Como acabar com a flacidez após a perda de peso

Emagrecer para controlar o excesso de peso ou a obesidade pode reduzir significativamente o risco de doenças. No entanto, também pode resultar em flacidez.

Para algumas pessoas, isso pode levar a sentimentos menos positivos e desconforto que podem ser significativos o suficiente para interferir com a sua qualidade de vida.

Este artigo analisa o que causa a flacidez após a perda de peso. Também fornece informações sobre soluções naturais, exercícios e tratamentos que podem ajudar a “apertar”, reafirmar e eliminar a flacidez.

 

Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética

 

O que causa a flacidez de pele corporal após a perda de peso?

A pele é o maior órgão do corpo. Forma uma barreira protetora contra o meio ambiente.

A camada mais interna da pele consiste em proteínas, incluindo colagénio e elastina. O colágeno, que constitui cerca de 80% da estrutura da sua pele, fornece firmeza e força. A elastina fornece elasticidade e ajuda a manter a pele firme.

Durante o aumento de peso, a pele expande-se para dar lugar a um maior crescimento. A gravidez é um exemplo dessa expansão.

A expansão da pele durante a gravidez ocorre ao longo de alguns meses. A pele expandida normalmente retrai vários meses após o parto.

Por outro lado, quando a pele foi significativamente esticada e permanece assim por um longo período, as fibras de colagénio e a elastina são danificadas. Como resultado, eles perdem parte da sua capacidade de retração.

Consequentemente, quando perde muito peso, o excesso de pele pode ficar pendurado no corpo. De uma forma geral, quanto maior é a perda de peso, mais pronunciada é a flacidez.

Importa esclarecer que existem dois tipos de flacidez:

  • Flacidez corporal dérmica
  • Flacidez corporal muscular

A primeira está relacionada com fatores ambientais, biológicos, genéticos ou hormonais, é mais superficial e mais simples de tratar.

A segunda resulta de maus hábitos alimentares, da ausência de exercício físico e das consequências desastrosas de anos a fazer dietas io-io.

 

Quais os fatores que influenciam a perda de elasticidade da pele?

Existem fatores contribuem para a flacidez após a perda de peso:

  • Duração. Em geral, quanto mais tempo alguém está com excesso de peso ou obesidade, mais flácida a pele ficará após a perda de peso, devido à perda de elastina e colágeno que referimos anteriormente.
  • Quantidade de peso perdido. A perda de peso de  40 kg ou mais normalmente resulta numa maior quantidade de pele flácida do que uma perda de peso mais moderada.
  • Idade. Uma pele mais madura tem menos colagénio do que uma pele mais jovem, e tende a ficar mais flácida após a perda de peso.
  • Genética. Os genes podem afetar a forma como a sua pele responde ao aumento de peso e perda de peso.
  • Exposição ao sol. Foi demonstrado que, apesar de benéfica em doses moderadas por ajuda na produção de vitamina D, a exposição ao sol reduz a produção de colagénio e da elastina da pele, o que pode contribuir para a pele mais flácida.
  • Tabaco. Fumar leva a uma redução na produção de colagénio e pode danificar o colagénio existente, resultando em pele flácida.

 

 

Quais são os problemas mais comuns relacionados com o excesso de flacidez?

Para algumas pessoas, a flacidez, acompanhada de pele solta, pode trazer desafios físicos e emocionais:

  • Desconforto físico. O excesso de flacidez e pele pode ser desconfortável e possivelmente interferir na rotina diária.
  • Diminuição da atividade física. Apesar da perda de peso encorajar mais pessoas a se exercitarem, o excesso de flacidez pode interferir e na motivação para treinar, sobretudo em grupo.
  • Imagem corporal pobre. Pele flácida devido à perda de peso pode causar efeitos negativos na imagem corporal e no humor.

 

 

Qual a melhor forma de combater a flacidez corporal?

As dicas que lhe deixamos de seguida podem melhorar muito a resistência e a elasticidade da sua pele.

