A microdermoabrasão é um procedimento minimamente invasivo usado para renovar o tom e a textura geral da pele.
Pode melhorar a aparência de danos causados pelo sol, rugas, linhas finas, manchas, cicatrizes de acne, melasma e outras doenças e problemas relacionados com a pele.
No procedimento, é utilizado um aplicador especial com uma superfície abrasiva para lixar suavemente a camada externa da pele e assim rejuvenescê-la.
Outra técnica diferente de microdermoabrasão pulveriza partículas finas de óxido de alumínio ou bicarbonato de sódio para obter o mesmo resultado do uso da superfície abrasiva.
Continue a ler para descobrir mais sobre este procedimento inovador de rejuvenescimento cutâneo.
Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética
O que é microdermoabrasão?
A epiderme, a camada externa da pele, protege o corpo das agressões do mundo exterior, como a humidade, o calor, o excesso de luz ou os detritos da poluição.
Para manter uma pele saudável e jovem por mais tempo, é importante que, com regularidade, faça uma esfoliação para retirar o excesso de células mortas, permitindo e potenciando o nascimento de uma nova camada de pele.
A microdermoabrasão é a técnica certa para conseguir uma pele mais saudável, bonita e jovem.
Trata-se de um tratamento estético, não invasivo, que através de um aparelho com pontas de diamante, liberta cristais finos, de óxido de alumínio. Estes cristais de óxido de alumínio, expelidos em jato, têm uma ação ligeiramente abrasiva mas esfoliam a pele de forma eficaz.
Após esta esfoliação, são aspirados a vácuo os resíduos deixados pelos cristais de óxido de alumínio e é aplicada uma máscara adequada ao tipo de pele e ao problema a tratar, seja ele: rugas, acne, flacidez ou envelhecimento cutâneo.
Pela ação da esfoliação e do vácuo, o fluxo sanguíneo é estimulado, promovendo a produção de colagénio, de elastina e a renovação da pele.
Quem pode fazer microdermoabrasão?
A microdermoabrasão é considerada um procedimento seguro para a maioria dos tipos e cores de pele e deixa a pele lisa e brilhante como nenhum outro tratamento é capaz de fazer.
Através de uma abrasão e sucção suaves, a microdermoabrasão remove as células mortas, o que permite uma hidratação eficaz nas camadas mais profundas da pele e o aparecimento de novas células, melhorando automaticamente o aspeto e elasticidade da pele.
A microdermoabrasão é indicada para:
- Alisar rugas finas
- Cuidar de peles seborreicas
- Cuidar poros dilatados e pontos negros
- Disfarçar cicatrizes
- Eliminar marcas de acne
- Eliminar estrias vermelhas
- Melhorar a pele áspera
- Prevenir o envelhecimento cutâneo
- Suavizar manchas de pigmentação (discromia)
- Tratar a inflamação do folículo capilar (foliculite)
- Tratar o engrossamento da camada córnea da pele (ceratose)
Apesar da versatilidade e dos muitos benefícios da microdermoabrasão, este tratamento não pode ser realizado por todas as pessoas. Assim sendo, a microdermoabrasão não é indicada nos casos de:
- Acne de grau I e II
- Após exposição solar
- Cancro de pele
- Diabetes
- Doenças de imunodeficiência
- Eczema e psoríase
- Herpes
- Sensibilidade ao óxido de alumínio
- Lesões abertas
- Lesões sem diagnóstico
- Lesões vasculares
- ´Tatuagens
- Toma de anticoagulantes
Como funciona a microdermoabrasão?
A microdermoabrasão é um procedimento realizado em consultório clínico que geralmente demora cerca de uma hora.
Normalmente, este procedimento não invasivp realizado por um profissional especializado, que pode ou não estar sob a supervisão de um profissional de saúde.
Não é necessário usar anestesia ou um agente anestésico para este tratamento.
Durante sua consulta, vai ser-lhe pedido que se sente numa cadeira reclinável.
No tratamento, será então utilizado um dispositivo portátil para borrifar suavemente as partículas ou lixar a camada externa da pele nas áreas-alvo. No final, será aplicado um creme hidratante e um protetor solar na sua pele.
Existem algumas maneiras diferentes de realizar este procedimento, com base no dispositivo específico usado:
1. Peça com ponta de diamante
Uma peça manual com ponta de diamante projetada para esfoliar suavemente as células mortas da pele. Ao mesmo tempo, aspira-as.
A profundidade da abrasão pode ser afetada pela pressão aplicada na peça manual, bem como por quanto tempo a sucção pode permanecer na pele. Este tipo de aplicador de microdermoabrasão é geralmente usado em áreas faciais mais sensíveis, como perto dos olhos.
2. Microdermoabrasão de cristal
A microdermoabrasão de cristal usa uma peça emissora de cristais para borrifar suavemente com cristais finos e remover as camadas externas da pele. Tal como a peça com ponta de diamante, as células mortas da pele são aspiradas imediatamente.
