O colesterol é um dos maiores problemas da sociedade portuguesa e mundial ao nível da saúde. Fruto do estilo de vida atual e de uma alimentação menos regrada e equilibrada, é cada vez mais comum ter níveis de colesterol alterados. No entanto, existe o chamado colesterol bom e o colesterol mau. Saber o que é e como reduzir o colesterol mau é, por isso, uma necessidade urgente.
O que é o colesterol mau?
De forma muito simplificada, o colesterol é uma substância gorda produzida naturalmente no organismo que desempenha um papel vital no funcionamento das células. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é um dos principais fatores de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Existem dois tipos de colesterol, sendo um positivo para o organismo e o outro negativo.
O LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade) é mais conhecido pelo colesterol mau, uma vez que contém uma quantidade elevada de colesterol que se acumula nas paredes arteriais. Por outro lado, o HDL (Lipoproteína de Alta Densidade) é conhecido por colesterol bom, pois é capaz de remover e transportar o colesterol das artérias e levá-lo para o fígado, onde é eliminado.
Embora seja produzido naturalmente pelo organismo, algumas pessoas herdam uma maior tendência para a sobreprodução, o que as coloca num patamar de risco maior. Por outro lado, o consumo de gorduras aumenta esse mesmo risco. Convém, por isso mesmo, manter um equilíbrio saudável entre os valores de colesterol.
Saiba os valores de referência
Os níveis de colesterol são determinados através de um exame ao sangue quer seja numa picada rápida no dedo ou num laboratório de análises clínicas. Além da quantidade de colesterol presente no sangue, o exame permite ainda perceber a quantidade específica de colesterol mau e de colesterol bom. Por isso mesmo, ainda que seja importante manter o valor de colesterol total baixo, é também fundamental analisar o rácio e a proporção de LDL e de HDL no sangue.
- Presença de doença coronária;
- Doença das artérias periféricas;
- Acidente vascular cerebral;
- Idade superior a 40 anos;
- História familiar de doença cardiovascular;
- Excesso de peso;
- Hipertensão arterial ou diabetes ou outras doenças que aumentem os níveis de colesterol.
Como baixar o colesterol: alimentos a evitar
Como reduzir o colesterol mau
Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, estas são as principais medidas que deve garantir para controlar o chamado colesterol mau:
- Aumentar o consumo de vegetais
- Garantir o consumo de 2 a 3 peças de fruta por dia
- Trocar os cereais e derivados de cereais refinados por versões integrais
- Aumentar o consumo semanal de peixes gordos e diminuir o consumo de carne, preferindo as carnes “brancas” e sempre retirando a pele e toda a gordura visível
- Incluir na alimentação sementes, frutos oleaginosos e leguminosas
- Preferir o azeite, óleos vegetais e cremes vegetais em detrimento da banha e manteiga
- Evitar a ingestão de produtos de charcutaria, de produtos de pastelaria e confeitaria, snacks doces e salgados e de outros produtos processados ricos em gordura saturada e trans e açúcares.
- Nos casos mais acentuados ou onde todas estas medidas não resultaram, a medicação é também utilizada para controlar o colesterol. Estes medicamentos ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças arteriais e a estabilizar lesões precoces das artérias.
Fontes:
http://www.fpcardiologia.pt/alimentacao-e-colesterol/
https://www.escardio.org/
https://www.cdc.gov/cholesterol/ldl_hdl.htm
https://medlineplus.gov/ldlthebadcholesterol.html
Oferecemos as soluções mais inovadoras, eficazes e seguras para si.
Descubra os tratamentos não invasivos.
Discussion about this post