Sabia que a celulite corresponde a uma deformação da arquitetura das células de gordura? Este facto explica a razão pela qual mulheres magras podem ter celulite: não há obrigatoriamente um aumento do tecido adiposo mas sim uma alteração na sua estrutura, originando nódulos de gordura, água e toxinas que dificultam a micro-circulação.
[pub title=”Clínicas BodyScience” subtitle=”A beleza de um corpo saudável”]
Apesar de não ser uma situação que afecte unicamente o sexo feminino, a celulite é sem dúvida a inimiga número 1 da maior parte das mulheres, sendo que a probabilidade de uma mulher vir a ter celulite é 9 vezes superior à de um homem.
O principal problema da celulite está no facto de, uma vez formada, a sua tendência ser para agravar e se tornar irreversível. Assim sendo, é crucial ter em conta algumas atitudes a implementar para a evitar/ combater:
- Garantir que a ingestão de água está adequada (no mínimo 1,5l/dia)
- Substituir o sal por ervas aromáticas (o sal contribui para a retenção de líquidos)
- Evitar a ingestão de açúcar e gordura hidrogenada (trans)
- Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas e refrigerantes com gás
- Apostar em alimentos anti-inflamatórios (peixes gordos, vegetais verdes, frutos vermelhos)
- Incluir alimentos diuréticos na rotina alimentar: gengibre, pepino, ananás, chá verde
- Apostar em cereais integrais, pouco refinados
- Praticar exercício físico todo o ano (e não apenas antes do verão!)
Complementar estes bons hábitos com os nossos tratamentos especializados fará todo o sentido, por forma a incidir directamente sobre a celulite mais teimosa. Marque já a sua Consulta de Avaliação Gratuita e livre-se de vez da pele “casca de laranja”!
Maria Travassos
Nutricionista nas Clínicas BodyScience
Siga as Clínicas BodyScience no Facebook e subscreva a nossa newsletter para estar sempre sempre a par das nossas novidades e conselhos!