Chia: 10 Benefícios e receitas

A chia (cientificamente conhecida como Salvia Hispanica L.) é uma planta herbácea da família das lamiáceas, a par do linho e da sálvia.

Vinda, originalmente, do México, civilizações da América Central de há muitos séculos já recorriam às suas sementes para o uso diário e para o auxílio de alguns problemas.

Atualmente, o seu consumo tem sido muito reforçado pelo reconhecimento dos benefícios da chia para a saúde, dos quais se destacam a presença abundante de fibras, proteínas e outros nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo humano.

Além disso, um dos principais benefícios da chia é o seu papel no processo de emagrecimento.

 

medicina estética e nutrição

 

Quais os benefícios da chia para a saúde?

Gostaria de saber mais sobre os benefícios da chia para a saúde? Ou responder à questão de quantas gramas de chia posso consumir por dia?

Então, continue a ler e descubra todas as propriedades da chia e como implementá-la na sua alimentação. 

 

1. A chia emagrece

Este é um dos principais benefícios da chia e um dos motivos que justificam o sucesso desta semente.

Na verdade, a chia ajuda no processo de perda de peso pela sensação de saciedade que a semente proporciona.

As fibras que comporta são capazes de absorver muita água, transformando-se numa espécie de gel.

Em contacto com os sucos gástricos, a semente aumenta a dilatação do estômago, favorecendo a sensação de saciedade e, consequentemente, diminuindo a quantidade de alimentos ingeridos.

 

 

2. A chia protege a pele, unhas e cabelo

Graças à Vitamina A, nutriente que atua como antioxidante, a chia é um bom aliado na redução da acne e na prevenção da pele seca.

Além disso, a Vitamina B2 é fundamental para a manutenção da estabilidade da saúde da pele, das unhas e do cabelo.

 

3. A chia evita a formação de gordura localizada

O consumo regular de chia ajuda a evitar a formação de gordura localizada.

 

4. A chia evita a celulite

O ómega 3 está relacionado com a diminuição de processos de inflamação. Ora, a formação de celulite está estreitamente relacionada com processos inflamatórios que poderão beneficiar bastante com um consumo regular de chia.

 

Clínicas Bodyscience - Instagram

 

5. A chia previne doenças cardiovasculares

Outro dos benefícios da chia prende-se com as quantidades de ómega 3 que as suas sementes contêm.

Este ácido reduz a formação de coágulos sanguíneos e até os níveis de colesterol no sangue, contribuindo para a prevenção de doenças como derrames, enfartes e até hipertensão.

 

6. A chia regula o colesterol

Para este benefício contribuem o ómega 3 e 6 encontrados nas sementes de chia.

Estas gorduras ajudam a reduzir o colesterol mau, o LDL, ao mesmo tempo que potenciam o colesterol bom, o HDL.

 

7. A chia desintoxica

A ação desintoxicante do organismo é mais um dos benefícios da chia, que ajuda a limpar o fígado e a impedir o envelhecimento das células do organismo.

Tudo devido à presença de antioxidantes, como o ácido cafeico, que auxiliam na desintoxicação e impedem a criação de radicais livres que destroem membranas celulares e aceleram o envelhecimento.

 

8. A chia controla a diabetes

Um dos benefícios da chia que mais contribui para uma saúde equilibrada é a forma como as fibras da chia fazem aumentar o tempo de libertação da glicose.

As fibras da chia diminuem a velocidade com que os carbohidratos saem do estômago e chegam ao intestino para terminarem de serem digeridos e absorvidos.

Ao aumentar esse tempo de transição, a glicose é libertada lentamente na corrente sanguínea.

Ora, com menos doses de insulina a circular no organismo, evita-se e controla-se melhor a resistência à insulina, a base da diabetes tipo 2.

Por isso é que os benefícios da chia para diabéticos são amplamente divulgados.

 

9. A chia protege o cérebro

A chia favorece as ligações cognitivas do cérebro através dos ácidos linoleicos e alfa-linoleicos presentes. Estes ajudam na formação das membranas celulares, auxiliando assim as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos.

 

10. Fortalece a imunidade

Por conter minerais como o zinco, a chia reforça as defesas do organismo, mantendo doenças como a gripe e as constipações bem longe.

Além disso, o fósforo, o cálcio, o potássio e o sódio são essenciais para manter a saúde das várias células do organismo.

Todos estes benefícios da chia para a saúde são comprovados por diversos estudos científicos, como o Nutritional and therapeutic perspectives of Chia, publicado na National Library of Medicine. 

 

Como consumir chia

Ainda que não exista uma quantidade exata estabelecida para o consumo de chia, os estudos indicam que devem ser consumidas 25 gramas de chia por dia. Isto equivale, aproximadamente, a duas colheres de sopa.

Além disso, a chia pode ser consumida crua, triturada ou em forma de gel ou óleo, mantendo sempre as suas propriedades.

