Se tem celulite nas pernas, saiba que não está sozinha. Alguns dados sugerem que 80 a 90% das mulheres adultas têm celulite nas pernas ou em algum lugar do corpo.
Das mais curvilíneas, às mais magras, todas as mulheres podem sofrer de celulite se os cuidados com a alimentação forem poucos e o exercício físico não existir.
Para saber como disfarçar a celulite nas pernas é importante perceber o que é a celulite e o que causa esta condição que afeta a autoestima e autoconfiança de milhares de mulheres por todo o mundo.
Antes de descobrirmos o que causa a celulite e como a evitar, é importante saber o que é e saber identificar o tipo de celulite que possui.
O que é a celulite?
A celulite é uma condição em que a pele apresenta covinhas e buracos e consiste no acúmulo de gordura debaixo da pele, ganhando a famosa casca de laranja.
As células de gordura armazenam o excesso de gordura, fruto de uma má alimentação e questões hormonais, alterando a estrutura do tecido que se estende à pele.
Curiosamente, a celulite é vista quase exclusivamente em mulheres e desenvolve-se mais comumente nas pernas, coxas, nádegas e barriga.
Quais os graus da celulite?
A celulite é categorizada com base na sua gravidade e atinge diferentes graus, começando por um pequeno edema, podendo ir até ao aparecimento de nódulos e pequenos buracos na pele.
Conheça no ponto seguinte os diferentes graus de celulite.
Tipos de celulite: Causas e tratamentos
Grau 0
Sem celulite.
Grau 1
Pele lisa quando em pé, mas com aspeto de casca de laranja quando sentada.
Grau 2
A pele tem aparência de casca de laranja quando em pé e sentada.
Grau 3
A pele tem aparência de casca de laranja quando em pé, com zonas profundas.
No entanto, atualmente não existe um método padrão para avaliar e categorizar esta condição.
As células adiposas são responsáveis pelo armazenamento da gordura no organismo, mas têm um limite: até dez vezes o seu tamanho.
Quando a capacidade de armazenamento das células adiposas é excedida, a microcirculação e a drenagem dos tecidos na camada mais profunda de pele é prejudicada, o que resulta numa inflamação e danos irreversíveis na epiderme, a camada superficial da pele.
18 Mitos e verdades sobre a celulite que vai querer conhecer
O que causa a celulite nas pernas?
A razão pela qual as pessoas desenvolvem celulite nas pernas ainda não é totalmente compreendida, mas é mais provável que seja desencadeada por uma combinação de fatores: hormonas, género, estilo de vida e fatores genéricos, má circulação sanguínea, tabagismo, stress e o uso de roupas apertadas.
No entanto, a idade, a suscetibilidade genética e a forma corporal também podem desempenhar um papel preponderante.
Hormonas
A celulite desenvolve-se devido a mudanças no tamanho e na estrutura das células de gordura.
Hormonas como a insulina e as catecolaminas, estão envolvidas na quebra e no armazenamento de gordura, podem desempenhar papéis importantes na formação de celulite nas pernas.
Qualquer desequilíbrio hormonal que promova o ganho de gordura, como altos níveis de insulina, pode colocar uma pessoa num risco maior de desenvolver celulite.
Além disso, dado que a celulite é quase exclusivamente observada em mulheres, acredita-se que o estrogénio possa desempenhar um papel importante na sua formação.
Essa teoria pode ter algum peso, dado que a celulite desenvolve-se depois das mulheres atingirem a puberdade e tende a piorar durante os momentos em que as mulheres estão a passar por processos que fazem oscilar as hormonas, como a gravidez, a menopausa e até quando mudam de contracetivo.
No entanto, apesar desta especulação, o impacto das hormonas na formação da celulite ainda é desconhecido.
Género
Não é novidade que as mulheres têm muito mais probabilidade de desenvolver celulite do que os homens, e uma das razões para isso acontecer envolve diferenças na maneira como o tecido conjuntivo feminino e as células de gordura são organizados sob a pele.
As mulheres têm um grande número de células de gordura que se posicionam verticalmente sob a pele, com a parte superior das células encontrando-se com o tecido conjuntivo num ângulo reto.
Já os homens tendem a ter um número menor de células de gordura que estão dispostas horizontalmente, ficando achatadas umas contra as outras.
Desta forma, é muito mais provável que as células de gordura nas mulheres “penetrem” no tecido conjuntivo e se tornem visíveis sob a pele.
Estas diferenças estruturais explicam por que a celulite é vista quase exclusivamente em mulheres.
