A maioria das pessoas apresenta inchaço na barriga ou distensão abdominal em algum momento da sua vida e podem ser várias as causas devido. É como se o estômago tivesse a expandir e a ser esticado, o que pode ser bastante desconfortável.
É natural que, ao longo do dia, a barriga fique um pouco mais inchada. No entanto, há alimentos, hábitos, doenças e outras condições que provocam e agravam a distensão abdominal.
Saiba o que provoca este inchaço abdominal e tome medidas para mudar.
Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética
O que pode provocar inchaço na barriga? 7 causas principais
Abaixo estão algumas das possíveis causas do inchaço na barriga:
1. Intolerância a lactose
A intolerância à lactose é um distúrbio digestivo no qual uma pessoa é incapaz de digerir o açúcar presente no leite.
Uma pessoa com intolerância à lactose apresentará sintomas desconfortáveis ou dolorosos poucas horas após consumir leite ou produtos lácteos. Esses sintomas podem incluir:
- Inchaço na barriga
- Cólicas e dores de estômago
- Barulhos estranhos provenientes da região abdominal
- Gases
- Flatulência
- Náuseas
A gravidade dos sintomas varia dependendo da quantidade de lactose que a pessoa consumiu.
2. Síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio gastrointestinal crónico que causa sintomas como:
- Inchaço na barriga
- Dor ou desconforto abdominal
- Obstipação ou diarreia
As causas desta doença ainda são desconhecidas. No entanto, as pessoas com SII tendem a ter níveis mais elevados de sensibilidade nos intestinos do que aqueles que não têm a doença.
3. Ingestão de bebidas com gás
As bebidas com gás, como refrigerantes, água ou cerveja, porque têm elevadas quantidades de dióxido de carbono na sua composição e, por isso, são uma das principais causas da barriga inchada.
Ao consumir bebidas gaseificadas, está a engolir grandes quantidades de dióxido de carbono – ou seja, de gás – que fica retido no sistema digestivo e leva à distensão abdominal, gases, cólicas ou azia.
Se a água mineral não é a sua bebida preferida, aromatize-a com ervas, vegetais ou frutas como o limão, framboesas, cidreira, chá de hortelã, gengibre, canela ou pepino.
4. Consumo de comida processada
Não é novidade que a comida processada é inimiga do organismo e uma das principais causas da barriga inchada mas porque é que isto acontece?
Uma das razões está relacionada com o excesso de sódio sal na sua composição o que leva o organismo a reter água e resulta na retenção de líquidos.
Produtos embalados, como sopas, molhos e comida pré-cozinhada, têm elevadas quantidades de sódio. Evite consumir produtos com excesso de sal, açúcar e gordura e prefira alimentos saudáveis e naturais. Desta forma, estará a prevenir inchaço, dores, gases e mau estar geral.
5. Prisão de ventre
Diversas pessoas são afetadas pela prisão de ventre, muitas vezes relacionada com a falta de exercício físico e um baixo consumo de água e alimentos ricos em fibras.
A conclusão é simples: se o trânsito intestinal não estiver afinado, é natural que acabe com a barriga inchada.
Há diversas formas de estimular o funcionamento do intestino mas a mais simples e eficaz passa pelo consumo de frutas, legumes, água e alguns cereais integrais, como a aveia.
6. Flatulência
Não é caso para embaraço. Sabia que cada indivíduo liberta, em média, cerca de meio a um litro e meio de gases por dia?
Mas de onde vem tanta flatulência? Os gases não são mais do que o ar que foi engolido e não foi expelido pela boca e o resultado da fermentação provocada pelas bactérias da flora intestinal no intestino grosso – ou seja, a decomposição dos alimentos.
Como resolver o excesso de gases? Para começar, não prenda os gases porque pode causar inchaço e desconforto abdominal. Depois, para reduzir a flatulência deve diminuir o consumo dos alimentos processados, não conversar enquanto mastiga, evitar as pastilhas elásticas e comer devagar – praticando uma alimentação mais consciente.
7. Menstruação
Cerca de 80% das mulheres sofre de tensão pré-menstrual (TPM) na fase lútea do ciclo menstrual, uma consequência do ciclo menstrual que pode estar relacionada com a barriga inchada.
O inchaço na barriga também pode surgir durante a menstruação, devido à acumulação de líquidos na zona abdominal.
Para ajudar a diminuir a distensão nesta fase, um chá diurético (chá de gengibre com canela ou chá verde) pode ser a solução.
Outras complicações de saúde também podem ser causas da barriga inchada como a Síndrome do Intestino Irritável, hérnia no abdómen, ascite (comum em pessoas com cirrose hepática, insuficiência renal ou problemas no fígado), pancreatite aguda ou cancro nos ovários. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, contacte o seu médico de família.
