Apesar de ser mais comum nas coxas e nas pernas, é possível encontrar celulite na barriga.
Esta condição não se limita a certos tipos de corpo, nem é exclusiva de pessoas com excesso de peso. Na verdade, pode atingir pessoas de todos os sexos, formas, tamanhos e pesos, já que homens e pessoas magras também podem ter celulite.
Embora a celulite por si só não represente um risco para saúde, muitas pessoas preferem eliminá-la ou, pelo menos, torná-la menos percetível.
Se é o seu caso, descubra o que fazer para diminuir a celulite na barriga e que alternativas existem para melhorar esta condição.
Apesar de ser um grande incómodo estético, a celulite é muito mais do que apenas um problema “superficial” a tratar.
Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética
O que é a Celulite?
A celulite é uma inflamação do tecido celular, provocado pela acumulação de gorduras, água e toxinas em baixo da pele. Como resultado, surge a famosa “casca de laranja”, isto é, pele com aspeto ondulado.
Existem também outros tipos de celulite, como a celulite infeciosa, uma infeção bacteriana grave da pele e poderá até conduzir à morte.
De um modo geral, é uma condição que afeta quase 90% das mulheres, porém, pode surgir em alguns homens, algo que é mais raro acontecer.
Embora as áreas mais afetadas possam ser as coxas e os glúteos, a celulite pode surgir noutras regiões do corpo, como a barriga ou os braços, por exemplo.
Por que a Celulite Aparece na Barriga ?
A barriga com celulite surge porque as células de gordura desta região estão com problemas em funcionar. Ao inflamarem, não conseguem fazer a correta libertação de água e, combinando com a acumulação de toxinas, faz com que existam alterações nos tecidos da pele.
Quais são as Causas da Celulite na Barriga?
No geral, o que causa celulite na barriga é:
Gravidez
Além das estrias, algumas mulheres desenvolvem muita celulite na barriga durante e após a gravidez devido ao aumento de peso num curto período de tempo e também pelos altos níveis de estrogénio.
Hábitos Alimentares
Uma dieta com a ausência de alimentos ricos em antioxidantes e em água pode fazer com que a sua pele perca colagénio e pareça desidratada. Como resultado, a celulite pode ficar mais percetível com o tempo.
Flutuações de Peso
A perda e o ganho de peso extremos podem fazer com que a pele fique esticada, o que pode levar à acumulação de células de gordura.
Histórico Familiar
A hereditariedade também desempenha um papel importante nesta equação.
Se os seus pais têm celulite, a probabilidade de ter ou vir a ter é muito maior, podendo também surgir mais cedo.
Celulite na Barriga: Como Prevenir?
Apesar de ser difícil prevenir a celulite, há formas de a limitar. Para tal, basta adotar um estilo de vida saudável. Nesse sentido, deve:
1. Manter-se Hidratada
Beber muita água e manter-se hidratada é vital para garantir que as toxinas sejam eliminadas do seu organismo. A regra simples: quanto mais clara a urina, mais hidratada está.
Nesse sentido, beba a quantidade de água recomendada para si, sendo que o ideal é beber, no mínimo, 1,5L de água por dia.
2. Comer Muitas Frutas e Vegetais
Além de terem as vitaminas e minerais que promovem a sua saúde, estes alimentos também contêm água e podem ajudá-la a manter-se hidratada.
Uma boa forma para atingir este objetivo é incluir vegetais e fruta da época na sua alimentação.
3. Evitar o Consumo de Alimentos Processados
Além de altamente prejudiciais à saúde, os alimentos processados com alto teor de açúcar, sal e gorduras saturadas podem levar à acumulação de toxinas no seu corpo e promover o aparecimento de celulite.
4. Perder Peso ou Manter um Peso Saudável
Carregar menos peso pode ajudar a diminuir as células de gordura e tornar a celulite menos percetível.
Para isso, deve saber qual o peso ideal para a altura que tem e tentar atingir esse objetivo. Para consegui-lo, deve procurar um(a) nutricionista para criar um plano alimentar adequado às suas necessidades.
5. Praticar Exercício Físico
A rotina de exercício físico reduz a gordura e ajuda a queimar calorias. Mas para que seja eficaz, precisa de fazer mais do que apenas exercícios cardiovasculares.
Além de serem importantes para perder peso, os treinos de força são excelentes para reduzir a celulite e tonificar a pele.
Deve, também, incluir exercícios específicos para ajudar a perder celulite na barriga e tonificar a pele na região.
6. Evitar a Ingestão de Bebidas Alcoólicas
O álcool tende a ter grandes quantidades de açúcar, o que pode tornar a celulite mais percetível.
Além disso, o consumo de álcool tem sido relacionado à gordura localizada na barriga, promovendo assim o aparecimento de celulite.
Quais os Exercícios para a Celulite na Barriga?
Conforme foi dito, para eliminar a celulite na barriga deve ter um plano de treinos que incluam exercícios cardiovasculares (por exemplo, caminhada ou hidroginástica), 3 vezes por semana, com sessões com duração entre 30 e 45 minutos.