Estilo de vida
O aparecimento de celulite pode ser agravado pelo excesso de líquido nos tecidos circundantes e a circulação sanguínea das áreas afetadas pela celulite pode ser parcialmente culpada por isso.
Acredita-se que longos períodos sentados reduzem o fluxo sanguíneo e causam essas alterações em áreas propensas à celulite.
Dessa forma, manter-se ativa e fazer exercício físico com regularidade pode ajudar a prevenir e eliminar celulite rápido nas coxas e nas pernas.
Para combater a celulite também é importante que mantenha uma alimentação regrada, livre de alimentos processados e qualquer alimento com excesso de sal, açúcar e gorduras (más) – o trio a evitar.
Dê preferência a alimentos saudáveis como legumes, verduras, vegetais, cereais integrais. Ainda é indicado beber cerca de 2 litros de água e de chá verde, sem açúcar, ao longo do dia para eliminar as toxinas.
Cada pessoa possui uma necessidade individual da quantidade de calorias, proteínas, vitaminas e minerais que precisa de consumir por dia e por isso, uma consulta com um nutricionista pode ser o indicado para adequar a alimentação, de acordo com as necessidades e gosto pessoal.
Os 10 principais alimentos que contribuem para celulite
Fatores genéticos
É verdade, a celulite pode fazer parte do seu código genético, o que significa que apesar de ter cuidados redobrados, ao ter uma predisposição genética para a celulite, é muito provável que ela surja no seu corpo.
No entanto, isto não deve ser motivo para desistir de cuidar de si e de ter o corpo que deseja, livre de celulite nas pernas.
Apesar destes serem os 4 fatores que mais parecem contribuir para as pernas com celulite, existem outras variáveis que podem potenciar a tão temida e indesejada “pele casca de laranja”. Tome nota:
Má circulação sanguínea
A má circulação sanguínea prejudica o funcionamento do corpo, nomeadamente no que diz respeito à eliminação de líquidos e toxinas. Se estas se acumulam no organismo, surge a celulite nas pernas.
Tabagismo
O tabaco prejudica a circulação sanguínea e se o sangue não flui, as toxinas acumulam-se, as gorduras instalam-se e a casca de laranja emerge.
Stress
O stress é responsável por imensos problemas como insónias, perturbações alimentares, depressão ou problemas cardiovasculares. A celulite é mais um para acrescentar à lista.
Adote hábitos que ajudem a diminuir o stress como o exercício físico, a meditação, o yoga e a psicoterapia.
Roupas apertadas
Roupas muito justas podem prejudicar a circulação sanguínea e potenciar o aparecimento de celulite nas pernas ou noutras zonas do seu corpo.
Portanto, se quer evitar a celulite nas pernas, não utilize roupas justas.
Depois de instalada, é difícil eliminar a celulite. No entanto, é possível disfarçar a celulite nas pernas e reduzir drasticamente os seus efeitos.
O que fazer para acabar com celulite nas pernas?
Agora que conhece as causas da celulite nas pernas, conhecida também como pele casca de laranja, deixamos-lhe as ferramentas para amenizar a celulite do seu corpo:
- Opte por tratamentos estéticos localizados;
- Beba mais água: ingira, no mínimo, 8 copos de água por dia;
- Aumente o consumo de alimentos ricos em ácidos gordos essenciais (atum e salmão), antioxidantes e anti-inflamatórios (abacaxi, beterraba, brócolos, chá verde, citrinos, espinafres, frutos vermelhos, kiwi ou rúcula) e fibras (amêndoas, batata-doce, grão-de-bico, feijão, iogurtes, pera, semente de linhaça ou soja);
- Pratique exercício físico diariamente: Corrida, CrossFit, Spinning, Zumba e exercícios localizados são alguns bons exemplos de exercícios para a celulite nas pernas.
Se é daquelas pessoas que pensa que basta utilizar creme para celulite nas pernas ou um remédio caseiro para a celulite nas pernas, esqueça!
Assim não vai lá, nem muito menos poderá assim perder celulite em apenas 1 semana. Se tem muita celulite nas pernas, tem de fazer exercícios para a celulite nas pernas!
Qual o melhor exercício para a celulite nas pernas?
Não sabe como acabar com a celulite nas pernas com exercícios? Não existe um melhor exercício para acabar com a celulite nas pernas. Existem vários:
- Agachamento;
- Corrida;
- Caminhada rápida;
- Elevação pélvica;
- Lunge;
- Step up.
Agora que já sabe quais os melhores exercícios para perder celulite nas pernas e nádegas, já não tem desculpa para continuar sentada!
