O nome Bisfenol A diz-lhe alguma coisa? BPA? Se não diz, devia. Porque este, assim como outros disruptores endócrinos, é um atentado à Saúde Pública.
O que é afinal o BPA?
Quimicamente é um difenol usado na produção de policarbonatos e de outros plásticos. Até há pouco tempo era usado em praticamente tudo o que são garrafas de plástico, incluindo biberões e utensílios para bebés, garrafas de água, equipamentos médicos e dentários, enlatados, aliás a Resinas epóxi contendo bisfenol A são usadas como revestimento interno de quase todas as embalagens de alimentos e bebidas. E a evidência científica tem sido tão clara acerca dos malefícios deste composto que muitos fabricantes têm optado por retirá-lo dos seus produtos. Daí o termo BPA FREE em muitos dos produtos para bebés e crianças que vemos nas superfícies comerciais.
O problema é que são muito poucos os fabricantes que optaram por voluntariamente retirar o BPA dos seus produtos e por essa razão ele continua em quase tudo aquilo que nos passa nas mãos, se não tivermos cuidados.
Mas afinal qual é o problema deste composto? Sendo um disruptor endócrino ele, de uma forma muito simples, imita/mimetiza hormonas do nosso organismo levando o corpo a usar esta substância artificial em funções naturais do organismo podendo causar efeitos muito negativos ao organismo. E os problemas documentados são bastantes e variados, como no funcionamento da tiróide, problemas neurológicos, diversos cancros, hiperactividade, deficit de atenção, problemas no sistema reprodutor e no comportamento sexual, entre outros… dos quais destaco a tendência para engordar.
Um estudo publicado pelo Journal of the American Medical Association mostrou que as crianças e adolescentes com altos valores de BPA na urina têm mais tendência para a obesidade quando comparadas com aqueles que apresentem menor valor desta substância tóxica. Este estudo envolveu 2838 participantes entre os 6 e os 19 anos.
Até breve,
Bruno Reis,
Nutricionistas nas Clínicas BodyScience
Saiba também como pode perder peso ou eliminar a gordura localizada de uma forma rápida, eficaz e saudável com o BodyShape, onde 30 minutos equivalem a 750 abdominais!
Discussion about this post