Como combater a retenção de líquidos

Sendo o corpo humano composto por cerca de 60% de água, a não eliminação deste líquido causa transtornos e problemas aos quais convém estar atento. A retenção de líquidos é um transtorno metabólico que se traduz na acumulação de líquidos no organismo, em casos em que o corpo não é capaz de eliminar os fluídos em excesso, permitindo à água que se acumule nos tecidos. Isto provoca inchaço nalgumas zonas do corpo, sendo um problema mais preponderante no setor feminino da sociedade.
O inchaço acontece quando o corpo ultrapassa os 75% de água e manifesta-se, sobretudo, nas pernas, nos braços, nas mãos, nos pés e até na barriga. É, assim, importante combater a retenção de líquidos estando atento aos seus sintomas e sabendo o que fazer para minimizar este transtorno.

 

 

[pub title=”Clínicas BodyScience” subtitle=”A beleza de um corpo saudável”]

Sintomas da retenção de líquidos

São vários os sintomas associados à retenção de líquidos. O mais comum passa pelo inchaço nos braços e nas pernas, muitas vezes acompanhado pela sensação de peso nas pernas, dores nos membros, inchaço abdominal, das mãos e dos pés, o aumento do volume das coxas e até de celulite e uma redução do volume urinário.

4 Dicas para combater a retenção de líquidos

 

Aumentar o consumo de água

Por estranho que pareça, uma das causas de retenção de líquidos é exatamente a falta de consumo de água. Ao sentir que não está a receber a quantidade de água necessária, o organismo tende a reter em excesso toda a água que tem e isso desencadeia todo o processo de inflamação. Além disso, uma rotina positiva de ingestão de água favorece o bom funcionamento de todos os órgãos, fundamental para a eliminação da água do organismo.

 

Alimentação regrada e saudável

As substâncias anti-inflamatórias encontradas em muitos alimentos ajudam a combater a retenção de líquidos, ao mesmo tempo que ajudam a diminuir a inflamação associada ao transtorno. Aposte em uvas, romãs, frutas vermelhas e hortaliças, mas também em alimentos ricos em gorduras “boas”, como a sardinha, o atum, o salmão e a linhaça.

 

Exercício físico

Nutricionistas indicam que uma caminhada diária de 30 minutos ajuda a combater a retenção de líquidos. Além disso, a prática de exercício físico ajuda, por si só, à eliminação de água do organismo pela transpiração.

 

Diminuição do consumo de alimentos industrializados

Ricos em sal, estes alimentos são muito responsáveis por casos de retenção de líquidos. Devem, por isso mesmo, ser evitados e até eliminados da alimentação num processo de combate à retenção de líquidos.

Tratamentos disponíveis para combater a retenção de líquidos

 

Endermologia LPG

A Endermologia LPG é um tratamento não invasivo que ajuda a combater a retenção de líquidos. Sendo um tratamento natural e indolor que elimina a celulite, combate a retenção de líquidos e melhora a circulação, baseia-se numa massagem mecanizada de ação profunda, com efeito relaxante, que inicia um processo de drenagem adiposa. O resultado é um tecido mais tonificado e reafirmado, graças ao constante enrolar e desenrolar de vincos cutâneos, erradicando os elementos que bloqueiam o sistema vascular. É esta ginástica cutânea que permite estimular a circulação sanguínea e linfática para uma eliminação eficaz das toxinas. É, assim, eficaz em problemas como a retenção de líquidos, a celulite, em processos de emagrecimento e até no pós-parto.

 

Pressoterapia

O método de pressoterapia é um tratamento vanguardista que atua profundamente na desintoxicação do organismo e na retenção de líquidos. Ao reativar o sistema circulatório sanguíneo, a pressoterapia aumenta a oxigenação do corpo e das suas células, traduzindo-se no alívio de dores provocadas pelas pernas cansadas ou membros adormecidos, assim como no tratamento e manutenção de uma pele mais saudável e sem celulite. É, assim, possível remodelar a silhueta, promover o emagrecimento, promover a linfodrenagem e até acelerar o metabolismo.
Tratando-se de um procedimento de desintoxicação, a pressoterapia atua como drenagem linfática, ajudando a melhorar as funções do corpo e promovendo a revitalização e a oxigenação do tecido magro.

 

BodyWave

É através de um método vibromagnético inovador que o Bodywave permite incidir sobre zonas bem localizadas, de forma sequencial. Elimina, assim, de forma eficaz, a celulite, ativando a normal circulação sanguínea e regenerando a pele em profundidade. Reduz, ainda, consideravelmente as dores e a sensação de peso e de cansaço das pernas, promovendo e potenciando a eliminação de líquidos e a diminuição de centímetros nas áreas tratadas.

 

 

Oferecemos as soluções mais inovadoras, eficazes e seguras para si.
Descubra os tratamentos não invasivos.

Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;