A perda de peso é frequentemente promovida como uma boa forma de eliminar a celulite das pernas e de todo o corpo.
O ganho de peso corporal pode certamente piorá-la, especialmente se já estiver acima do peso. Contudo, a eficácia da perda de peso como tratamento exclusivo parece não ser conclusiva.
É possível diminuir a celulite nas pernas ao perder peso?
Um pequeno estudo descobriu que perder peso ajudou a reduzir a gravidade da celulite na maioria das pessoas, especialmente nas que estavam acima do peso.
No entanto, cerca de 32% das pessoas incluídas na amostra deste estudo descobriram que perder peso, na verdade, fez com que a sua celulite aumentasse.
A razão para isso ter acontecido é desconhecida, mas pode dever-se a outros fatores como, diferenças na estrutura e elasticidade do tecido conjuntivo, bem como na retenção de fluidos, que podem contribuir para o aparecimento de celulite.
No geral, a maioria das pessoas descobrirá que a perda de peso melhora a aparência da celulite, mas isso não é garantido para todos.
Se procura um tratamento para celulite e flacidez nas pernas, clique no link que se segue.
Quais os melhores tratamentos para a celulite e flacidez?
Quais os tratamentos para a celulite nas pernas?
Tratamentos como o Legend Pro+, a Criolipólise, a Endermologia LPG, a Radiofrequência Tripolar Cronus, a Pressoterapia e o BodyWave são os tratamentos para a celulite que pode encontrar nas nossas clínicas e que garantem resultados a partir da primeira sessão para eliminar a celulite.
Se se pergunta “como posso diminuir a celulite nas pernas”, “como posso reduzir a celulite nas pernas”, “como posso eliminar a celulite nas pernas” ou “o que posso fazer para melhorar a celulite nas pernas”, então saiba que temos a resposta para tudo isto.
Nas Clínicas BodyScience, encontra as tecnologias mais recentes, o conhecimento mais profundo e os melhores profissionais para a ajudar a eliminar a celulite das pernas e de todo o seu corpo.
Fique a conhecer ao pormenor cada um dos tratamentos no ponto seguinte.
Legend Pro+
O Legend Pro+ é o nosso mais recente tratamento para queimar celulite nas pernas e noutras zonas do corpo e rosto e combina 4 poderosas tecnologias num só equipamento.
Além de ser completamente indolor, este tratamento não é invasivo.
Criolipósile
A Criolipólise é considerada por muitos o melhor tratamento para celulite, já que elimina os depósitos de gordura que se acumulam em diferentes partes do corpo e rosto, garantindo eficácia e segurança máximas.
Saiba aqui o preço da Criolipólise.
Endermologia LPG
A Endermologia LPG, não só elimina a celulite como combate a retenção de líquidos e melhora o aspeto e a firmeza da pele.
Graças a uma massagem mecanizada, indolor, tem uma ação profunda que permite ativar as funções do organismo, sendo eficaz no tratamento da celulite.
Radiofrequência Tripolar Cronus
A Radiofrequência Tripolar Cronus é um método inovador que pela sua tripla ação atua, ao mesmo tempo, nas diferentes camadas da pele.
Logo tem resultados mais rápidos para eliminar a celulite nas pernas, promovendo a tonificação cutânea, combatendo a flacidez e atuando nas camadas mais profundas da pele, sobre a gordura e celulite.
Pressoterapia
A Pressoterapia é outro tratamento para celulite e que ajuda a tratar a retenção de líquidos e a desintoxicar o corpo.
Bodywave
O Bodywave trata a celulite, a retenção de líquidos e a deficiente circulação sanguínea. Assim como, reduz as dores e a sensação de cansaço nas pernas, promove a eliminação de líquidos e a diminuição de centímetros nas áreas tratadas.
Se pertence à grande percentagem de mulheres que vive com celulite, chegou a hora de inverter o processo.
Mude os seus hábitos e procure os melhores tratamentos para se livrar da celulite que tanto a condiciona.
Ainda não sabe como eliminar celulite das pernas?
Se anda à procura do melhor tratamento estético para acabar com a celulite nas pernas, então sabe que o encontrará nas Clínicas BodyScience.
Os nossos profissionais vão analisar o seu caso específico, antes de recomendar a melhor solução.
Sempre que se pergunta “qual o tratamento mais eficaz para celulite”, saiba que a resposta passa pela análise específica do seu caso por profissionais especializados.
Clique na imagem abaixo e marque uma consulta de avaliação numa das Clínicas BodyScience em Braga, na Póvoa do Varzim, no Porto e em Lisboa.