Como baixar o colesterol rapidamente: Alimentos a evitar e a incluir

O estilo de vida e a genética podem fazer com que o corpo produza demasiado colesterol e quando o colesterol se acumula nas artérias, pode bloquear o fluxo sanguíneo e levar a doenças cardiovasculares ou acidentes vasculares cerebrais. É por isso importante saber como baixar o colesterol rapidamente.

Por outro lado, enquanto gordura produzida pelo nosso organismo, o colesterol revela-se essencial na manutenção e bom funcionamento das nossas células.

É também necessário para produzir hormonas, vitamina D e substâncias úteis para a digestão dos alimentos.

 

medicina estética e nutrição

 

Quais os tipos de colesterol?

O colesterol é sintetizado no fígado e divide-se em duas categorias: o colesterol bom e o colesterol mau.

 

  • Colesterol bom

O colesterol bom, denominado colesterol HDL (High Density Lipoproteins), assume-se como um agente regulador que assegura a manutenção e respetiva limpeza dos tecidos celulares, especialmente das artérias.

 

  • Colesterol mau

O colesterol mau, denominado LDL (Low Density Lipoproteins), assegura o transporte e consequente deposição de gordura em outros tecidos celulares, contribuindo, entre outras coisas, para a obstrução de vasos sanguíneos, o que pode levar a problemas cardiovasculares graves e outras doenças.

 

como baixar o colesterol

 

Existem muitos alimentos que são prejudiciais à saúde e que tendem a aumentar a gordura corporal e o colesterol. Porém, muitos são um mito.

Quantos de nós já escutamos alguém dizer que não devemos comer ovos se temos colesterol?

Durante décadas, as pessoas evitaram alimentos saudáveis, mas ricos em colesterol, como os ovos, com medo de que esses alimentos pudessem aumentar o colesterol e, consequentemente, o risco de doenças cardíacas.

No entanto, estudos recentes mostram que, para a maioria das pessoas consumir alimentos saudáveis com alto teor de colesterol, não prejudica a sua saúde e pode até ser bastante benéfico, já que muitos dos alimentos ricos em colesterol estão carregados de nutrientes importantes em falta na dieta de muitas pessoas.

Sabe o que fazer para baixar o colesterol? Sabe que alimentos aumentam o colesterol? Sabe o que baixa o colesterol rápido?

Neste artigo, mostramos-lhe como baixar o colesterol rapidamente através de uma dieta saudável e equilibrada, desmistificando mitos e esclarecendo dúvidas acerca dos alimentos.

 

Como baixar o colesterol rapidamente: 6 Alimentos que deve evitar

Embora a componente genética tenha um grande peso nos níveis de colesterol, a maioria das pessoas consegue reduzir a produção de colesterol com uma dieta saudável.

A gordura saturada e a gordura trans aumentam a produção de lipoproteínas, ou seja, os alimentos podem não aumentar diretamente os níveis de colesterol no sangue, mas os alimentos ricos em gordura saturada e trans aumentam a quantidade de colesterol que o seu fígado produz naturalmente.

Desta forma, os alimentos são uma parte muito importante no controlo dos níveis de colesterol.

Sabe que alimentos aumentam o colesterol?

Deixamos-lhe X alimentos com alto teor de colesterol que podem afetar negativamente sua saúde e que, ao evitá-los, vai saber como baixar o colesterol rapidamente.

 

1. Alimentos Fritos

Qualquer que seja o alimento frito, torna-se rico em colesterol e deve ser evitado sempre que possível, se o objetivo é saber como baixar o colesterol rapidamente.

Isto porque estão carregados de calorias e podem conter gorduras trans, que aumentam o risco de doenças cardíacas e são prejudiciais à saúde de muitas outras maneiras.

Além disso, o alto consumo de alimentos fritos tem sido associado a um maior risco de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.

Se está também a tentar emagrecer e perder gordura abdominal mas não consegue, uma das razões pode ser este tipo de alimentos.

 

2. Fast Food

O consumo de fast food é um importante fator de risco para inúmeras doenças crónicas, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

As pessoas que consomem frequentemente comida processada tendem a ter o colesterol mais alto, mais gordura visceral e inflamações no corpo com mais frequência.

