Mais importante do que conhecer as causas das estrias, é necessário entender o que são estas indesejáveis marcas. Quando surgem, as estrias são perceptíveis ao olhar e ao toque mas é na camada mais profunda da pele que tudo acontece – a derme.
O que são as estrias?
A derme é formada por fibras de elastina e colagénio responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele. Quando a pele dilata de forma abrupta, estas fibras rompem e surgem as estrias. Depois das fibras romperem, surgem linhas de cor e textura diferente da sua pele normal que começam num tom arroxeado e, à medida que ficam definitivas, passam de cor-de-rosa para brancas. Podem provocar comichão ou dor mas não são prejudiciais à saúde.
As estrias não são todas iguais e o seu aspeto varia de pessoa para pessoa e de acordo com o tipo de pele, o que as causou, há quanto tempo existem e em que parte do corpo apareceram. As estrias podem apresentar-se da seguinte forma:
- Riscas ou linhas numa zona restrita da pele
- Traços cobrindo grandes áreas do corpo
- Traços rosa, vermelho, preto, azul ou roxo
- Linhas garridas que desvanecem para uma cor mais clara
- Linhas nos braços, abdómen, mamas, ancas, nádegas ou coxas
Quais são as causas das estrias?
Infelizmente, são muitas as causas das estritas e nem todas podem ser acauteladas. Durante a adolescência, fruto de picos de crescimento intensos e rápidos, podem surgir estrias. Assim como, quando acontece um aumento excessivo de peso ou de massa muscular.
A gravidez e o puerpério também são períodos propícios ao aparecimento de estrias e são poucas as mulheres que lhe escapam. Nestes casos, a aplicação diária, de manhã e ao deitar, de um creme anti-estrias é muito importante – também após o parto, especialmente, nos seios.
A genética também tem uma palavra a dizer quanto às estias e alguns medicamentos, à base de corticoesteróides, como a cortisona, provocam uma atrofia cutânea que impede a elasticidade da pele e resulta nestas marcas.
Há ainda grupos com maior probabilidade de ter estrias, designadamente:
- Mulheres
- Caucasianos (de pele clara)
- Grávidas
- Familiares com estrias
- Partos de bebés grandes ou múltiplos
- Estar acima do peso
- Perda ou ganho repentino de peso
- Toma de corticóides
Como prevenir as estrias?
As estrias são delicadas, difíceis de tratar e de prevenir, porém, há algumas coisas que pode fazer para manter a sua pele saudável e evitar, tanto quanto possível, que estas marcas surjam no seu corpo. Ainda assim, não é garantido que as consiga evitar, pode é minizar os danos.
Somos o que bebemos
O corpo humano é composto essencialmente por água (entre 60% a 75%) que é responsável pelo transporte de nutrientes e diversas substâncias essenciais à vida, auxilia na eliminação de toxinas, é responsável pela regulação corporal e é, claro está, essencial para a hidratação da pele.
Sendo verdade que os cremes e tratamentos de beleza são poderosos quando se trata hidratação e regeneração da pele, é mais certo ainda que a hidratação começa, desde muito cedo, de dentro para fora. Assim para prevenir as estrias, é essencial ingerir, ao longo do dia, a quantidade de água diária recomendada (8 copos).
De fora para dentro
A hidratação diária, com o creme da sua preferência, não só permite que tenha uma pele de pêssego, suave e cheirosa, como é uma grande ajuda quando se trata de prevenir estrias. Mas, atenção, a hidratação externa de forma alguma invalida a hidratação interna.
A aplicação de creme hidratante deve ser rigorosa e desde tenra idade, não só para cuidar o corpo como para incutir este hábito essencial à saúde da pele. Ao acordar e ao deitar, de preferência depois do banho, espalhe um bom creme hidtratante no corpo – nas zonas mais críticas, prefira um cuidado anti-estrias.
Pela boca nasce a estria
Fritos, comida processada (bolos de confeitaria, bolachas industrias, comida pré-confecionada e outros), refrigerantes, álcool e café em excesso são inimigos da pele. Na mesma medida a não ingestão de frutas e legumes potencia o aparecimento de estrias (e de outros problemas).
Uma alimentação variada, que respeita as proporções indicadas na roda dos alimentos, é a chave para uma vida saudável e uma preciosa ajuda para um corpo livre de estrias. Assim como a prática de exercício diário, seja uma aula de dança, uma corrida, uma sessão de yoga ou uma caminhada.
Tratamento
Depois de perceber quais são as causas das estrias e qual a melhor forma para as prevenir, a pergunta que se impõe é uma: como eliminar as estrias? Sendo difícil é possível, pelo menos, minimizar os efeitos e disfarçar as inestéticas marcas.
No mercado, há diversos cremes de tratamento anti-estrias que são bastante eficazes a disfarçar os danos provocados pelas estrias. Esta aplicação aliada à esfoliação, que elimina as células e permite a formação de pele nova, ajuda bastante. Existem ainda diversas mezinhas, com claras de ovos ou azeite, fontes de proteínas e vitamina E, que auxiliam na regeneração da pele.
No entanto, os efeitos destes cremes e remédios caseiros podem não ser tão céleres ou eficazes quanto o desejado. Com a Radiofrequência Tripolar Cronus, um tratamento não invasivo, disponível nas clínicas Body Science, os resultados surgem com a primeira sessão. Como? Simples: o tratamento altera a cor, a largura e profundidade, consequentemente, as estrias tornam-se invisíveis.
Saiba mais sobre este método inovador e marque uma consulta de avaliação gratuita.
Discussion about this post