Celulite em pessoas magras: sim, é comum

Celulite em pessoas magras, é comum? Sim!

Um dos maiores mitos sobre a celulite é que esta apenas se desenvolve em pessoas com excesso de peso. Mas a verdade é que pessoas magras e em boa forma também podem ter celulite.

A celulite surge como pequenos “furinhos” na pele e, apesar de não ser exclusiva deste género, é mais comum nas mulheres.

Causada pelo depósito de gordura que começa a “empurrar” as camadas de fibras de colagénio e tecido conjuntivo sob a pele, a celulite normalmente afeta a zona dos braços, das nádegas e das coxas, assim como a barriga.

Uma pessoa com um peso considerado normal para sua altura ou até abaixo do desejado pode registar uma percentagem de gordura desadequada para o seu corpo e desenvolver celulite. Mas por que razão isto acontece?

Continue a ler e descubra as causas da celulite em pessoas magras e de que forma a pode evitar e tratar.

 

Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética

 

Quais são as causas da celulite em pessoas magras?

 

1. Genética

Assim como a altura, a cor da pele, a estrutura óssea e a cor dos olhos são determinadas pela genética, o mesmo ocorre com sua suscetibilidade à celulite. 

É mais provável que venha a desenvolver celulite se a sua mãe ou avó a tiverem também, independentemente do seu peso corporal.

E só porque não tem celulite agora não significa que não terá no futuro. A celulite pode aparecer a qualquer momento e em qualquer idade. No entanto, na menopausa as mulheres tornaram-se mais propensas a ter celulite, devido ao aumento da gordura corporal e à perda de massa muscular.

 

2. Pobre ingestão de água

A desidratação não causa celulite, mas pode agravá-la.

Quando está desidratada, o corpo retém o excesso de água e, como resultado, as covinhas da celulite tornam-se mais evidentes.

Observe que quando está com sede, significa que já está desidratada. Portanto, não espere ficar com sede para ingerir água.

Beba água ao longo do dia e coma alimentos com alto teor de água.

 

3. Maus hábitos alimentares

“Sou magra e tenho muita celulite!” Já parou para avaliar a sua alimentação diária

Não importa o quão magra é. Ter uma alimentação pobre em nutrientes e rica em sal, açúcar e gordura vai fazer com que a celulite apareça em alguma parte do seu corpo.

Alimentos processados ​​são carregados de ingredientes que promovem a acumulação de gordura em pontos problemáticos.

Além disso, também prejudicam a saúde da pele, piorando a aparência da celulite.

Evite ingerir alimentos processados ​​e mantenha uma dieta equilibrada. Este é o ponto-chave para evitar a celulite e eliminar a que já tem.

 

 

4. Tem gordura localizada

Tem excesso de gordura localizada, embora seja magra?

Homens e mulheres podem ser gordos e magros ao mesmo tempo. Como? Aparentando magreza mas contendo muita gordura localizada em zonas específicas.

Geralmente, as mulheres são mais suscetíveis a este problema, pois têm mais gordura corporal do que os homens.

O excesso de gordura sob a pele causa celulite. Além disso, a falta de músculos torna a celulite mais visível. Se for um “falso magro”, construir músculos pode reduzir a aparência da celulite.

 

5. É fumadora

Não é novidade para ninguém que fumar é prejudicial à saúde. Mas sabia que este hábito pode causar celulite em pessoas magras?

Fumar causa má circulação sanguínea, o que aumenta as chances de ter celulite. Em segundo lugar, o fumo regular interrompe a produção de colagénio, enfraquecendo a pele e tornando a gordura sob a mesma mais visível.

 

7. Passa muito tempo sentada

Um dos problemas de ficar sentada o dia todo é que isso interfere com a circulação sanguínea – uma das principais causas do surgimento e agravamento da celulite.

E quando não há sangue suficiente a atingir a pele, pode formar-se celulite

Se é magra e tem celulite nas pernas e nas coxas, permanecer sentada durante muitas horas pode ser uma das principais causas destas “covinhas” indesejadas.

