Com o objetivo de melhorar a sua silhueta, muitos recorrem à pressoterapia. Mas sabe o que é e quais são os seus benefícios?
Num único tratamento, a pressoterapia promove o emagrecimento, a aceleração do metabolismo, a linfodrenagem e melhora o sistema circulatório.
Para além disto, trata a celulite, a gordura localizada, a retenção de líquidos e faz uma desintoxicação do organismo.
Para descobrir como é que funciona a pressoterapia e quais são os seus benefícios, continue a ler.
O que é a pressoterapia?
Em suma, a pressoterapia é um procedimento que ajuda na drenagem linfática. Deste modo, ajuda a adelgaçar a aparência dos braços e das pernas, enquanto alivia as dores e desintoxica o corpo.
Este tratamento é feito com uma máquina de pressão de ar que enche um fato que aperta os braços, pernas ou abdómen num movimento rítmico e continuado, semelhante a uma massagem.
Para que serve a pressoterapia?
Uma vez que é um excelente tratamento para eliminar o excesso de líquidos do corpo, a pressoterapia é indicada em alguns casos, como por exemplo:
- Para tratar a barriga inchada;
- Tratamento do linfedema no braço após cirurgia ao peito;
- Pós-cirurgias plásticas ou tratamentos estéticos como a lipocavitação;
- Para quem apresenta derrames vasculares, pequena varizes e pernas inchadas com sensação de peso.
Por outro lado, existem algumas evidências de que a pressoterapia ajuda a reduzir a celulite e a libertar fluido dos gânglios linfáticos.
Onde atua a pressoterapia?
A pressoterapia pode atuar em todo o corpo ou em zonas específicas, como as pernas, os braços, o abdómen ou costas.
É seguro fazer pressoterapia na gravidez?
Embora existam alguns receios, é seguro realizar pressoterapia na gravidez. Aliás, este tratamento ajuda a eliminar a sensação de pernas, tornozelos inchados e pés inchados, contribuindo largamente para o bem-estar da gestante.
Apesar de ter benefícios, é importante ter alguns cuidados. Por exemplo, não pode ser feita na zona da barriga e deve ser suspensa nos últimos meses da gravidez.
Além disso, grávidas com patologias como a hipertensão ou a diabetes gestacional não podem realizar este tratamento.
Quantas vezes por semana se pode fazer pressoterapia?
Cada caso é um caso, no entanto, recomenda-se que este tratamento seja realizado entre 1 a 2 vezes por semana, em sessões de cerca de 40 minutos.
Quais são os benefícios da pressoterapia?
A pressoterapia é um tratamento não invasivo que promove as funções naturais do organismo, podendo ser feito em todo o corpo ou numa região específica. Por isso, apresenta muitos benefícios.
Uma das principais vantagens da pressoterapia é ser um tratamento não invasivo. Além disso, é muito relaxante e desintoxica o corpo, ajudando a emagrecer.
Por outro lado, as vantagens da pressoterapia são tanto estéticas quanto médicas. Por exemplo, estudos comprovam que esta técnica ajuda a recuperar das dores musculares.
No entanto, existem outros benefícios em realizar este tratamento. Saiba quais.
1. A pressoterapia melhora a circulação sanguínea
O sangue precisa de fluir livremente nas artérias, caso contrário, os problemas começam a surgir.
Das pernas cansadas às doenças cardiovasculares, são muitas as consequências da má circulação sanguínea.
Por isso, ao realizar a pressoterapia, é exercida pressão sobre os músculos, que por sua vez apertam as veias e empurram o sangue.
Deste modo, favorece a circulação, a remoção de resíduos e a regularização da pressão arterial.
Como aumentar a imunidade rapidamente
2. A pressoterapia melhora o sistema linfático
Uma vez que atua como uma drenagem linfática mecânica, a pressoterapia promove o fluxo linfático e venoso. Como resultado, eliminam-se resíduos, o que, consequentemente, reforça o sistema imunitário.
Dado que o sistema linfático influencia, de forma direta, o funcionamento do organismo, se estiver bloqueado, a linfa não circula o que resulta em várias consequências, tais como:
- Celulite;
- Acumulação de gordura;
- Retenção de líquidos;
- Sensação de pernas inchadas e pesadas;
- Problemas articulares e musculares.
3. A pressoterapia tonifica a pele e os músculos
Por esta ser uma espécie de ginástica passiva, ao realizar este tratamento inovador, fortalece os músculos e as articulações, o que ajuda a definir o abdómen, os braços e as pernas.
Uma vez que facilita o fornecimento de sangue, que revitaliza e oxigena os tecidos, dá-se a regeneração muscular e o alívio dos espasmos musculares.
4. A pressoterapia emagrece e ajuda a perder peso
Como atua da mesma forma que uma drenagem linfática, a pressoterapia estimula o sistema linfático e ajuda a eliminar a gordura e as substâncias tóxicas do organismo.
Assim sendo, é possível fazer pressoterapia para tratar a celulite, diminuir o volume corporal, perder peso e melhorar a qualidade da pele.
5. A pressoterapia relaxa o corpo e a mente
Dado que é um tratamento muito relaxante, ajuda a aliviar a fadiga e faz com que os músculos relaxem na totalidade. Como? Através da estimulação de pontos nervosos de forma estratégica.
Durante o procedimento, graças à suave massagem, o corpo e a mente ficam tão relaxados que é comum adormecer.
Além disso, ao desbloquear os tecidos, melhora a circulação sanguínea e do sistema linfático, aliviando as dores de imediato.
Como melhorar os efeitos da pressoterapia?
Se não tiver alguns cuidados ou repetir os mesmos erros, será difícil fazer com que a pressoterapia tenha bons resultados.
Por isso, deve:
- Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
- Manter uma confeção saudável, isto é, sem fritos ou excesso de gordura;
- Evitar o sal, o açúcar e a gordura;
- Alimentar-se de forma consciente;
- Incluir a prática de exercício na sua rotina;
- Beber a quantidade de água recomendada para si;
- Reduzir ou eliminar o consumo de café, álcool, tabaco e drogas.
Quais as contraindicações da pressoterapia?
Embora este tratamento tenha muitos benefícios, a pressoterapia tem alguns efeitos colaterais, como por exemplo, dor muscular em casos em que a pressão da máquina de pressoterapia não seja muito alta. Além disso, é possível surgir vermelhidão ou uma leve irritação cutânea.
Quem é que não pode fazer pressoterapia?
Apesar de ser um tratamento seguro para adultos de todas as idades, deve evitar fazer pressoterapia se:
- Está grávida;
- Fez uma cirurgia recentemente;
- Tem outros problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes ou febre;
- Fraturou um osso recentemente;
- Tem osteoporose ou outra doença óssea.
Ainda não sabe onde fazer pressoterapia?
Depois de saber o que é, é normal que esteja com curiosidade em experimentar a pressoterapia para ver o seu antes e depois.
Por isso, para saber quantas sessões de pressoterapia precisa ou os preços da pressoterapia, marque uma consulta de avaliação gratuita numa das Clínicas BodyScience em Braga, na Póvoa de Varzim, no Porto ou em Lisboa.
Invista em si e no seu bem-estar!