Pense numa especiaria com personalidade! O gengibre é essa raiz de aroma forte, sabor picante e marcante que não passa despercebida por onde passa. E não é só no paladar que ele faz a diferença, os benefícios do gengibre são muitos!
Considerado um superalimento, o gengibre é um poderoso aliado para uma vida longa e saudável com uma longa história de uso medicinal, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Continue a ler o artigo e saiba como se faz chá de gengibre, quais os seus benefícios, contraindicações, como preparar gengibre para emagrecer e muito mais.
Quais as propriedades do gengibre?
Fique a conhecer a informação nutricional do gengibre:
Componentes | Quantidade para 100 gramas |
Calorias | 80 kcal |
Cálcio | 16 mg |
Ferro | 0.6 mg |
Fibra | 2 g |
Gorduras | 0.8 g |
| 0.2 g |
| 0.2 g |
| 0.2 g |
Hidratos de Carbono | 18 g |
| 1.7 g |
Proteína | 1.8 g |
Sódio | 13 mg |
Vitamina B6 | 0.2 mg |
Vitamina C | 5 mg |
Qual a melhor maneira de consumir o gengibre?
O gengibre pode ser consumido de diferentes formas:
- Recomenda-se mastigar pequenos pedaços de gengibre após as refeições;
- Acrescente um pedaço de gengibre ao seu chá ou sumo detox;
- Adicione gengibre ralado às saladas;
- Salteie gengibre picado com legumes;
- Tempere os bifes com gengibre em pó.
Para que serve o gengibre?
Para além de ajudar no fortalecimento do sistema imunitário, outro dos benefícios do gengibre é o fortalecimento do sistema respiratório e circulatório.
Saiba no ponto seguinte se o gengibre cru faz mal ou não à saúde.
É bom mastigar gengibre?
Dieta para emagrecer: O que comer e o que evitar
Quais os benefícios do gengibre?
Os benefícios do gengibre são diversos. Possui muitos efeitos positivos para o organismo e propriedades capazes de prevenir doenças, auxiliar no emagrecimento e ajudar no tratamento de dores.
Conheça os principais benefícios do gengibre no ponto seguinte.
O gengibre combate a obesidade
Estudos mostraram que o gengibre é um dos alimentos que queima gordura localizada, dado que possui propriedades que aceleram o metabolismo.
Para além disto, outro dos benefícios do gengibre é a capacidade de reduzir fatores de risco cardiovasculares relacionados com a obesidade, como massa de gordura corporal, colesterol total, circunferência da cintura, proporção cintura-quadril e resistência à insulina.
O gengibre reforça as defesas
A Organização Mundial de saúde (OMS) confirma os benefícios do gengibre. Por ser rico em vitamina C, assegura um sistema imunológico à prova de bala. O chá de gengibre reforça as defesas e mantém as gripes e constipações bem longe.
Pelas suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, alivia a congestão nasal e é um aliado no combate das doenças respiratórias, como asma, rinite ou bronquite.
O gengibre é um aliado na prevenção do cancro
Uma investigação do Instituto Hormel, da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos da América, concluiu que o gingerol, a substância responsável pelo sabor picante e adocicado do gengibre, retarda o crescimento de células cancerígenas que provoca o cancro colorretal.
O gengibre ajuda a perder preso
Se quer perder peso, inclua na sua dieta alimentos que queimem calorias: os termogénicos.
Verdadeiros devoradores de gordura, transformam em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Como? Ao manter o metabolismo acelerado, o corpo está sempre a queimar gordura, mesmo nas atividades mais rotineiras.
Ora, o gengibre é ideal para acelerar o metabolismo até 20%. Como tal, a água com gengibre pode ser uma boa solução para emagrecer.
Perda de peso: Tudo o que precisa de saber
O gengibre queima toxinas
O corpo está preparado para se livrar das toxinas mas graças aos benefícios do gengibre, o processo é mais eficaz.
Ao estimular as enzimas do fígado, ajuda a queimar toxinas o que faz com que fique saciado mais rapidamente.