Tenha acesso às novidades, dicas e ofertas exclusivas!
Subscrever Newsletter Bodyscience
Outras causas mais graves de inchaço na barriga
Algumas das causas do inchaço na barriga são mais graves. Elas incluem:
1. Cirrose
A cirrose é uma condição na qual as células funcionais do fígado são substituídas por tecido cicatricial não funcional.
Uma cicatriz hepática, pode causar aumento da pressão arterial nos vasos sanguíneos que circundam o fígado. Isso, por sua vez, pode fazer com que o líquido se acumule no abdómen, fazendo-o inchar.
2. Doenças autoimunes
Em pessoas com doenças autoimunes, o sistema imunitário ataca e destrói erroneamente as células saudáveis do corpo.
A gastrite atrófica autoimune (AAG) é uma doença autoimune na qual o sistema imunológico destrói as células parietais no estômago. Essas células produzem ácido estomacal, que o corpo necessita para absorver a vitamina B12. Na AAG, a perda gradual de células parietais pode levar à deficiência de ferro e de vitamina B12. Os possíveis sintomas desta doença podem incluir, entre outros, o inchaço abdominal.
3. Insuficiência cardíaca
A insuficiência cardíaca é uma doença que reduz a capacidade do coração de bombear sangue pelo corpo. Essa deficiência faz com que o sangue se acumule no peito. O líquido pode então penetrar no abdómen, causando inchaço na barriga.
Outras causas do inchaço na barriga são:
- Alta ingestão de sal
- Hipersensibilidade ao processo digestivo
- Desequilíbrio da microbiota intestinal
- Supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO)
- Cálculos biliares
- Um bloqueio no intestino
- Uma curvatura aumentada na parte inferior da coluna, o que reduz o espaço para gases no abdómen
- Edema – devido a alguns tipos de cancro ou tratamentos oncológicos
Como pode acabar com o inchaço na barriga?
1. Mudanças de estilo de vida
Em muitos casos, o inchaço na barriga podem ser reduzido ou mesmo evitados com a adoção de algumas mudanças simples no estilo de vida, como perder peso.
Para reduzir a ingestão de muito ar e assim acabar com a barriga inchada, faça o seguinte:
- Evite mastigar pastilhas elásticas. Ao mascar, engole ar, o que por sua vez pode causar inchaço;
- Limite a ingestão de bebidas com gás;
- Evite alimentos que causam gases, como alguns vegetais, feijão e lentilhas;
- Coma devagar e evite beber por palhinhas;
- Use laticínios sem lactose (se for intolerante à lactose) e preveligie bebidas vegetais ao leite;
- Consuma probióticos que ajudam a repovoar bactérias intestinais saudáveis.
É muito importante que faça uma reeducação alimentar. Ao conhecer melhor os alimentos, vai ser mais fácil para si fazer boas escolhas.
2. Medicação
Por vezes e em casos mais graves, a medicação pode ser necessária.
Converse com o seu médico caso as mudanças no estilo de vida e as intervenções dietéticas não aliviarem o inchaço abdominal.
Se o seu médico encontrar uma causa médica para o seu inchaço na barriga, ele pode recomendar-lhe tratamentos médicos.
Os tratamentos podem exigir antibióticos, antiespasmódicos ou antidepressivos, mas dependerá sempre da sua condição.
Quando deve ver consultar o seu médico?
Consulte o seu médico se o inchaço for acompanhado por qualquer um dos seguintes:
- Dor abdominal intensa ou prolongada;
- Sangue nas fezes ou fezes escuras com aspeto de alcatrão
- Febre alta
- Diarreia
- Azia
- Vómitos
- Perda de peso inexplicável
Considerações Finais
Dependendo da causa do inchaço na barriga, deve conseguir tratar facilmente os sintomas em casa, fazendo apenas algumas mudanças no seu estilo de vida.
Comer refeições menores pode ajudar a prevenir o inchaço no futuro. Além disso, considere comer mais devagar para dar tempo ao estômago para processar a comida que está a ingerir.
Se a sua barriga estiver inchada por causa de gases, evite alguns alimentos, como o feijão ou os bróculos. Evite também beber refrigerantes e ingerir comida processada. Comer devagar também pode ajudar a evitar que engula ar, que leva à formação de gases.
Evitar laticínios pode ajudar a aliviar o inchaço abdominal, causado pela intolerância à lactose. No caso da síndrome do intestino irritável, diminuir os níveis de stress e aumentar a ingestão de fibras ajuda a aliviar os sintomas.
Consulte um profissional de nutrição e descubra com ele o plano perfeito para si, com os alimentos certos e as porções indicadas, que vão fazer com que se sinta bem e eliminar o inchaço.