Os diferentes tipos de cristais que podem ser usados incluem óxido de alumínio e bicarbonato de sódio.
3. Hidradermoabrasão
A hidradermoabrasão é um método mais recente. Envolve a combinação simultânea de esfoliação sem cristais e infusão de produtos na pele.
Diz-se que o processo estimula a produção de colagénio e maximiza o fluxo sanguíneo para a pele.
Tenha acesso às novidades, dicas e ofertas exclusivas!
Subscrever Newsletter Bodyscience
Quais são os benefícios da microdermoabrasão?
Especialmente indicada para tratar a pele, são muitos os benefícios da microdermoabrasão que, pela sua ação suave mas eficaz, atenua as irregularidades superficiais da pele, remove cicatrizes, manchas, acne e rugas. Resultado: uma pele mais lisa, saudável e jovem.
Tome nota dos benefícios da microdermoabrasão:
- Ativa a microcirculação
- Combate a flacidez
- Estimula a produção de colagénio (responsável pela estrutura, firmeza e elasticidade da pele)
- Estimula a produção de elastina (responsável pela resistência e elasticidade da pele)
- Estimula a produção de reticulina (fibras que ligam os tecidos entre si)
- Melhora a qualidade da pele
- Previne o envelhecimento cutâneo
- Promove o fluxo sanguíneo
- Regenera as células
- Tonifica e fortalece a pele
Quais são os resultados da microdermoabrasão?
O microdermoabrasão é um tratamento muito versátil que, por permitir ajustar a intensidade da esfoliação, é adequado para qualquer tipo de pele (desde que não se encaixe na listagem indicada anteriormente).
Depois de uma sessão de microdermoabrasão, que pode durar entre 30 a 45 minutos, os resultados são imediatamente percetíveis: uma pele mais brilhante, limpa, saudável e fresca.
Ainda que seja mais frequente no rosto, a microdermoabrasão também pode ser realizada nos braços, nas mãos, no peito ou no pescoço.
Apesar dos resultados serem visíveis logo na primeira sessão, dependendo dos danos e do efeito desejado, podem ser necessárias várias sessões até obter uma pele livre de manchas, acne, rugas ou outras imperfeições.
Se for necessário trabalhar apenas nas camadas mais superficiais da epiderme, como a camada córnea, o tratamento pode ser repetido a cada uma ou duas semanas. Porém, se atingir as camadas mais profundas da epiderme, como a camada basal, só será possível realizar uma sessão de microdermoabrasão a cada mês.
Como em qualquer procedimento estético, uma vez que o corpo está sempre exposto a diversas agressões, após o primeiro tratamento, é recomendado que sejam realizadas sessões de manutenção esporádicas para firmar os resultados ou tratar qualquer problema que surja nesse tempo.
Importa alertar que é natural que, após cada sessão, a pele fique um pouco vermelha durante as primeiras horas. Se apresentar algum efeito secundário deve contactar imediatamente o seu médico ou o profissional responsável pelo tratamento.
Quais são os efeitos colaterais da microdermoabrasão?
Os efeitos colaterais comuns da microdermoabrasão incluem:
- Sensibilidade leve
- Inchaço
- Vermelhidão
Geralmente desaparecem algumas horas após o tratamento.
Pode ser aconselhado a usar um hidratante para minimizar a pele seca e com escamas. Pequenos hematomas também podem ocorrer. Isso é causado principalmente pelo processo de sucção durante o tratamento.
Qual é o preço de uma sessão de microdermoabrasão?
O preço de uma sessão de microdermoabrasão variam de acordo com a zona a tratar, a gravidade do problema, bem como da tabela do profissional escolhido para o efeito.
Assim, o preço de uma sessão de microdermoabrasão pode variar entre os 30 euros e os 100 euros.
Para obter os resultados pretendidos, à partida, será necessária mais do que uma sessão. Dependendo da da área a tratar e da gravidade do problema, podem ser precisas entre 3 a 10 sessões.
Nas Clínicas BodyScience, uma equipa especializadada, com largos anos de experiência e milhares de clientes satisfeitos, encontra os tratamentos adequados para recuperar a vitalidade do seu rosto, sem dor, sem anestesia e sem a necessidade de período de recuperação.
Considerações Finais
A microdermoabrasão é um procedimento estético não invasivo que tem como objetivo deixar a pele de uma pessoa mais uniforme e suave em textura e cor.
Geralmente, requer uma série de sessões, durante as quais um especialista remove a camada superior da pele com um pequeno dispositivo manual.
Muitas pessoas usam a microdermoabrasão para reduzir os efeitos visíveis do envelhecimento ou para eliminar manchas deixadas pela acne.
O procedimento não é invasivo, mas pode causar alguns efeitos colaterais. Estes incluem ardor, vermelhidão e inchaço, bem como aumento da sensibilidade à luz solar.
Antes de se submeter a este tratamento converse com um especialista. Converse connosco sem compromisso!
Discussion about this post