A celulite é a pele com covinhas em forma de casca de laranja. Esta encontra-se com mais frequência nas coxas e nas pernas, mas também é possível encontrar celulite na barriga.
A celulite não se limita a certos tipos de corpo, nem é exclusiva de pessoas com excesso de peso. Na verdade, pode atingir pessoas de todos os sexos, formas, tamanhos e pesos, já que homens e pessoas magras também podem tê-la.
Embora a celulite por si só não represente um risco para saúde, muitas pessoas preferem eliminá-la – ou, pelo menos, torná-la menos percetível.
Este artigo explora as causas da celulite na barriga e as opções para lidar com ela.
Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética
Quais são as principais causas da celulite na barriga?
A textura distinta e irregular da celulite é causada pelo tecido adiposo que se encontra na profundidade da pele e que faz pressão contra o tecido conjuntivo.
A celulite pode ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo a zona abdominal, onde também é comum acumular-se gordura. A pele casca de laranja, como é muitas vezes apelidada, surge habitualmente em zonas corporais onde existe mais tecido adiposo.
Embora a celulite possa afetar homens e mulheres, é muito mais comum em pessoas do sexo feminino.
Outro fator que pode ter impacto no aparecimento da celulite é a idade. Conforme a sua pele fica mais fina com o envelhecimento – e com a natural perda de colagénio – a celulite torna-se mais perceptível. Mas a verdade é que a maioria das pessoas começa a notá-la por volta dos 30 anos.
A história familiar também desempenha um papel importante nesta equação. Se os seus pais têm celulite, a probabilidade de ter ou vir a ter é muito maior – e esta também pode surgir mais cedo.
O que causa a celulite e como evitar
Outras causas de celulite na barriga incluem:
- Gravidez. Além das estrias, algumas mulheres desenvolvem muita celulite na barriga durante e após a gravidez devido ao aumento de peso num curto período de tempo e também pelos altos níveis de estrogénio.
- Hábitos alimentares. Uma dieta pobre em alimentos ricos em antioxidantes e em água pode fazer com que a sua pele perca colagénio e pareça desidratada. Ambos os fatores podem tornar a celulite mais perceptível com o tempo.
- Inflamações. Pensa-se que as inflamações presentes no organismo podem ter um efeito no tecido conjuntivo que, por sua vez, pode levar ao surgimento da celulite.
- Flutuações de peso. A perda e o ganho de peso extremos podem fazer com que a pele fique esticada, o que pode levar à acumulação de células de gordura.
Como prevenir a celulite na barriga?
Embora seja difícil prevenir a celulite, pode haver formas de a limitar, adotando um estilo de vida saudável. Considere as seguintes etapas:
1. Mantenha-se hidratada
Beber muita água e manter-se hidratada é vital para garantir que as toxinas sejam eliminadas de seu organismo. A regra simples: quanto mais clara a urina, mais hidratada está. Beba um mínimo de 1,5L de água por dia.
2. Coma muitas frutas e vegetais
Além de terem as vitaminas e minerais que promovem a sua saúde, estes alimentos também contêm água e podem ajudá-la a manter-se hidratada.
Princípios para uma alimentação saudável
3. Evite o consumo de alimentos processados
Além de altamente prejudiciais à saúde, os alimentos processados com alto teor de açúcar, sal e gorduras saturadas podem levar à acumulação de toxinas no seu corpo e promover o aparecimento de celulite.
4. Perca peso ou mantenha um peso saudável
Carregar menos peso pode ajudar a diminuir as células de gordura e tornar a celulite menos perceptível. Peça ajuda de um profissional de nutrição e perca peso de forma equilibrada e saudável.
5. Mantenha-se ativa
As rotinas de exercício físico reduzem a gordura e ajudam a queimar calorias.
Certifique-se que não faz apenas exercícios cardiovasculares. Treinos de força também são importantes para perder peso e reduzir a celulite.
6. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas
O álcool tende a ter grandes quantidades de açúcar, o que pode tornar a celulite mais perceptível.
Além disso, o consumo de álcool tem sido relacionado a gordura localizada na barriga, promovendo assim o aparecimento de celulite.
Tenha acesso às novidades, dicas e ofertas exclusivas!
Subscrever Newsletter Bodyscience
Qual é o melhor tratamento para a celulite na barriga?
Ainda que existam maneiras muito eficazes de reduzir a textura irregular da pele com covinhas, para manter os resultados a longo prazo, é importante adotar um estilo de vida saudável e manter uma rotina de tratamentos.
Os tratamentos mais comuns para eliminar celulite na barriga são:
1. Massagem anti celulite
Uma massagem anticelulite profissional não apenas ajuda a aliviar os músculos tensos, como também pode melhorar a drenagem linfática e a circulação sanguínea por todo o corpo.
Ao remover toxinas e aumentar o fluxo sanguíneo, a massagem pode ajudar a melhorar temporariamente a aparência da pele e tornar a celulite menos perceptível.
2. Radiofrequência Tripolar
A Radiofrequência Tripolar é um tratamento estético não invasivo de combate à flacidez da pele e de eliminação da celulite. Está preparado para tratar o rosto e corpo de forma indolor e segura.
Elimina celulite e tonifica a pele, tratando a flacidez cutânea. O uso eficiente desta tecnologia, permite um tratamento focalizado e efetivo com resultados clinicamente comprovados.
3. Endermologia Médica
A Endermologia Médica é um método comprovado e não invasivo de tratamento da celulite difusa e gordura generalizada.
Através de uma massagem mecanizada de ação profunda, com efeito relaxante, desencadeia um processo de drenagem das sobrecargas adiposas, que ajudam a tonificar e reafirmar os tecidos.
Drenagem linfática na gravidez: Quais os benefícios?
4. Pressoterapia
A Pressoterapia é um método terapêutico utilizado para melhorar o sistema circulatório e o sistema linfático e pode ajudar em resultados múltiplos, como na retenção de líquidos, na circulação e ainda a desintoxicar o organismo.
Por ativar o sistema circulatório, a Pressoterapia aumenta a oxigenação corporal, traduzindo-se numa melhoria na circulação sanguínea, evitando assim as dores provocadas por pernas inchadas e cansadas ou membros adormecidos e ajudando também a eliminar celulite.
Considerações Finais
Ainda que possa ser difícil eliminar a celulite, não é impossível.
Existem vários tratamentos que podem tornar a celulite menos perceptível.
Praticar desporto regularmente, manter-se bem hidratada, manter um peso saudável e seguir uma dieta saudável também podem ajudar.
Se deseja minimizar e eliminar a celulite, converse com o seu médico e especialista de medicina estética sobre as formas mais seguras e eficazes de o fazer.
Discussion about this post