Os bioestimuladores são uma alternativa cada vez mais popular para atenuar a flacidez da pele, torná-la mais firme e com um aspeto mais jovial.
Com a idade, o corpo vai produzindo menos colagénio, a proteína responsável por dar volume, sustentação e elasticidade à pele. A produção do colagénio começa a diminuir a partir dos 30 anos, ainda que isso seja mais visível já depois dos 40.
O envelhecimento, o excesso de sol e o tabagismo são algumas das principais causas para que a pele perca o aspeto jovem e firme.
O envelhecimento da pele é a manifestação mais visível e óbvia do envelhecimento do organismo, ao mesmo tempo que contraria o desejo do ser humano pela beleza duradoura, como refere um estudo de 2019, publicado na ScienceDirect.
Mas o que são bioestimuladores? Para saber tudo, continue a ler.
O que são bioestimuladores?
Os bioestimuladores são substâncias produzidas em laboratório. Servem para ativar as células responsáveis pela produção de colagénio a produzirem ainda mais, contribuindo assim para o rejuvenescimento da pele, de um modo progressivo e natural.
Existem diferentes tipos de substâncias no mercado.
As mais utilizadas são a hidroxiapatita de cálcio, mais conhecida como Radiesse, o ácido poli-l-lático, conhecido por Sculptra e a policaprolactona, com o nome de Ellansé.
Como manter a pele do rosto jovem: Dicas essenciais
Para que zonas são indicados os bioestimuladores?
Os bioestimulantes são indicados para zonas que tendem a ficar mais flácidas e com os contornos mal definidos, seja no rosto ou no corpo.
- As zonas indicadas para fazer bioestimulação rosto são nas bochechas, pescoço, queixo e na zona do chamado duplo-queixo. Este tratamento permite a suavização das linhas e rugas de expressão, enquanto melhora a qualidade da pele.
- Já no corpo, aconselha-se a injeção de bioestimuladores na zona do abdómen, braços, coxas e glúteos. Este tratamento promove a suavização da aparência da celulite e das estrias, muito relacionadas com a flacidez da pele.
Como é realizada a aplicação de bioestimulante de colageno?
Este procedimento é simples e semelhante ao de qualquer outro processo de preenchimento injetável. Na prática, o especialista coloca o bioestimulador de colágeno injetável na zona do corpo indicada através de algumas injeções. O processo é indolor.
Como é usada uma cânula para o efeito e não propriamente uma agulha, a probabilidade de ter inchaços e hematomas é muito mais reduzida.
No entanto, para pessoas mais sensíveis, os profissionais podem usar uma pomada anestésica na zona para reduzir o desconforto.
Geralmente, a aplicação tem uma duração que oscila entre 45 minutos e 1 hora.
Quantas sessões de bioestimulantes é preciso realizar?
Depende muito do nível de flacidez da pele. O especialista deve avaliar a situação e indicar o número de sessões ideal. Normalmente são aconselhadas 3 sessões, com um intervalo de 1 a 2 meses entre elas.
Como o processo de produção de colagénio é lento, é natural que não seja possível verificar os resultados imediatamente após a aplicação.
No geral, os resultados começam a ser percetíveis a partir da terceira semana depois da primeira aplicação, sendo o processo gradual e duradouro.
Quais são os efeitos colaterais dos bioestimuladores?
O tratamento com bioestimulantes pode ter como efeitos colaterais algum inchaço, vermelhidão ou até hematomas na zona de aplicação, podendo ser também acompanhada de uma dor leve no local. Geralmente, estes sintomas desaparecem ao fim de 24 a 48 horas de forma espontânea.
Apesar de se tratar de um procedimento simples e sem risco, existem alguns cuidados que deve ter, tanto antes como depois da aplicação dos bioestimulantes.
Cuidados a ter antes da aplicação de bioestimuladores para flacidez
Antes de partir para este procedimento, deve ter em atenção que ele não é aconselhado a todo o tipo de pessoas. Não deve aplicar bioestimulantes nas seguintes situações:
- Caso tenha doenças relacionadas com o colagénio, doenças autoimunes, se estiver grávida ou a amamentar;
- No caso de ter algum tipo de inflamação ou infeção na zona onde quer aplicar, também não o deve realizar. A pele deve estar saudável e sem lesões.
- Um outro cuidado a ter é evitar tomar anti-inflamatórios ou aspirinas durante os 3 dias antes da aplicação, de forma a reduzir a probabilidade de criar hematomas.
Cuidados a ter depois da aplicação de bioestimuladores para flacidez
Depois da aplicação de bioestimuladores, não existem grandes restrições. Poderá voltar tranquilamente à sua vida normal. No entanto:
- Não é recomendada a prática de exercício físico nas 24 horas após a aplicação;
- Não se aconselha a ida a piscinas e saunas, já que existe algum risco de contaminação;
- Deve evitar a exposição ao sol ou mesmo sessões de bronzeamento enquanto o inchaço e a vermelhidão persistirem no local.
- Durante as primeiras 24 horas deve colocar uma bolsa fria na zona afetada e massajá-la durante cinco minutos algumas vezes por dia.
Quanto tempo dura o efeito da bioestimulação?
O resultado não é igual para toda a gente, assim como o tempo de duração deste tratamento. No entanto, dependendo da capacidade individual de produção de colagénio, do estilo de vida e do tipo de pele da pessoa, o tratamento pode durar até 2 anos.
Existe uma idade limite para realizar o tratamento com bioestimuladores?
Existe uma idade mínima, que é a partir dos 18 anos. Não existe uma idade limite. Aliás, quanto maior for a idade da pessoa, mais aconselhável será realizar este tratamento, uma vez que o envelhecimento é das principais causas de flacidez da pele.
Conclusão
Com o avanço da idade, é normal que a pele comece a ficar mais envelhecida. Esta situação tem um grande impacto na autoestima de muitas pessoas, principalmente de mulheres.
No entanto, o tratamento com bioestimuladores é uma ótima solução para uma pele mais jovem e firme.
Na Bodyscience encontra muitos tratamentos estéticos que a vão ajudar a dar uma nova vida à sua pele.
Marque uma consulta de avaliação gratuita, clicando no botão abaixo e visite-nos numa das Clínicas BodyScience em Lisboa, Porto, Braga ou Póvoa de Varzim.