Além disso, deve aliar exercícios de força, como exercícios com recurso a máquinas de pesos livres, 3 vezes por semana. Deste modo, consegue aumentar a massa muscular e acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gordura em repouso.
Para complementar este plano de exercícios, deve incluir agachamentos clássicos, assim como o búlgaro e lateral, que são também um dos melhores exercícios para perder celulite nas pernas e nádegas.
Experimente também fazer elevação pélvica, step up, lunge e abdominal canivete. Verá que serão excelentes auxiliares para eliminar a celulite na barriga.
Numa tentativa de melhorar a situação, existem muitos cremes para a celulite na barriga que prometem resultados impressionantes. O que diz a ciência?
De acordo com um estudo, tudo pode depender dos ingredientes utilizados. No caso, a pesquisa incidiu sobre uma solução tópica com a combinação de extratos medicinais de Rosmarinus officinalis, Annona squamosa e Zanthoxylum clava-herculis.
Cremes Anti-celulite: Funcionam Mesmo?
Segundos os resultados, esta combinação registou melhorias na hidratação, na firmeza e na elasticidade da pele, reduzindo a celulite. Se a indicação se destinar exclusivamente à redução da celulite, justifica-se um período de aplicação mais longo.
Apesar de mostrar bons resultados, os dermatologistas alertam que, por si só, os cremes para a celulite não são suficientes. A única forma de acabar com a celulite na barriga ou noutras partes do corpo é ter uma alimentação saudável, praticar exercício físico e complementar com tratamentos.
Como Tirar a Celulite da Barriga com Remédio Caseiro?
Uma vez mais, o grande segredo para reduzir a celulite é ter uma alimentação saudável e praticar exercício físico. Porém, existem métodos alternativos e caseiros que se podem fazer em casa para melhorar esta condição, tais como:
- Beber sumos detox;
- Beber chá (por exemplo, chá verde e chá de cavalinha);
- Fazer uma massagem com sal após um banho com água morna;
- Esfoliar as áreas afetadas com uma mistura de borras de café e sabonete líquido, enxaguando depois com água morna.
Qual o Melhor Tratamento para a Celulite na Barriga?
Existem alguns tratamentos que ajudam a eliminar celulite na barriga, tais como:
1. Lipoaspiração Não Invasiva Titan
Este é um tratamento alternativo à Lipoaspiração Cirúrgica, mas sem anestesia, sem cortes, sem dor, sem cicatrizes, sem internamento e sem o penoso período de recuperação.
Através de tecnologias inovadoras e um corpo clínico de excelência, a Lipoaspiração Não Invasiva Titan atua sobre as células de gordura localizadas em áreas difíceis, de forma rápida, eficaz e segura.
Como resultado, as gorduras persistentes são eliminadas, assim como a celulite na barriga.
2. Legend Pro+
A tecnologia da Legend Pro+ oferece uma abordagem integrada para o rejuvenescimento da pele e remodelação corporal, combinando técnicas avançadas que atuam em conjunto para proporcionar resultados visíveis e duradouros.
Assim, enquanto elimina a gordura e rejuvenesce a pele, este tratamento trabalha a tonificação muscular e a reafirmação da pele.
3. Radiofrequência Tripolar Cronus
A Radiofrequência Tripolar é um tratamento estético não invasivo de combate à flacidez da pele e de eliminação da celulite, tratando o rosto e corpo de forma indolor e segura.
O uso eficiente desta tecnologia permite um tratamento focalizado e efetivo com resultados clinicamente comprovados.
4. Endermologia Médica
A Endermologia Médica é um método comprovado e não invasivo de tratamento da celulite difusa e gordura generalizada.
Através de uma massagem mecanizada de ação profunda, com efeito relaxante, desencadeia um processo de drenagem das sobrecargas adiposas, que ajudam a tonificar e reafirmar os tecidos.
5. Pressoterapia
A Pressoterapia é um método terapêutico utilizado para melhorar o sistema circulatório e o sistema linfático, apresentando resultados múltiplos.
Por exemplo, este tratamento atua na retenção de líquidos, na circulação e ainda ajuda a desintoxicar o organismo.
Por ativar o sistema circulatório, este tratamento aumenta a oxigenação corporal, melhorando a circulação sanguínea.
6. Bodywave
Através de um método vibromagnético inovador, o Bodywave é um tratamento terapêutico que permite trabalhar de forma localizada e sequencial a ativação sanguínea e a regeneração da pele de forma profunda.
As células de gordura são endurecidas por fibrose, sendo depois descompactadas e eliminadas através do sistema linfático.
Acabe de Vez com a Celulite na Barriga
Como vê, existem vários tratamentos que podem tornar a celulite menos percetível e melhorar o seu bem-estar.
Praticar desporto com regularidade, manter-se bem hidratada, manter um peso saudável e seguir uma dieta saudável também pode ajudar.
Para potenciar os resultados destes hábitos de vida, conte com os tratamentos inovadores contra a celulite disponíveis nas Clínicas BodyScience.
Visite-nos numa das nossas clínicas em Braga, Póvoa de Varzim, Porto ou Lisboa e descubra o plano de tratamentos adequados a si.