Já todos ouvimos o cliché de que uma maçã por dia mantém o médico afastado, mas o mesmo pode ser aplicado a uma cornucópia imaginária de frutos vermelhos, dos quais se destacam os morangos, as cerejas, as framboesas, os mirtilos, as amoras e as cerejas. São inúmeros os benefícios dos frutos vermelhos na nossa saúde: previnem várias doenças e são os aliados perfeitos para uma dieta rica e equilibrada.
Benefícios dos frutos vermelhos para a saúde
Os frutos vermelhos são conhecidos pelo seu alto teor de ferro e potássio, tornando-os num dos grupos de alimentos mais eficazes na prevenção de várias doenças; entre as mais importantes e mais fatais, a prevenção de doenças cardiovasculares e a redução do risco de vários tipos de cancro. A cor vermelha destes frutos tem sido associada à força, saúde e paixão.
Para lá das funções anti-envelhecimento, esta variedade de frutos representa uma das mais poderosas fontes naturais de antioxidantes, ajudando a prevenir infecções urinárias e a reforçar o sistema imunitário. Para que os benefícios dos frutos vermelhos na sua saúde se verifiquem, os especialistas sugerem um consumo diário entre 3 a 5 porções de fruta, o equivalente a 500 e 800 gramas diárias, dependendo das necessidades de cada um.
1. Ajudam a perder peso
Apesar do seu sabor doce e intenso, os frutos vermelhos são alimentos baixos em calorias, o que possibilita uma dieta eficaz e sem grandes sacrifícios. Estes frutos dão-lhe uma sensação de saciedade durante muito mais tempo, libertando poucas calorias e, por consequência, evitando o aumento de peso.
2. Ricos em Vitamina C
Uma dieta rica em Vitamina C é conhecida por atrasar o processo de envelhecimento, bem como a ajudar a reduzir os riscos de cancro, doenças cardiovasculares e artrite. Os morangos e as framboesas estão no topo da lista de frutos vermelhos com os maiores índices de Vitamina C.
3. Diminuem o stress
Um dos problemas que mais afecta as ditas sociedades modernas prende-se com os elevados níveis de ansiedade e de stress a que estamos expostos diariamente. O alto teor de Vitamina C existentes em frutas como o morango actuam sobre as glândulas supra-renais, ajudando a controlar e a restabelecer as nossas reservas de adrenalina, proporcionando uma sensação de maior tranquilidade e de stress reduzido.
4. Reduzem o aparecimento de diferentes tipos de cancro
Outro dos principais benefícios dos frutos vermelhos é a sua composição altamente nutritiva que, em vários casos, resulta numa acção anticancerígena. Os morangos e as framboesas provocam um estímulo comportamental no organismo que ajuda a prevenir diferentes tipos de cancro.
Veja também: Qual a importância de consumir frutos da época?
5. Ajudam a combater as alergias
Os frutos vermelhos contêm uma substância ácida e gorda capaz de inibir a histamina e, por isso, de diminuir eventuais reacções alérgicas aos diferentes tipos de pólens. Estes frutos revelam-se óptimos aliados a quem sofre de diferentes tipos de alergias, ajudando a combater o congestionamento nasal e ocular.
Oferecemos as soluções mais inovadoras, eficazes e seguras para si.
Descubra os nossos tratamentos não invasivos.
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita
6. Reduzem os sinais precoces de envelhecimento
Um importante benefício dos frutos vermelhos que a generalidade das pessoas parece desconhecer advém das suas propriedades que ajudam no combate ao envelhecimento, protegendo a pele da forte exposição solar. Estes frutos neutralizam os radicais livres e ajudam a manter uma pele mais saudável e jovem durante muito mais tempo.
7. Fortalecem o sistema imunitário
O alto nível de vitamina C presente nestes alimentos aumenta e estimula os benefícios dos frutos vermelhos no sistema imunitário. De acordo com vários estudos, a generalidades destes frutos têm alto teor de ácidos fenólicos e flavonoides, o que pode ajudar a eliminar os radicais livres, um fenómeno que tem estado cada vez mais associado à prevenção da proliferação de células cancerígenas. Além disso, esses antioxidantes trabalham para aumentar a contagem de plaquetas e, desta forma, ajudam a reforçar as defesas, tornando a recuperação mais rápida.
8. Ajudam a controlar a diabetes
O consumo regular de frutos vermelhos está ligado a uma redução considerável nos níveis de açúcar no sangue, o que é benéfico para os diabéticos tipo 2 e para aqueles com pré-diabetes. São vários os estudos onde foi possível verificar que os pré-diabéticos em geral mostraram uma redução notável nos níveis de açúcar no sangue, em comparação com pessoas que não tinham consumido este tipo de alimentos durante o mesmo período. Acrescente-se ainda o facto de os pré-diabéticos com maior consumo de frutos vermelhos apresentarem maior redução de glicose no sangue.
Para manter intactos todos os benefícios dos frutos vermelhos, certifique-se que os consome, no máximo, dois dias após comprá-los ou colhê-los. Opte pelos mais maduros e, no caso de os comprar numa pequena, média ou grande superfície, retire-os da embalagem assim que possível. Em seguida, lave-os em água abundante, deixe-os escorrer devidamente, enxugue-os e conserve-os dentro do frigorífico, num recipiente que os proteja da oxidação e de absorver diferentes odores.
Marque já a sua consulta de avaliação gratuita nas Clínicas BodyScience >>
Discussion about this post