 

1. Mantenha uma alimentação variada

Como costumamos dizer, todas as alterações que procura fazer ao seu corpo devem começar de dentro para fora.

Sem uma alimentação variada e o mais saudável possível, por mais exercícios que faça, torna-se difícil obter resultados.

Para combater a flacidez, o primeiro passo começa “na boca”, cumprindo as proporções da roda dos alimentos. Recomendamos assim que a sua alimentação diária inclua alguns alimentos saudáveis como:

  • Frutas (banana, pêssegos, uvas, maçã, etc.): 3 a 5 porções diárias
  • Hortícolas (couve, abóbora, cebola, alho, etc.): 3 a 5 porções diárias
  • Tubérculos e cereais integrais (batata, beterraba, pão, arroz, etc.): 4 a 11 porções diárias
  • Leguminosas (ervilhas, feijão, lentilhas, grão-de-bico, etc.): 1 a 2 porções diárias
  • Carnes magras, peixe e ovos: 1,5 a 4,5 porções diárias
  • Laticínios (se não for intolerante à lactose): 2 a 3 porções diárias
  • Gorduras saudáveis: 1 a 3 porções diárias
  • Água: um mínimo de 8 copos diários

Para quem está a trabalhar a flacidez corporal, consumir aveia, citrinos, cenoura, legumes com folhas escuras, frutos vermelhos, iogurte natural, salmão e ovos, ajuda a conseguir uma pele mais bonita e lisa.

Além de tudo isto, não é demais lembrar que o consumo de refrigerantes, açúcares refinados, bebidas alcoólicas e comida processada deve ser reduzido ou eliminado da sua alimentação.

 

2. Hidrate a pele

Se apenas se limitar à aplicação de cremes, não espere milagres.

Contudo, está provado que cremes que tenham na sua composição a coenzima Q10, colagénio, elastina ou retinol conseguem melhores resultados na prevenção da flacidez.

Diariamente, após o banho, aplique um bom creme hidratante com ajuda de uma massagem rápida, em movimentos circulares ascendentes.

 

3. Tome banho com água fria

Se durante o banho, a água está sempre acima dos 38 graus, está na hora de reduzir a temperatura.

Prefira banhos com água morna e finalize com jatos de água gelada – aguente o máximo de tempo que lhe for possível pois a baixa temperatura aumenta a tonicidade e a produção de colagénio, a proteína responsável pela firmeza da pele.

A aplicação de um gel à base de cânfora, centella asiática ou mentol, também ajuda a tonificar.

 

Tenha acesso às novidades, dicas e ofertas exclusivas!
Subscrever Newsletter Bodyscience

 

4. Mantenha uma rotina de atividade física diária

Para combater a flacidez, é preciso combinar a prática de exercícios localizados com outros mais abrangentes.

A somar aos exercícios de reforço muscular que lhe vamos apresentar mais abaixo, inclua outros de forma alternada, por exemplo, num dia faz exercícios localizados no seguinte outro tipo de desporto, como corrida ou natação.

Outras sugestões podem incluir: uma caminhada de, pelo menos, uma hora por dia, uma corrida de, pelos menos 4 km, uma aula de dança, hidroginástica, futebol, ténis ou outra prática da sua preferência. Além disto, na sua rotina, mantenha-se em movimento: prefira escadas a elevadores, dobre a roupa em pé, prefira os transportes ao carro, etc.

 

5. Tome colagénio

O colágeno hidrolisado é muito semelhante à gelatina. É uma forma processada do colagénio encontrado no tecido conjuntivo de animais.

Embora não tenha sido testado em pessoas com pele flácida relacionada à grande perda de peso, estudos recentes sugerem que a suplementação de colágeno hidrolisado pode ser muito benéfico para a saúde da sua pele.

O colágeno hidrolisado vem em pó e pode ser comprado em lojas de alimentos naturais.

Outra fonte popular de colagénio é o caldo de ossos, que também oferece outros benefícios à saúde.