A chia triturada acaba por ser mais facilmente digerível pelo organismo. Pode utilizar um pilão ou um moedor de café. Não é necessário deixar as sementes em pó, apenas ligeiramente trituradas. 

Mas como usar as sementes de chia que acabou de triturar? É muito simples.

Só precisa de as adicionar a alguma bebida, como sumo ou smoothies. A chia deixará sempre a consistência do líquido com uma textura mais gelatinosa que acabará por engrossar a preparação. 

Se não quiser triturar as sementes de chia, deverá hidratar primeiro e depois mastigar muito bem.

Com líquido bem quente, 15 minutos são suficientes. Mas se estiver frio, deverá deixar as sementes de chia perto de duas horas. Evite sempre ferver a chia pois isso contribui para a perda das suas propriedades. 

Sempre que pensar em como usar as sementes de chia, lembre-se que a pode sempre incorporar em diferentes receitas com chia, como pão com sementes de chia, pudim de chia, entre muitas outras. 

 

semente de chia

 

Como tomar chia para emagrecer?

A chia para emagrecer é uma realidade, como referido mais acima. Mas como pode então chegar aos resultados desejados? Fique a conhecer então duas maneiras: 

 

Consumir chia com água

Coloque 1 colher de sopa de sementes de chia num copo de água à temperatura ambiente e deixe a descansar por cerca de 20 minutos. 

Deverá consumir chia com água quando estiver em jejum ou com 30 minutos de antecedência da próxima refeição, como o almoço ou o jantar. 

 

Chia com limão emagrece

Se desejar tornar o sabor mais agradável à mistura preparada anteriormente, pode aromatizar a chia hidratada com as seguintes opções: 

  • Limão;
  • Laranja;
  • Canela em pau;
  • Tiras de gengibre com hortelã;
  • Pepino cortado em tiras.

Pode ainda adicionar uns cubos de gelo para criar mais sabor. 

Estas são apenas algumas receitas com chia. Mas se está à procura de algo com chia para emagrecer 3kg em 2 dias, será muito difícil.

A chia pode ter um papel importante, mas precisa de estar sempre associada a uma dieta saudável e a um bom estilo de vida, com a prática de exercício incluída. 

Para ter uma dieta saudável, com a inclusão de sementes de chia, deverá consultar um nutricionista da Bodyscience que preparará um plano alimentar adequado à suas características e objetivos. 

 

Cuidados a ter no consumo de chia

Não existem contraindicações ao consumo de chia, no entanto, se decidir apostar nos suplementos que contém chia – em vez de utilizar a semente natural –, deve consultar um médico ou nutricionista para que seja acompanhado.

Além disso, convém ter em atenção que a chia é um carbohidrato com fibras, logo, se for consumida em excesso poderá levar ao aumento de peso, à obstipação intestinal e até a desconfortos gástricos.

Um dos perigos da chia são mesmo os problemas digestivos que podem causar. Para além disso, outro dos malefícios da chia vem com o consumo em grandes quantidades, durante um longo período de tempo, que poderá levar o corpo a ter alguns problemas na absorção de algumas substâncias, como o cálcio e o ferro. 

Todas as pessoas com diverticulose, uma doença que se caracteriza pela presença de uma ou mais bolsas com formato de balão (divertículos), geralmente no intestino grosso (cólon), não devem consumir semente de chia.

Como já viu mais acima nos benefícios da chia para a saúde, estas sementes contribuem para o emagrecimento. Contudo, deve ter sempre presente também que aproximadamente 100 gramas de sementes proporcionam ao organismo cerca de 500 calorias. Em excesso, podem ter o efeito contrário. 

 

Receitas com chia: Panquecas de chia e aveia

Siga estes passos para conseguir confecionar umas panquecas deliciosas que vão aumentar a saciedade por mais tempo, bem como combater a prisão de ventre. 

 

panquecas de chia

 

Ingredientes para panquecas de chia e aveia:

  • 1 Colher de sopa de sementes de chia;
  • 2 Ovos;
  • 1 Banana média;
  • 1 Colher de chá canela;
  • 1 Colher de chá fermento;
  • 50g de Flocos aveia.

 

Modo de preparação:

  1. Coloque todos os ingredientes numa liquidificadora, com a exceção do fermento. Pode também usar uma varinha mágica. Bata tudo;
  2. Adicione o fermento e envolva suavemente;
  3. Deixe a massa descansar por 15 minutos;
  4. Aqueça uma frigideira antiaderente. Deite uma porção da massa e doure bem de ambos os lados. Terá as suas panquecas com semente de chia prontas.

 

Conclusão

A semente de chia é um aliado poderoso da sua saúde, podendo gerar muitos benefícios. Para todas as pessoas que desejam perder peso, a chia para emagrecer também desempenha um papel importante. 

Se gostaria de perceber como poderá incorporar este alimento poderoso na sua alimentação, entre em contacto com um nutricionista da Bodyscience que prestará todo o apoio que precisa.

 

plano alimentar para emagrecer

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;