Isso não quer dizer que está condenada a ter celulite se ficar sentada o dia todo, mas que é importante que adote estratégias para se mover mais durante o dia.

Levantar-se com frequência e manter-se ativa no escritório pode evitar a má circulação. Pode até usar esses truques para queimar mais calorias enquanto está sentada à secretária.

 

8. Come demasiado sal

Adicionar muito sal aos alimentos ou comer alimentos processados ​​pode tornar a celulite mais visível.

A ingestão excessiva de sal causa retenção de líquidos, o que faz com que a celulite surja rapidamente.

Se é magra e tem celulite, evite alimentos processados ​​com alto teor de sódio, use pouco sal de cozinha e vai notar que a sua celulite vai começar a desaparecer.

 

 

9. Tem desequilíbrios hormonais

Mulheres com desequilíbrios hormonais têm maior probabilidade de ter celulite. Os baixos níveis de estrogénio aumentam a probabilidade de desenvolver este problema.

Uma queda nos níveis de estrogénio leva a uma diminuição na produção de colagénio e má circulação sanguínea, o que pode fazer com que a celulite apareça nos braços, estômago, coxas e glúteos.

 

10. Veste roupas apertadas

Algumas pessoas acreditam que usar calças justas pode ajudar a reduzir a celulite, mas a verdade é que isto apenas a torna mais evidente e pode mesmo piorá-la.

Roupas apertadas causam má circulação sanguínea, o que não é bom para quem tem celulite. Evite usar roupas apertadas todos os dias.

 

Tenha acesso às novidades, dicas e ofertas exclusivas!
Subscrever Newsletter Bodyscience

 

Como perder celulite: 5 dicas fundamentais

Qualquer pessoa pode ter celulite. Mas perceba que a celulite piora quando engorda. Portanto, o segredo para perder celulite passa por manter o seu percentual de gordura corporal baixo e aumentar a massa muscular.

Para evitar e eliminar a celulite do seu corpo, adote os seguintes hábitos:

 

 

1. Exercício físico diário

O exercício físico pode ajudar a reduzir a gordura corporal do seu corpo, o que torna a celulite menos percetível.

Escolha um programa que combine exercícios aeróbicos com treinos de força. Isso vai ajudá-la a queimar gordura corporal, a tonificar e a definir os seus músculos. 

Crie uma rotina de exercícios que enfoque as áreas do corpo que são propensas à celulite. Alguns dos exercícios que podem ajudar são:

Contacte um profissional de exercício físico e solicite orientação. Um treino personalizado vai ajudá-la a atingir os seus objetivos com mais rapidez e eficiência.

 

2. Dieta saudável

Uma má nutrição pode piorar a celulite. Portanto, coma menos alimentos processados ​​e aumente a ingestão de “alimentos de verdade”, como vegetais, frutas e cereais integrais.

Mudar a sua dieta não só a ajuda a livrar-se da celulite, como também combate possíveis inflamações existentes no seu corpo e reduz a gordura localizada na barriga.

Converse com um nutricionista para que juntos possam delinear um plano alimentar que vá ao encontro dos seus objetivos. 

 

3. Perder gordura 

Pessoas aparentemente magras também têm gordura.

Faça dieta para perder a gordura acumulada, mas não mantenha um grande défice calórico, pois isso pode levar à perda de massa muscular.

Mantenha um défice moderado e concentre-se mais na atividade física intensa e regular.

 

 

4. Hidratação

Beber muita água vai eliminar a retenção de líquidos e ajudar a libertar as toxinas do seu organismo. Beba pelo menos 2 litros de água por dia.

Trazer uma garrafa de água pode ajudá-la a beber mais água diariamente. Sinta-se à vontade para beber água com limão ou para juntar frutos vermelhos ou chá de hortelã se isso facilitar a sua ingestão.

 

5. Evitar bebidas alcoólicas e parar de fumar

Beber muito álcool e fumar piora a celulite.