6. Procure um especialista

Nem sempre uma alimentação saudável e a prática frequente de exercício físico conseguem resolver a flacidez corporal.

Se procura uma solução mais rápida e definitiva, as clínicas BodyScience têm  tratamentos que asseguram efeitos visíveis desde a primeira sessão.

Graças a processos naturais e não invasivos, consegue resultados rápidos e duradouros através dos seguintes tratamentos:

  • Radiofrequência Tripolar Cronus: um procedimento que trabalha, ao mesmo tempo, nas diferentes camadas da pele, sendo, por isso, mais potente e eficaz.
  • Bodyshape: uma tecnologia que queima calorias sem dor e que, em 30 minutos de tratamento, permite o mesmo resultado de 750 abdominais.

6 exercícios simples para combater a flacidez

 

flacidez

 

Fazer treinos de força regulares é uma das maneiras mais eficazes de construir massa muscular em adultos jovens e adultos.

Adote uma rotina de exercício físico e em breve verá a sua pele mais firme outra vez.

Alguns dos exercícios para melhorar ou acabar com a flacidez são:

 

1. Kick Butts

Encene o movimento de correr mas sem sair do mesmo sítio. Num ritmo acelerado, eleve os calcanhares.

Faça este exercício todos os dias, em sequências de dois minutos com um minuto de pausa.

Este exercício é perfeito para combater a flacidez nas pernas e glúteos.

Duração: 60 a 120 segundos.

 

2. Elevação pélvica

Deite-se no chão com as costas bem apoiadas e flita os joelhos.

Deixe os braços esticados ao longo do corpo e suba a bacia até esta ficar completamente alinhada com os joelhos.

Desça lentamente, apoiando vértebra a vértebra e, ao fazê-lo, contraia os abdominais e deite o ar fora. Este exercício vai ajuda a combater a flacidez na zona abdominal.

Duração: 10 a 20 repetições.

 

3. Wide Squads

Wide Squads são os famosos agachamentos e ajudam-nos a perder flacidez nas pernas e coxas.

Afaste bem as pernas e rode ligeiramente os pés para fora. Agache até conseguir fazer um ângulo de 90 graus nos joelhos.

É fundamental que mantenha sempre as costas direitas e a zona abdominal bem contraída.

Duração: 15 a 20 repetições.

 

4. Flexões

Apoie-se na posição de prancha e flita os braços até atingir um ângulo de 90 graus nos cotovelos.

Vá subindo e descendo em repetições de 20 flexões sem deixar os joelhos tocarem no chão. Se não conseguir, apoie os joelhos.

Mantenha a zona abdominal bem contraída e expulse o ar no movimento ascendente.

Duração: 8 a 20 repetições.

 

5. Escalada

Coloque-se na posição de prancha e leve um pé junto às mãos.

Impulsione-se e troque a posição de cada perna, através de um pequeno salto. Mantenha toda a zona abdominal contraída e deite o ar para fora sempre que saltar.

Este exercício ajuda a combater a flacidez na barriga e pernas.

Duração: 60 segundos.

 

6. Bike ABS

Deite-se de costas no chão e coloque as mãos entrelaçadas na nuca.

Leve alternadamente um cotovelo ao joelho do lado oposto e simule o movimento de andar de bicicleta. Faça 3 séries com 12 repetições para cada lado.

Duração: 8 a 12 repetições para cada lado.

 

Considerações Finais

A flacidez é muito comum depois de um processo de perda de muito peso.

Se não perdeu uma quantidade muito elevada de peso (acima dos 40 ou 50kg), a sua pele vai provavelmente retrair-se por conta própria. Mudanças no estilo de vida, alimentação cuidada e atividade física regular também podem ajudar.

No entanto, uma perda de peso mais significativa pode exigir uma cirurgia de contorno corporal ou outros procedimentos estéticos.

Os tratamentos não invasivos são a solução mais indicada em muitos casos. Converse connosco e saiba como podemos ajudar.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;