para algumas pessoas, pode não ser possível evitá-la.
Se não sabe o que fazer para diminuir estrias ou se estas já a incomodam conversar connosco sem compromisso sobre as suas opções de tratamento.
Discussion about this post