A obesidade é um dos flagelos que afeta pessoas de todas as idades um pouco por todo o Mundo. Atualmente, grande parte das crianças apresenta peso em excesso desde de tenra idade, um factor preocupante e correm risco de obesidade. Os hábitos alimentares das pessoas em geral não são os melhores e aliados a uma vida cada vez mais sedentária contribuem para um aumento de peso descontrolado.
A obesidade é um problema que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, de contrair diabetes, hipertensão e de sofrer um acidente vascular cerebral.
Um estudo recente publicado no Jornal da Academia de Nutrição e Dietética revela que as pessoas que assistem televisão enquanto fazem as refeições principais têm uma maior probabilidade de sofrer de obesidade.
Comer em frente à televisão significa fazer duas coisas ao mesmo tempo e quando tentamos fazer duas coisas em simultâneo, por norma, uma delas corre mal. Neste caso, a alimentação sai prejudicada e acabamos por perder a noção daquilo que estamos a comer e comemos para além das nossas necessidades.
Porque as crianças não devem comer em frente à TV
As crianças, uma vez que ainda não conseguem perceber com clareza o que é certo e o que é errado, é preciso ter muita atenção na hora das refeições. As crianças têm a tendência de consumir maiores níveis de açúcar e gorduras. Se comerem em frente à televisão, vão concentrar toda a sua atenção no programa que estão a ver e não serão capazes de perceber quando já estiverem satisfeitas. Devem ser habituadas desde pequenas a separar o momento da refeição do momento de ver o seu programa favorito.
Ver televisão enquanto fazemos as refeições inibe o nosso cérebro da sensação de saciedade, pois toda a atenção está concentrada na televisão. Assistimos televisão geralmente no sofá e isso faz com que fiquemos mais relaxados e descontraídos, ingerindo uma maior quantidade de alimentos.
Elimine a gordura localizada, combata a celulite e trate a flacidez.
Resultados Visíveis na Primeira Sessão
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita
Outro aspeto importante é a forma como comemos quando estamos a assistir televisão. Levamos o alimento à boca de forma mecânica, sem pensar bem no que estamos a fazer. Isto leva a uma maior ingestão de calorias, dores de estômago, gases e ainda engasgamentos, que podem ser fatais.
O estudo levado a cabo pela Academia de Nutrição e Dietética revela que as pessoas que fazem as refeições longe da televisão têm uma menor probabilidade de serem obesos. Isso acontece porque estão mais focados na alimentação e concentram a sua atenção naquilo que estão a comer, tendo uma melhor consciência sobre a quantidade de calorias que ingerem e sobre o momento em que atingem a saciedade.
Tempo em família
Atualmente, as pessoas vivem ocupadas e pouco é o tempo que têm para estar em família. A hora da refeição deve ser encarada como um momento de convívio, onde se partilham histórias do dia-a-dia. Fazer uma refeição enquanto se vê televisão significa estar numa bolha fechada, em que não comunicamos. Assim, o aconselhável é deixar a televisão para depois do jantar, num momento em que a refeição já esteja terminada!
Siga as Clínicas BodyScience no Facebook e subscreva a nossa newsletter para estar sempre sempre a par das nossas novidades e conselhos! Nas Clínicas BodyScience vai encontrar um grupo de profissionais de nutrição qualificado e focado em ajudá-lo. Conte connosco para conseguir uma silhueta invejável e uma vida mais saudável!
Discussion about this post