Muitas pessoas erroneamente acreditam que a comida que se ingere é igual em qualquer momento do dia ou horário. A ciência refuta essa afirmação, sendo muito enfática sobre como o nosso corpo reage de forma diferente em períodos distintos do nosso dia a dia. Dessa forma, torna-se muito importante saber quando se deve comer e quando é necessário alimentar-se pouco ou ficar em jejum, porque comer muito à noite pode sim ser responsável pelo ganho de peso em algumas pessoas, mas depende.
Sim, há um grande debate sobre o assunto. O Departamento de Controlo de Peso, setor da Rede de Informação de Agricultura dos Estados Unidos afirma que não importa o momento do dia que se come, o que importa para perder peso é a quantidade de calorias que se perde em relação às calorias ingeridas durante o dia. Sendo assim, a quantidade de exercícios que se faz determina o ganho ou perda de peso, sem precisar preocupar-se com a “hora de comer” correta, e sim com as calorias do alimento.
No entanto, um estudo publicado na revista Obesity faz com que a confusão em relação ao tema aumente, pois afirma que comer à noite levou a um ganho de peso duas vezes maior em relação a quem não se alimentava durante este período, mesmo com o mesmo número de calorias ingerido durante o dia. Mesmo assim, os investigadores da Universidade de Northwestern que realizaram este estudo, fizeram a experiência em ratos, sendo que os resultados não são conclusivos.
Mesmo assim, é bom ter cuidado com a alimentação noturna, porque algumas “armadilhas” são criadas por nós mesmos. Geralmente é nesse momento do dia que escolhemos para relaxar, após trabalho ou estudo, e assim, para se livrar do stress e até mesmo do tédio, não é raro descontarmos em comidas gordurosas ou refeições exageradas. Na grande maioria das vezes as escolhas acabam em doces como chocolates ou alimentos fritos, sendo que isso é extremamente prejudicial para a saúde, principalmente se ocorre com frequência.
Contudo, o que mais faz com que deva ser evitada essa alimentação à noite é a maior dificuldade com que o sistema digestivo tem em trabalhar, sendo possível uma indigestão, além de possivelmente causar insónia. Uma refeição leve algumas horas antes de dormir provavelmente não tenha efeitos maus, o grande problema acontece com o exagero nas calorias no curto período para que a digestão ocorra antes de dormir. Para quem deseja perder peso, recomenda-se consumir 90% das calorias antes das 20h, e praticar exercícios físicos regularmente.
Referência: Dicas de Saúde
Em caso de dúvida contate as Clínicas Bodyscience. Trabalhamos para atingir os melhores resultados para os nossos clientes, fornecendo múltiplos serviços nas áreas da saúde, beleza e bem-estar. Marque uma consulta de avaliação gratuita e esclareça qualquer dúvida em relação ao serviço prestado pelas Clínicas BodyScience!
Discussion about this post