Todos queremos sentir-nos bem na nossa pele. Para atingir esse objetivo, muitas pessoas recorrem aos procedimentos cosméticos. As injeções de toxina botulínica são uma opção popular para reduzir o aparecimento de rugas no rosto, mas será seguro aplicar botox na gravidez?
A resposta é curta: não sabemos o suficiente para dizer que é seguro a 100%. No entanto, preparámos este artigo com aquilo que sabemos para que possa ficar o mais esclarecida possível.
Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética
O que é Botox?
Botox é a marca de um produto que contém uma neurotoxina gerada pela bactéria Clostridium botulinum.
Quando injetado em quantidades muito pequenas, pode paralisar temporariamente os músculos, fazendo com que relaxem.
Embora o botox receba muita atenção como um tratamento cosmético, ele tem outras aplicações, sendo também é utilizado no tratamento de dores de cabeça, hiperidrose e outras condições.
Botox de prevenção: acaba mesmo com as rugas?
É seguro para o seu bebé aplicar botox na gravidez?
Se já usa Botox há algum tempo, provavelmente não pensa muito sobre isso.
Geralmente, os estudos mostram que as injeções de toxina botulínica para apagar linhas de expressão e rugas são seguras para a maioria das pessoas. No entanto, um teste de gravidez positivo pode fazê-la reconsiderar.
Infelizmente, não há um leque robusto de estudos sobre o uso de toxina botulínica em mulheres grávidas.
Os estudos em animais fornecem algum otimismo quanto à sua segurança. Os pesquisadores que injetaram toxina botulínica em fêmeas grávidas não encontraram nenhuma evidência de que a toxina atravessou a placenta, o que sugere que também é improvável que isto acontecer em humanos. Porém, nós somos diferentes dos animais.
Em última análise, no entanto, não existem muitos dados sobre o uso do Botox durante a gravidez pelo que, até à data, não parece existir nenhum ensaio clínico que examinasse os efeitos do uso de toxina botulínica para fins cosméticos em mulheres grávidas. Portanto, mais pesquisas são necessárias.
Depressão pós-parto: Tudo o que precisa de saber
Quais são os riscos de usar Botox na gravidez?
Um risco potencial a ser considerado é a disseminação da toxina além da área localizada.
Se a toxina se espalhar além do local da injeção original, pode causar botulismo, uma condição potencialmente perigosa.
Os sintomas comuns de botulismo incluem:
- Náuseas
- Vómitos
- Diarreia
- Dor abdmonial
- Fraqueza muscular
- Visão turva ou visão dupla
- Rouquidão
- Dificuldade em engolir
- Dificuldade em formar palavras
- Problemas respiratórios
- Perda de controlo da bexiga
Esses sintomas podem desenvolver-se poucas horas após a injeção, mas podem levar vários dias ou até semanas para surgir.
No entanto, não há muitas evidências que liguem o uso de Botox com maus resultados na gravidez.
Tenha acesso às novidades, dicas e ofertas exclusivas!
Subscrever Newsletter Bodyscience
É seguro aplicar botox durante a amamentação?
Se está a planear amamentar, mas quer aplicar botox vale a pena considerar os benefícios e os riscos.
Assim como há evidências de que o botox vai prejudicar o feto, também não se sabe se o botox passa para o leite materno e se pode ou não prejudicar o bebé.
Se estiver preocupada, considere colocar as injeções de Botox em espera enquanto estiver a amamentar, até que mais informações de segurança estejam disponíveis.
Converse com seu médico – ou com o pediatra – sobre o problema e peça orientação especializada.
Quando pode retomar as injeções de Botox?
Se decidir colocar suas injeções de Botox em espera enquanto estiver grávida, pode estar a perguntar-se quando poderá retomá-las novamente. Mas infelizmente, não há uma resposta clara a essa questão.
Novamente, receber injeções de Botox durante a amamentação não parece ser arriscado, mas não há muitas pesquisas que o comprovem.
Portanto, embora botox na gravidez ou durante a amamentação não pareça ser prejudicial à sua saúde ou à do seu bebé, pode ser mais seguro esperar até que haja dados que apoiem essa afirmação.
A sua aposta mais segura é esperar até ao desmame de seu bebé para iniciar ou reiniciar as aplicações de Botox.
Como perder a barriga no pós-parto
E se usar o Botox para fins médicos em vez de cosméticos?
Nem todas as pessoas usam botox para fins cosméticos, pois há razões médicas para recorrer a esta toxina.
O Botox é muitas vezes utilizado no tratamento para a enxaqueca crónica, da distonia, a disfonia espasmódica, o tremor nos olhos e outras condições.
Se usa o Botox para uma dessas finalidades, converse com o seu médico sobre os riscos associados e possíveis alternativas.
Quais são algumas alternativas seguras ao Botox para fins cosméticos?
Se gosta dos resultados do botox mas não quer arriscar enquanto está grávida ou a amamentar, anime-se. Embora não obtenha exatamente os mesmos resultados, existem outros tratamentos que pode experimentar. Entre eles estão:
Algumas outras estratégias possíveis para minimizar as rugas incluem beber bastante água para que sua pele permaneça hidratada, hidratar o rosto várias vezes ao dia e esfoliar a pele algumas vezes por semana.
E nunca menospreze os efeitos de uma boa noite de sono e de uma alimentação rica em alimentos saudáveis.
Considerações Finais
O Botox é geralmente considerado seguro para fins cosméticos e outros. Mas a gravidez pode fazê-la hesitar em ir à próxima consulta.
Pode ser melhor errar por excesso de cautela e atrasar a sua próxima série de injeções de Botox, mas pode sempre consultar o seu médico antes de tomar uma decisão.