O gengibre melhora as náuseas e vómitos
Comer gengibre na gravidez, nos primeiros dias após cirurgias ou tratamentos de quimioterapia, é fundamental para evitar enjoos e vómitos.
Para reduzir estes sintomas, deve consumir meia colher de café de raspas de gengibre, pela manhã.
O gengibre tem ação anti-inflamatória
Pela sua ação anti-inflamatória, outro dos benefícios do gengibre é que ajuda a minimizar os efeitos da artrite reumatoide.
Pela mesma ação, considerando que a celulite é uma inflamação dos tecidos adiposos, se consumido com regularidade, conseguirá uma pele mais lisa.
O gengibre ajuda na digestão
Adeus, barriga inchada e prisão de ventre! Outro dos benefícios do gengibre é que é um poderoso aliado na digestão e portanto, perfeito para acompanhar refeições mais pesadas ou com excesso de gordura.
Parte disso é possível porque o gengibre estimula o pâncreas, o que faz com que os nutrientes sejam mais bem absorvidos pelo corpo, permitindo que o aparelho digestivo não tenha de trabalhar de forma tão intensa.
Ao facilitar a digestão, melhora o funcionamento do intestino e regulariza o trânsito intestinal.
O gengibre cuida das ressacas
O chá de gengibre é tão poderoso que, naqueles dias em que o consumo de álcool vai além da conta, esta bebida ajuda a equilibrar o organismo.
Pela sua ação desintoxicante e promotora da digestão, outro dos benefícios do gengibre é que ajuda a eliminar o álcool e diminui os enjoos.
O gengibre é afrodisíaco
E como se ainda faltassem razões para incluir este superalimento na sua dieta, o gengibre é também afrodisíaco.
Por aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos sexuais, desde a antiguidade que é usado como afrodisíaco natural, como promotor da lubrificação feminina e suporte da função erétil.
A água com gengibre ajuda a emagrecer?
A água com gengibre ajuda a emagrecer na medida em que atua como um desintoxicante do organismo, ajudando a eliminar o líquido retido e acelerando o metabolismo.
Isto ajuda a perder a barriga com gengibre e a queimar a gordura localizada.
Chá de hortelã emagrece mesmo?
Quais as contraindicações do gengibre?
Apesar dos benefícios do gengibre, está contraindicado para:
- Pessoas com problemas de coagulação no sangue;
- Hipertensos;
- Diabéticos.
Como tomar gengibre para emagrecer?
Este superalimento pode ser consumido fresco ou seco, cru ou adicionado aos mais variados pratos salgados e doces, bebidas, batidos ou gelados.
Naturalmente sozinho não consegue resultados, mas se aliar o seu consumo a uma alimentação saudável e variada, assim como a prática de exercício, os resultados chegam mais rapidamente.
Chá de gengibre
Ao longo do dia, beba chá de gengibre que, pela sua ação termogénica e diurética, vai acelerar o metabolismo e promover a eliminação de toxinas.
Como fazer chá de gengibre para emagrecer
- Acrescente um pedaço de gengibre, com cerca de 2 cm a um litro de água e deixe ferver por alguns minutos.
Porém, o excesso de chá de gengibre faz mal. Se consumido em excesso, ao invés de ajudar, pode causar problemas de estomago, como náuseas, vómitos, diarreia, enjoo e irritação.
Deve-se tomar chá de gengibre antes ou depois das refeições?
O ideal é tomar chá de gengibre logo após as refeições.
Quantas vezes por dia se deve tomar o chá de gengibre?
É aconselhável tomar o chá de gengibre 3 vezes por dia.
Agora que já sabe como fazer chá de gengibre para emagrecer, tire todo o partido das propriedades e benefícios do gengibre e adicione-o aos seus cozinhados, para um toque de picante, doçura e saúde. Bom apetite!
Conclusão
Mas o ideal é que tenha sempre uma consulta com um nutricionista da BodyScience para ajudar a introduzir este ingrediente na sua alimentação e a aproveitar ao máximo todos os benefícios do gengibre.
Clique na imagem abaixo e descarregue o nosso ebook de receitas para emagrecer, para que possa inserir pratos variados e saudáveis na sua rotina.