O que é melhor para perder peso: caminhar ou correr?

A questão “qual o melhor exercício para perder peso?” é colocada muitas vezes pelas pessoas que querem emagrecer. No entanto, não existe uma resposta correta e outra errada. Na verdade, caminhar ou correr podem ser benéficas para a saúde e para a luta contra a balança.

 

Caminhar para emagrecer

Sabia que é possível emagrecer a caminhar? É possível queimar gordura e perder entre um e 1,5 kg numa só semana, desde que se alterne entre uma caminhada lenta e uma rápida. A caminhada é, de facto, uma atividade de menor intensidade, o que faz com que a grande parte das calorias queimadas venha da gordura. Além de queimar mais do que 200 calorias, uma hora de caminhada é ainda um fator relaxante importante para a saúde geral do corpo. Em comparação com a corrida ou com outros tipos de exercício físico, a caminhada implica menos impacto nos músculos e nas articulações, além de ser mais fácil incorporar a sua rotina no nosso dia-a-dia. Por isso mesmo, caminhar ajuda a emagrecer e a queimar gordura, a aumentar a massa muscular, a diminuir o stress do dia a dia, a dormir melhor, a melhorar a circulação sanguínea e até a controlar problemas de saúde como o colesterol e a diabetes.

Correr para emagrecer

Estudos indicam que correr uma determinada distância pode queimar cerca de 30% a mais de calorias do que caminhar a mesma distância. Além disso, as corridas de alta intensidade beneficiam de um efeito posterior, onde o organismo continua a queimar calorias mesmo já em repouso. Assim, a corrida é um ótimo exercício para quem procura emagrecer, uma vez que uma hora de corrida corresponde, em média, a 700 calorias queimadas. Outros benefícios associados à corrida são a diminuição do apetite, a eliminação de gordura na barriga, melhorias na autoestima, a prevenção de doenças cardiovasculares, a melhoria do sono e até o fortalecimento dos músculos.
É, ainda, recomendada a prática da corrida três vezes por semana, para que os seus benefícios sejam potenciados, assim como uma intensificação dos treinos, que pode acontecer pelo aumento do percurso feito ou pelo encurtamento do tempo necessário para percorrer o mesmo espaço. À medida que a intensidade aumenta, o metabolismo é acelerado, o que ajudará a perder e a manter o peso, uma vez que o consumo de gordura também é maior.

Caminhar ou correr?

Vamos por partes: a corrida é uma atividade física mais intensa, o que significa que são queimadas mais calorias por minuto do que no caso da caminhada. Por outro lado, a caminhada é mais lenta, exigindo mais tempo de exercício.
Por isso mesmo, correr 1 quilómetro corresponde a mais calorias queimadas por minuto mas menos minutos de atividade, assim como caminhar 1 quilómetro significa menos calorias queimadas por minuto mas mais minutos de atividade física.
Existem vários fatores influenciadores no processo de queimar calorias, como a idade, o peso, a condição física, a superfície… No entanto, se compararmos a quantidade de calorias queimadas na mesma distância, o fator mais importante prender-se-á com a velocidade. Teoricamente, e segundo vários estudos feitos, existe uma velocidade em que correr e caminhar resultariam aproximadamente na mesma queima calórica por minuto: 8 km/h.
Resumidamente, ainda que a corrida queime mais calorias, tanto correr como caminhar são boas atividades para levar a cabo com regularidade para emagrecer. É, por isso mesmo, recomendada a combinação das duas práticas, uma vez que tanto caminhar como correr queimam calorias suficientes para ajudar a perder peso, desde que sejam também garantidas alterações ao nível nutricional e às rotinas de alimentação.

Oferecemos as soluções mais inovadoras, eficazes e seguras para si.
Descubra os tratamentos não invasivos.

Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;