Bioimpedância: O que é, Valores e Como Funciona

Já ouviu falar desta palavra: bioimpedância? É cada vez mais utilizada em ginásios e também em consultas de nutrição, sempre que é necessário avaliar a composição corporal de uma pessoa. 

Este conhecimento permitirá indicar o melhor plano alimentar e de treino, de modo a chegar aos resultados pretendidos. 

Para saber mais sobre a bioimpedância, continue a ler e descubra tudo sobre este exame que está cada vez mais na ordem do dia. 

 

Clínicas Bodyscience

 

O que é a Bioimpedância?

A bioimpedância é um exame de análise corporal que permite indicar a quantidade de massa muscular, osso e gordura no organismo.

O exame de bioimpedância é muito utilizado por nutricionistas e, mais recentemente, passou a ser uma presença regular na maior parte dos ginásios, dado que a avaliação de bioimpedância permite obter dados que ajudam a definir a melhor dieta para perder ou ganhar peso, determinar um plano de treino físico adequado aos objetivos e às necessidades reais da pessoa e, claro, avaliar os resultados. 

Normalmente, é realizado a todos os 3 ou 6 meses para uma avaliação regular, integrada e sustentada. Sabe como funciona a balança de bioimpedância? Explicamos tudo no ponto seguinte.

 

 

Como Funciona o Teste de Bioimpedância?

O exame de bioimpedância é realizado numa balança de bioimpedância, com placas de metal, que conduzem uma corrente elétrica muito fraca que atravessa todo o corpo. Precisará sempre de subir descalço para esta balança e de segurar uma placa de metal em frente do seu corpo. 

Saiba desde já que muita gordura localizada ou massa muscular criam mais resistência à passagem da carga elétrica, ajudando a calcular assim o seu volume. Por sua vez, a água é um bom condutor elétrico, o que significa que tecidos muito hidratados deixam circular a carga elétrica mais facilmente.

No mercado existem sempre vários tipos de balanças. E claro que quanto melhor o modelo, mais facilmente conseguirá chegar aos resultados fiáveis da sua composição corporal. 

A bioimpedância elétrica tem colhido imensa aceitação na comunidade científica por ser um equipamento não invasivo, portátil, de fácil manuseio e boa reprodutibilidade.

 

Como Fazer o Teste de Bioimpedância?

Se procura descobrir como fazer um exame de bioimpedância, saiba que deve sempre realizar uma preparação prévia para obter os resultados mais fiáveis:

  • Não deve comer, beber ou realizar exercício físico nas 4 horas anteriores à realização do exame;
  • Deve beber 2 a 4 copos de água, nas 2 horas anteriores à realização do exame;
  • Não deve beber álcool nas 24 horas anteriores;
  • Não deve utilizar creme nos pés ou nas mãos;
  • Deve utilizar roupas leves e pequenas para realizar o exame.

 

exame bioimpedância - bodymetrix

 

Quais São os Resultados da Avaliação de Bioimpedância?

O teste de bioimpedância apresenta vários resultados da composição corporal de uma pessoa, como vai poder conferir no ponto seguinte.

 

Peso e Índice de Massa Corporal

O mais óbvio é, naturalmente, o peso e o índice de massa corporal, que permite perceber se está dentro ou não do peso ideal para a sua altura.

 

Percentagem de Massa Gorda

A avaliação de bioimpedância também indica a percentagem ou quilogramas da massa gorda.

O profissional consegue, através da idade, do sexo e da altura, perceber se o nível de gordura no corpo é superior ou inferior ao recomendado.

Índices muito elevados de massa gorda são muito prejudiciais para a saúde.

O excesso de peso gera muitos riscos prejudiciais para a saúde, aumentando o risco de doença cardíaca ou o aparecimento de diabetes, por exemplo.

 

 

Percentagem de Massa Magra no Organismo

Outro resultado importante do exame da bioimpedância é o da massa magra, que mostra qual é a quantidade de massa muscular e de água no organismo. E também aqui deve ter atenção.

Índices excelentes de massa magra são essenciais para combater o risco de uma série de doenças cardiovasculares, crónicas e degenerativas.

 

Percentagem de Massa Muscular

Finalmente, mas não menos importante, a massa muscular é outro elemento avaliado pelo teste de bioimpedância. Quanto mais músculos tiver, maior será a sua massa muscular. 

 

Clínicas Bodyscience - Instagram

 

Valores de Hidratação do Organismo

Com a avaliação de bioimpedância pode obter os valores de hidratação do seu organismo.