Comer menos alimentos processados ​​e cozinhar mais refeições em casa está associado a menos gordura corporal e a uma redução nos fatores de risco de doenças cardiovasculares, como colesterol LDL alto.

 

3. Sal

Muito sódio pode ajudar a aumentar a sua pressão arterial.

Provavelmente já sabe que não deve colocar muito sal na comida, mas sabia que também pode estar escondido em pães, carnes curadas, pizza, fast food e até em alguns alimentos congelados?

Em caso de dúvida, leia os rótulos. Tente não consumir mais do que 2.300 a 2.400 miligramas de sal por dia.

 

4. Manteiga

Se quer saber como baixar o colesterol rapidamente, fique a saber que a gordura láctea é em grande parte saturada e a manteiga é muito rica em ácidos gordos e, portanto deve ser evitado ou moderado.

Privilegie manteigas de frutos secos ou doces sem adição de açúcares no seu pequeno-almoço ou lanches. No caso da confeção de alimentos, opte por azeite.

 

5. Carne Processada

Sabe como fazer para o colesterol baixar? É fácil!

Carne processada, como fiambre, mortadela, paio, salsichas, chouriço e bacon, são alimentos com alto teor de colesterol e devem ser limitados ou mesmo eliminados da sua dieta se o seu objetivo é saber como baixar o colesterol e emagrecer.

O alto consumo de carnes processadas tem sido associado ao aumento das taxas de doenças cardiovasculares e certos tipos de cancro.

Um estudo de 2017 com mais de 614.000 participantes descobriu que cada porção adicional de 50 gramas de carne processada por dia estava associada a um risco de 42% mais probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.

 

6. Açúcar

Bolachas, biscoitos, bolos, gelados, pastéis e outros doces são alimentos não saudáveis ​​que tendem a ser ricos em colesterol, bem como em açúcares, gorduras e calorias – sobretudo se forem industrializados.

Este tipo de alimentos são geralmente desprovidos dos nutrientes de que o seu corpo precisa para se desenvolver de forma saudável e para que se sinta bem e com energia. Isso inclui vitaminas, minerais, proteínas e gorduras saudáveis.

Sim, sabem bem, mas são alimentos que deve mesmo evitar se quer reduzir o colesterol, emagrecer e claro, reduzir o risco doenças cardiovasculares e diabetes.

O açúcar é fácil de identificar em alimentos como os que referimos antes. Porém, é frequentemente adicionado em diversos tipos de comida e bebida que muitas vezes nem imaginamos e que tanto prejudicam a nossa saúde.

Leia os rótulos e evite comprá-los, caso encontre alguns dos ingredientes que enumeramos de seguida.

  • Adoçantes;
  • Xarope de milho;
  • Dextrose e frutose;
  • Glicose;
  • Xarope de milho rico;
  • Lactose;
  • Maltose;
  • Sacarose.

 

Clínicas Bodyscience - Instagram

 

Como baixar o colesterol rapidamente: 11 Alimentos que deve incluir 

Facilmente conseguimos nomear vários alimentos que são benéficos para a nossa saúde. Mas sabia que muitos deles ajudam ativamente a baixar os níveis de colesterol?

Confira a lista que se segue e certifique-se que começa a incluir estes alimentos na sua dieta se quer saber como baixar o colesterol rapidamente.

 

1. Ovos

Os ovos são um dos alimentos mais nutritivos que pode comer.

Geralmente, as pessoas evitam comer ovos com medo de que possam causar um aumento repentino dos níveis de colesterol.

No entanto, um estudo mostra que os ovos, não só não afetam negativamente os níveis de colesterol, como também aumentam o colesterol bom (HDL).

Para além de serem ricos em colesterol, os ovos são uma excelente fonte de proteínas altamente absorvíveis e estão carregados de nutrientes benéficos como vitamina A, vitamina B e selénio.

 

2. Queijo

Embora o queijo seja frequentemente associado ao aumento do colesterol, há quem defenda que os queijos magros e veganos não são prejudiciais.

