Todos nós já experimentamos aquele comportamento de começar a comer uma batata frita de pacote e não conseguir parar de o fazer. Pois bem, um grupo de investigadores da Universidade de Erlangen-Nuremberga na Alemanha procurou explicar este comportamento num estudo com roedores. Observou-se em análises à actividade cerebral dos ratinhos que quando comiam as batatas fritas gerava-se uma forte activação de uma área no cérebro relacionada com o sistema de recompensas. Basicamente, o que o cérebro faz a partir do momento em que essa área é activada é levar a um comportamento de hiperfagia (fome excessiva) hedónica (prazer imediato). Que normalmente só tem fim quando o pacote termina.
Este tipo de comportamentos fica mais facilitado quando a pessoa está numa fase de maior ansiedade, muito stress ou tristeza e acaba por procurar nos alimentos uma fonte de conforto emocional.
A solução parte por não ter em casa alimentos tentadores ou aqueles que estando “à mão” não se vai conseguir controlar.
Longe da vista longe do coração.
E se por acaso comprar algum pacote de “snack” compre os mais pequenos. Quanto mais tiver mais come.
Referência: National Center for Biotechnology Information
Felicidades e até breve,
Bruno Reis, nutricionista nas Clínicas BodyScience
Saiba também como ter uma barriga lisa com o BodyShape onde 30 minutos equivalem a 750 abdominais, marque uma Consulta de Avaliação Gratuita e sem qualquer compromisso.
Discussion about this post