 

Valores da Densidade Óssea

Com o teste de bioimpedância pode avaliar a densidade óssea do seu organismo.

 

Valores de Gordura Visceral

Outro resultado importante do exame da bioimpedância é a gordura visceral.

 

Taxa de Metabolismo Basal

Com a avaliação de bioimpedância pode obter a taxa de metabolismo basal, ou seja as calorias que o organismo necessita para trabalhar com saúde.

Tudo indicações essenciais que vão permitir compreender melhor o seu corpo e ajudar os profissionais a estabelecer os planos de nutrição e exercício mais adequados. 

 

O que Significam os Resultados da Avaliação de Bioimpedância?

Nesta avaliação corporal, para além do Índice de Massa Corporal (IMC), os diferentes valores de referência da bioimpedância permitem chegar às seguintes interpretações:

  • Massa gorda: valores que resultam do teste da bioimpedância, variam sempre de acordo com o sexo e idade. Deve apresentar sempre uma percentagem de massa gorda normal.
  • Massa magra: outro dado que consegue obter do exame de bioimpedância e que vai dizer a quantidade de músculo e água no corpo. Deve estar normal, mas se realizar muito desporto, pode estar acima. Se, por outro lado, estiver abaixo, então significa que precisa de se exercitar mais.
  • Massa muscular: este valor do exame de bioimpedância deve estar sempre a aumentar, mostrando que o peso dos músculos está a aumentar dentro da massa magra, sem contar com a água e outros tecidos corporais.
  • Hidratação: os valores de referência para a mulher são entre 45% a 60% e para o homem, entre 50% a 65%. Nesta avaliação de bioimpedância, é possível verificar se o corpo está bem hidratado, o que contribui para a saúde dos músculos.
  • Densidade óssea: este valor que resulta do exame bioimpedância, permite dizer se os seus ossos estão ou não saudáveis e permite analisar também a densidade óssea.
  • Gordura visceral: conseguirá saber a quantidade de gordura que está armazenada na região abdominal, em torno de vários órgãos vitais. Uma pessoa saudável, deve ter um valor de 1 a 12. Entre 13 a 59 já é prejudicial.
  • Taxa metabólica basal: diz respeito à quantidade de calorias que um corpo gasta para funcionar e é calculado a partir da idade, sexo e atividade física. Também conhecerá a sua idade metabólica com esta análise corporal.

 

O que é o Exame Bodymetrix?

O exame Bodymetrix é um excelente complemento ao teste de bioimpedância, cada vez mais utilizado por nutricionistas, dado que se trata de um exame de alta precisão, que trabalha com ultrassons e permite analisar e avaliar a gordura subcutânea e a espessura muscular de uma pessoa. 

É um exame mais confiável do que o exame de bioimpedância e trata-se de um excelente auxiliar para avaliar, acompanhar e efetuar intervenções a nível nutricional, em todas as pessoas e em atletas de alta competição.

 

Quanto Custa um Exame de Bioimpedância?

 

Quais são os Valores de Referência de Bioimpedância?

Na análise de composição corporal, conheça então os valores que são considerados normais.

 

Peso

Vai depender sempre do sexo, da idade, a partir do qual será possível chegar ao Índice de Massa Corporal.

 

Índice de Massa Corporal (IMC)

E um indicador popular, ainda que seja muito genérico. As pessoas que apresentarem um índice inferior a 18.5 têm peso baixo. Entre 18.5 e 24.9 estão normais. O sobrepeso situa-se entre os 25 e 29.9 e a obesidade é superior a 30.

 

Gordura Corporal

A percentagem varia de acordo com o sexo e a idade. Conheça os valores de referência:

BaixoSaudávelSobrepesoObesidade
Mulher 18 – 39 anos<17%18-30%31-36%+36%
Mulher 40-59 anos<22%23-33%34-40%+40%
Mulher > 60 anos<23%24-35%36-41%+41%
Homem 18 – 39 anos<8%9-19%20-23%+23%
Homem 40-59 anos<10%11-21%22-27%+27%
Homem > 60 anos<12%13-23%24-29%+29%
BaixoNormalAlto
Mulher 18 – 30 anos<35kg35-41kg+42kg
Mulher 31-60 anos<33kg33-38kg+38kg
Mulher > 60 anos<28kg28-33kg+33kg
Homem 18 – 30 anos<43kg43-56kg+56kg
Homem 31-60 anos<40kg40-50kg+50kg
Homem > 60 anos<38kg38-57kg+57kg

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;