Em breve poderá ser possível dizer adeus às tintas para o cabelo. Um grupo europeu de cientistas descobriu a “cura” para os cabelos brancos, constatando que é possível devolver-lhes a cor original através de um composto antioxidante que tem, também, potencial para tratar pacientes com vitiligo, uma doença que leva à perda de melanina e à despigmentação.
Antes de procurar uma solução para este que é um dos indícios mais visíveis da idade e que muitos querem disfarçar, os investigadores das universidades de Bradford, em Inglaterra, e de Greifswald, na Alemanha, preocuparam-se em explicar a razão pela qual os cabelos perdem a cor à medida que envelhecemos.
De acordo com um estudo publicado na revista científica FASEB, o processo deve-se ao ‘stress’ oxidativo causado pela acumulação, com o passar dos anos, de peróxido de hidrogénio nos folículos capilares, que funciona como uma espécie de lixívia e descolora o cabelo, levando-o a adquirir uma tonalidade branca ou acinzentada.
A boa notícia é que, segundo os investigadores, este problema pode ser solucionado com um novo tratamento, denominado PC-KUS ou “pseudocatalase”. Trata-se de um composto antioxidante de aplicação tópica ativado pelos raios solares UVB que é capaz de recuperar a cor original da pele e do cabelo.
Referência: Boas Notícias
Saiba também como ter uma barriga lisa com o BodyShape onde 30 minutos equivalem a 750 abdominais, marque agora uma Consulta de Avaliação Gratuita e sem qualquer compromisso.