Botox: as aplicações da toxina botulínica

Botox ® é o nome comercial dado à toxina botulínica tipo A, especificamente OnabotulinumtoxinA. É utilizado para paralisar temporariamente os músculos da face e dessa forma rejuvenescer a pele e prevenir o aparecimento de novas rugas e linhas de expressão faciais.

As injeções de Toxina Botulínica – a proteína que se gera a partir da bactéria clostridium botulinum – são minimamente invasivas e consideradas seguras. Estas são compostas por uma quantidade diluída de toxina para impedir que os músculos se contraiam, o que ajuda a suavizar e relaxar as rugas.

Tecnicamente, o termo “Botox” é o nome comercial de um medicamento. Outros tipos de injeções de toxina botulínica tipo A estão disponíveis sob diferentes marcas, como Dysport e Xeomin.

Se está a pensar rejuvenescer a sua pele com a aplicação de Toxina Botulínica mas tem algumas dúvidas, continue a ler.

 

Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética

 

O que é o Botox de prevenção?

O Botox pode ser aplicado para o rejuvenescimento facial e também como tratamento de prevenção.

O Botox preventivo começa antes que as rugas ou linhas finas do seu rosto sejam visíveis.

Se a toxina botulínica for injetada durante os estágios iniciais das linhas de expressão, vai prevenir que elas apareçam mais tarde. O candidato ideal é alguém jovem que começou a ver linhas ténues ou que tenha rugas de expressão mais vincadas.

 

Botox: Para que é usado?

O Botox é normalmente conhecido pela sua capacidade de reduzir o aparecimento de rugas e linhas finas. As injeções de Botox podem relaxar ou paralisar temporariamente os músculos que causam:

– Pés de galinha, ou rugas que aparecem no canto externo dos olhos

– Linhas de expressão entre as sobrancelhas

– Vincos na testa

É também usado para tratar doenças musculares subjacentes, como:

– Olho preguiçoso

– Blefaroespasmo

– Enxaqueca crónicas

– Bruxismo

– Espasmo no pescoço (distonia cervical)

– Bexiga hiperativa ou incontinente

– Suor excessivo (hiperidrose)

– Certas condições neurológicas, como paralisia cerebral

 

Preparação para a aplicação da toxina botulínica

O Botox envolve um tratamento não cirúrgico em consultório e por isso requer uma preparação mínima.

É muito importante que informe o especialista que vai aplicar o Botox no seu rosto sobre o seu histórico médico, alergias ou condições médicas antes do procedimento.

Uns dias antes, pode ser-lhe recomendado que de evite alguns medicamentos como a aspirina, para reduzir o risco de hematomas.

No dia do tratamento, pode ser necessário remover toda a maquilhagem e limpar bem a área a tratar.

 

Como aplicar toxina botulínica ou botox

O procedimento de Botox é bastante simples. Antes do seu primeiro tratamento, terá uma consulta de avaliação, explicação do procedimento e esclarecimento de dúvidas.

Na consulta de tratamento, no dia em que será injetado o botox pela primeira vez no seu rosto, vai-lhe ser pedido que que se deite e relaxe. Pode ser solicitado a fazer uma determinada expressão facial, como levantar ou franzir as sobrancelhas, que ajuda a que o profissional que administra a injeção veja com mais clareza os músculos faciais e as suas linhas finas – podendo assim direcionar a injeção perfeitamente.

Uma vez administradas as injeções de toxina botulínica, pode notar algumas saliências durante a primeira meia hora ou mais tarde.

Após o tratamento, é importante que mantenha o rosto ereto por pelo menos quatro horas e que evite praticar qualquer atividade física.

 

Botox: De quanto em quanto tempo deve ser aplicado?

A recuperação após o Botox é rápida. Em sensivelmente meia hora, qualquer inchaço que notar no local do seu tratamento começa a diminuir.

A toxina botulínica começa a fazer efeito depois de quatro a sete dias após a injeção. Nos dias após o tratamento, vai notar que os seus músculos estão mais tensos e as suas linhas finas estão menos proeminentes. Porém, os resultados do Botox não são permanentes.

Para a maioria das pessoas, o efeito das injeções de Botox começa a desaparecer após 12 semanas. Dado que os resultados são efémeros, é aconselhado fazer retoques a cada três meses ou mais, de forma a  prevenir e tratar o envelhecimento da pele.

 

A toxina botulínica faz mal?

Embora a toxina botulínica possa ser fatal se mal administrada, pequenas doses, como as que são usadas na aplicação de Botox, são consideradas bastante seguras.

Alguns pesquisadores especulam que as aplicações cosméticas podem apresentar menos risco do que as injeções terapêuticas de Botox, já que as doses são, geralmente, muito menores.

Ainda assim, o risco geral é mínimo e o Botox é considerado seguro em geral.

No entanto, deve sempre procurar um dermatologista ou cirurgião plástico certificado para aplicar as injeções de toxina botulínica. É mais provável que experimente efeitos colaterais adversos se suas injeções forem dadas por alguém inexperiente.

Caso esteja grávida ou a amamentar, aconselhamos a que espere para aplicar Botox.

 

Quais são os efeitos colaterais a serem observados?

Embora as injeções de Botox sejam relativamente seguras, por vezes, é possível existir alguns efeitos colaterais. Esses incluem:

– Dor, inchaço ou hematoma no local da injeção

– Dor de cabeça

– Febre

– Arrepios

Alguns efeitos colaterais estão relacionados à área da injeção. Por exemplo, se receber injeções na área dos olhos, pode ter:

– Pálpebras caídas

– Sobrancelhas irregulares

– Olhos secos

As injeções à volta dos lábios podem resultar num sorriso “torto” ou em baba.

A maioria dos efeitos colaterais, além de raros, são geralmente temporários e desaparecem em alguns dias.

No entanto, pálpebras caídas, salivação e assimetria são todos causados ​​pelos efeitos não intencionais da toxina botulínica nos músculos à volta das áreas-alvo da toxina, e esses efeitos colaterais podem demorar várias semanas a melhorar e desaparecer.

Em casos raros, é possível desenvolver sintomas semelhantes aos do botulismo. Procure atendimento médico imediato se começar a sentir:

– Dificuldade em falar

– Dificuldade em engolir

– Dificuldade ao respirar

– Problemas de visão

– Perda de controlo da bexiga

– Fraqueza geral

Se está a considerar tratamentos com Botox, é importante que procure fazê-lo com profissionais acreditados. Embora, numa primeira análise, possa parecer mais vantajoso fazer estes tratamentos com alguém que não é licenciado, fazê-lo pode aumentar o risco de complicações. Lembre-se de que a toxina botulínica dura de três a seis meses e, provavelmente, vai precisar de voltar para vários tratamentos.

Na BodyScience encontra uma equipa de profissionais altamente especializados e capazes de lhe devolver o rejuvenescimento da sua pele e a qualidade de vida que procura, em segurança.

 

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA MÉDICA

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

como emagrecer rápido

Como Emagrecer Rápido Sem Cirurgia

Procurar como emagrecer rápido é um objetivo de muitas pessoas, mas nem sempre as estratégias adotadas trazem resultados sustentáveis e saudáveis. Muitas soluções prometem uma

Ler mais

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;