Diferentes tipos de queijo variam em conteúdo nutricional, mas a maioria dos queijos fornece uma boa quantidade de cálcio, proteína, vitaminas A e vitamina B.

Como o queijo é rico em calorias, tente somente não exagerar.

 

3. Marisco

Amêijoas, caranguejos, camarões, mexilhões e outros tipos de marisco são uma excelente fonte de proteínas, vitaminas B, ferro, selénio e também são ricos em colesterol.

Além disso, os mariscos contêm componentes bioativos, como antioxidantes carotenóides e aminoácido taurina – que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e a reduzir o colesterol LDL.

 

4. Peixes Gordos

Os ácidos gordos ómega-3, que são encontrados nos peixes, podem diminuir o seu colesterol LDL. Procure comer opções mais gordurosas, como:

  • Salmão;
  • Cavala;
  • Atum;
  • Sardinha;
  • Truta.

Estes peixes não estão apenas carregados de nutrientes, estão também carregados de uma saborosa e conveniente fonte de proteína que pode ser adicionada a uma grande variedade de pratos. Além disso, são excelentes fontes de ferro, selénio, fósforo, zinco, cobre, magnésio e vitamina E.

Os peixes gordos são um grande aliado do nosso coração.

Tente comer duas porções de peixe por semana.

 

5. Frutas e vegetais

Frutas e vegetais podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e alguns tipos de cancro.

A maioria contém pouca ou nenhuma gordura e também é baixa em calorias, por isso pode também ser bastante útil no processo de perda de peso.

As frutas e vegetais contêm vitaminas, minerais e fibras que ajudam a manter-se saudável, a prevenir doenças e a reduzir o colesterol, ajudando a impedir que parte deste seja absorvido dos intestinos para a corrente sanguínea. Eis alguns exemplos:

 

6. Azeite

O azeite é rico em ácido oleico e está associado à redução do colesterol LDL e ao aumento do colesterol HDL.

Certifique-se que usa esta gordura com moderação, dado que é o azeite é rico em calorias.

 

7. Frutos secos

Os frutos secos aumentam o colesterol HDL e as fibras existentes ajudam a reduzir o colesterol LDL. Por estarem repletos de gorduras saudáveis para o seu coração, deve incluir no seu dia a dia os seguintes frutos secos:

Controle as porções de frutos secos que ingere diariamente com um medidor ou balança, dado que são ricos em calorias.

 

8. Chá para baixar o colesterol alto

Um bom exemplo de chá para baixar o colesterol alto é o chá verde, dado que é uma boa fonte de antioxidantes, combate o envelhecimento e ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL.

 

9. Salmão

O salmão é uma boa fonte de ómega 3, tal como a sardinha, o atum e a cavala.

 

10. Abacate

O abacate ajuda a aumentar o colesterol HDL e a reduzir o colesterol LDL.

Com altos níveis de fibras solúveis, estabiliza os níveis de gordura no sangue e reduz o risco de acidente vascular e doenças cardíacas.

 

 

11. Cereais integrais

Sabe como baixar o colesterol? Com cereais integrais!

Aveia e arroz integral podem reduzir o colesterol LDL e o colesterol total.

Coma pelo menos duas porções de cereais integrais por dia.

Pequenas alterações no seu estilo de vida como a mudança de alguns dos alimentos que ingere e o exercício físico são excelentes aliados na redução do colesterol LDL.

 

Como baixar o colesterol rapidamente
Alimentos que deve evitar
  • Alimentos fritos
  • Fast Food
  • Sal
  • Manteiga
  • Carne Processada
  • Açúcar
Como baixar o colesterol rapidamente
Alimentos que deve incluir
  • Ovos
  • Queijo
  • Marisco
  • Peixes Gordos
  • Frutas e vegetais
  • Azeite
  • Frutos Secos
  • Chá para baixar o colesterol alto
  • Salmão
  • Abacate
  • Cereais Integrais

 

Como baixar o colesterol rapidamente

Se procura saber como baixar o colesterol rapidamente, nada melhor do que marcar uma consulta de nutrição nas Clínicas BodyScience.

Clique no botão abaixo e visite-nos numa das nossas clínicas em Braga, Póvoa de Varzim, Porto e Lisboa.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;