Verão é sinónimo de praia, piscina, sol, areia, vento e, claro, muito calor. São, de facto, aspetos muito positivos e bem apreciados por todos. Menos pelos nossos cabelos, que veem os seus níveis de agressão subirem exponencialmente durante os meses de maior calor. O cloro, a água do mar, os raios UV a que estão sujeitos durante as horas de exposição solar… Todos estes fatores contribuem para que o cabelo no verão perca brilho e hidratação e, claro, para que apareçam as indesejadas pontas duplas.
É, por isso, importante redobrar a atenção dada ao cabelo no verão, apostando na sua proteção e até nos cuidados pós-exposição solar.
Cuidados a ter com o cabelo no verão
Proteger do sol
Sim, existem protetores solares capilares. Estes podem ser em óleo, creme ou até em espumas que têm como função ajudar o cabelo a não quebrar, não secar, não perder a sua cor e, claro, a não perder o seu brilho natural. É, assim, possível manter o cabelo saudável durante o verão. Os raios solares degradam a estrutura dos fios capilares, deixando-os quebradiços. Por isso mesmo, proteger os fios de cabelo no verão é ainda mais fundamental, já que a exposição aos raios solares é maior e mais intensa. Enquanto os raios UVB são responsáveis por fragilizar os fios, os raios UVA são os causadores da perda de cor e brilho.
Proteger de outros fatores
Ao contrário do que se possa pensar, não é apenas o sol que agride o cabelo no verão, mas também o sal da água, o vento e até o cloro das águas das piscinas. Por isso mesmo, até numas férias no campo deve proteger o cabelo. É exatamente para essa função que os chapéus e os lenços são ideais. Além disso, são sempre bons acessórios de moda, podendo ser conjugados com os fatos de banho e biquínis.
No que aos benefícios diz respeito, uma barreira contra a exposição aos mais diversos fatores de agressão ajuda a manter os fios e o couro cabeludo saudáveis, contribuindo para a boa saúde do cabelo no verão.
Passar por água doce
A salinidade e o cloro da água é, de facto, um dos maiores fatores de agressão do cabelo no verão. Por isso mesmo, uma das formas mais fáceis para lutar contra os seus efeitos é contrabalançar com água doce. Idealmente, antes de entrar na água do mar ou da piscina deve passar-se o cabelo por água doce. O mesmo deve acontecer depois de todos os mergulhos. Especialistas referem que esta simples ação faz com que o cabelo esteja saturado de “água boa” e menos agressiva e, por isso mesmo, absorve menos sal e cloro.
Abusar da água termal
A água termal é rica em minerais como ferro e zinco, que fazem maravilhas na pele e hidratam e apaziguam o cabelo. Além disso, a água termal hidrata o cabelo sem que este fique pesado, sendo um bom aliado na manutenção do brilho natural do cabelo. Esta deve ser aplicada nos cabelos húmidos depois do banho e depois de um momento de seca com a toalha.
Fazer máscaras
Especialistas indicam que não serve qualquer máscara para manter a saúde do cabelo no verão. Uma das mais indicadas é a máscara de óleo de coco, que deve ser feita uma a duas vezes por semana. Deve ser aplicada no cabelo seco ou depois de lavado apenas com shampoo. O óleo deve ser aplicado no meio e nas pontas do cabelo e deve aguardar-se 20 minutos – sendo também possível dormir com o óleo, com a ajuda de uma touca de banho. O processo, em qualquer uma das versões, termina com um novo banho, desta feita com o uso de condicionador.
Truques e dicas de beleza para o verão
Evitar a água quente
Tendo em conta que os cabelos já estão a ser sujeitos a muitas agressões, colocar a água quente na equação é adicionar mais um fator nefasto ao cabelo no verão. Por isso mesmo, opte por banhos mais frios, que não agridam tanto os fios, acabando por os deixar opacos e sem brilho.
Evitar químicos
Mais uma vez, esta medida para cuidar do cabelo no verão inclui-se na lista das agressões que podem ser evitadas numa altura em que já existem muitos outros fatores a trabalhar contra a saúde do cabelo. Por isso mesmo, as pinturas e os tratamentos químicos não são aconselhados durante o verão. Primeiro, porque podem funcionar como um fator extra de agressão para o cabelo mas também porque não estando saudável, os resultados obtidos ao longo dos tratamentos e pinturas pode não ser totalmente alcançado.
São muitas e muito fáceis as dicas para manter a saúde do seu cabelo no verão. Não sendo necessário encher a mala de produtos, torna-se bastante acessível cuidar do cabelo e evitar correr para a tesoura assim que o verão termina.
Oferecemos as soluções mais inovadoras, eficazes e seguras para si.
Descubra os tratamentos não invasivos.
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita
Discussion about this post