O álcool é mau para a celulite porque, além de calórico, causa desidratação e diminui a função de diferentes órgãos.

Como referimos anteriormente, uma das causas mais importantes da celulite é a má circulação sanguínea. Alguns componentes presentes no tabaco, como o alcatrão e a nicotina, fazem com que a pele e os vasos sanguíneos/linfáticos sofram de stress oxidativo, inflamação, glicação e fibrose, todos eles promotores ativos da celulite.

 

Qual é o melhor tratamento para celulite?

A celulite em pessoas magras também beneficia de tratamentos estéticos.

Felizmente, hoje em dia, as clínicas de estética apresentam várias soluções para eliminar celulite de forma rápida, indolor e não invasiva.

Conheça os 3 tratamentos mais eficazes para acabar com a celulite:

 

 

1. Endermologia Médica LPG

Através de uma massagem mecanizada de ação profunda, a Endermologia Média LPG, oferece uma sensação corporal relaxante que proporciona bem-estar ao mesmo tempo que trata problemas como a celulite e retenção de líquidos.

 

 

2. Radiofrequência Tripolar Cronus Corpo

A Radiofrequência Tripolar Cronus Corpo atua nas diferentes camadas da pele conferindo-lhe uma potência e um grau de eficácia surpreendentes.

Na camada mais superficial, promove a tonificação cutânea, combatendo a flacidez e nas camadas mais profundas, atua sobre a gordura e a celulite. 

 

3. Pressoterapia

A Pressoterapia é ideal para a desintoxicação do organismo, para tratar a retenção de líquidos e eliminar a celulite em todos os seus estados.

Esta tecnologia de exceção, permite remodelar a sua silhueta, promover o emagrecimento, a aceleração do metabolismo e a linfodrenagem.

 

 

Considerações finais

Se é magra e começou a notar celulite no seu corpo, talvez esteja na hora de fazer uma revisão ao seu estilo de vida.

A atividade física regular e uma dieta saudável e balanceada pode ajudar a reduzir a aparência geral da celulite.

Converse com o seu médico, com um nutricionista e com um profissional de medicina estética sobre o resultado desejado e as etapas que deseja alcançar.

Eles vão saber ajudá-lo a determinar o tratamento eficaz. 

 

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO GRATUITA

Perguntas frequentes

O que é a celulite?

A celulite é vulgarmente conhecida como “pele casca de laranja”.

Esta ganha ondulações devido a alterações no tecido adiposo. Os adipócitos (células de gordura) armazenam o excesso de gordura – fruto, sobretudo, de uma má alimentação e de oscilações hormonais – alterando a estrutura do tecido que se estende até à pele.

A celulite atinge diferentes níveis, começando por um pequeno edema até o surgimento de nódulos e depressões (pequenos buracos na pele).

 

O que causa celulite em pessoas magras?

O que causa celulite em pessoas magras é um desequilíbrio na composição corporal em que a quantidade de gordura é superior à massa muscular – podendo dar origem ao aparecimento de celulite.

As suas principais causas devem-se ao estilo de vida, pautado por sedentarismo e alimentação pouco saudável. Porém, a componente genética e as oscilações hormonais também têm influência no desenvolvimento e agravamento desta condição.

 

Como acabar com a celulite?

Existem várias formas de acabar com a celulite sendo que o fator mais importante é o estilo de vida.

Comece por alterar alguns hábitos alimentares e por praticar atividade física; beba muita água diariamente e evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas.

Alguns tratamentos caseiros como massagens e tratamentos estéticos não invasivos também podem ajudá-la a prevenir e eliminar definitivamente a celulite.

 

Qual o tratamento mais eficaz para celulite?

Na Bodyscience encontra os tratamentos mais eficazes para celulite.

Endermologia LPG, Radiofrequência Tripolar Cronus e Pressoterapia são são alguns dos melhores tratamentos para a celulite de que poderá usufruir.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;