Como diagnosticar e tratar a intolerância à lactose?

A intolerância à lactose resulta da ausência ou défice da enzima que digere a lactose (o açúcar naturalmente presente no leite). Quando este açúcar não é digerido no intestino delgado, chega ao intestino grosso onde é fermentado pelas bactérias intestinais, podendo dar origem a sintomas como flatulência e dor abdominal.

A condição da intolerância à lactose pode ser controlada, mas não tem cura.

Entretanto, os seus sintomas podem ser atenuados com medicação e algumas restrições alimentares. Estudos revelam que 75% de toda a população mundial apresenta, ou irá apresentar em algum momento da vida algum tipo de sintomas.

Sintomas da Intolerância à Lactose

Os sintomas da intolerância à lactose surgem aproximadamente 30 minutos após a ingestão de produtos que contém lactose, como leite, iogurte e queijos.

Os sintomas mais comuns da intolerância à lactose são:

  • Náuseas
  • Diarreia
  • Dor abdominal
  • Flatulência
  • Vómitos
  • Azia

Diagnóstico da Intolerância à Lactose

Além dos sintomas mencionados acima, outras formas de diagnóstico podem ser usadas para confirmar o quadro de intolerância à lactose.

Teste de concentração de hidrogénio:

Após uma noite em jejum, o paciente ingere uma solução de lactose de manhã, a concentração de gases resultantes da fermentação da lactose vai determinar se o paciente possui ou não a patologia.

Teste sanguíneo:

A primeira colheita de sangue é feita em jejum. Depois, o paciente deve ingerir uma dose concentrada de lactose e voltar a retirar outra amostra de sangue dentro de algum tempo. Se houver aumento da glicose na circulação, é sinal de que não há dificuldade na absorção da lactose. Porém, caso os níveis de açúcar não se alterem, a lactose será o principal suspeito.

Exame das fezes: é um tipo de exame mais realizado em bebés, pois os outros tipos de testes não são tão eficientes neste caso. Os níveis de acetato e ácidos gordos encontrados nas fezes vão determinar a intolerância à lactose.

Biópsia: se a intolerância à lactose for causada por alguma patologia no estômago, uma biópsia poderá identificar a origem para recomendar o melhor tratamento.

Consequências da Intolerância à Lactose

Pessoas com intolerância a lactose tendem a sentir os sintomas sempre que ingerem produtos que contêm lactose. No entanto, a falta desses alimentos pode diminuir os níveis de cálcio no organismo e causar outro tipo de complicações.

Algumas das patologias decorrentes da falta de cálcio no organismo são a hipocalcémia, osteopenia, osteoporose e raquitismo. Assim, serão indicados suplementos para suprir essa deficiência de cálcio no organismo.

Intolerância à Lactose Alimentos

Alimentos como leite e iogurtes possuem uma concentração de lactose mais alta, por isso devem ser evitados.

No entanto existem outros produtos que devem ser vistos pois pode conter lactose:

  • Molhos brancos (geralmente contém creme de leite e queijo)
  • Biscoitos e bolachas
  • Chocolate e confeitaria
  • Pães e bolos
  • Cereais
  • Sopas e molhos industrializados
  • Carnes processadas e produtos de charcutaria
  • Refeições congeladas
  • Sobremesas e cremes
  • Whey Protein

Intolerância à Lactose: Fatores de Risco

Idade: a intolerância à lactose, na maioria das vezes, é diagnosticada em adultos

Prematuridade: bebés prematuros têm níveis de lactase (enzimas que degradam a lactose) inferiores pois o seu organismo ainda não está completamente formado, o que pode causar intolerância antes do terceiro mês de vida

Etnia: o distúrbio é mais comum em pessoas das etnias africana, asiática e hispânica

Tratamentos de cancro: quimioterapia ou radioterapia na região abdominal podem reduzir a concentração de lactase e consequentemente aumentar os riscos de desenvolver intolerância à lactose

Doenças: algumas doenças como a doença celíaca (intolerância ao glúten) e outras patologias inflamatórias podem diminuir a quantidade de lactase no estômago

Tratamento para Intolerância à Lactose

O melhor tratamento para a intolerância à lactose é a reeducação alimentar. Não ingerir alimentos que contém lactose irá evitar que o paciente sofra desconfortos. O diagnóstico médico é necessário, pois identifica a causa da intolerância.

O acompanhamento médico também permitirá aos portadores identificar os seus níveis de tolerância. O recomendado é 80g de alimentos com lactose por dia. Mas esta quantidade pode aumentar ou diminuir de acordo com o diagnóstico.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;