A bolota é um fruto seco abundante em Portugal mas desprezado pela população. Contudo, um estudo da Universidade Católica do Porto (UCP) vem agora demonstrar que este fruto tem vários benefícios nutricionais, sobretudo para pacientes celíacos, já que é rico em fibra e proteína mas não tem glúten. Durante a investigação, conduzida por Manuela Pintado, investigadora da UCP, foram provadas bebidas de café de bolota, que ajudaram a perceber as propriedades antioxidantes deste fruto.
A equipa de investigação testou ainda uma bebida de bolota fresca, criada pela UCP, que também demonstrou a capacidade de promover o crescimento das bactérias benéficas presentes na flora intestinal.
Os estudos realizados com bolota de azinheira do montado alentejano demonstraram um elevado valor nutricional da bolota e da respetiva farinha. Estes alimentos são ricos em fibra e proteína e têm um perfil de lípidos semelhante ao azeite.Para além da ausência de glúten, a bolota exibe ainda uma riqueza em compostos antioxidantes.
Referência: Boas Notícias
Saiba também como pode conquistar um corpo bonito e saudável de uma forma rápida, segura e sem esforço, clique aqui.
Discussion about this post