A batata-doce tem sido uma tendência para todos os que ambicionam uma alimentação saudável, e com boas razões para isso. O que infelizmente as pessoas confundem é que um alimento mesmo que saudável nem sempre é adequado para quem quer emagrecer.
É importante referir que existe um conceito que é inegável: Para emagrecer é necessário receber dos alimentos menos energia do que aquela que o corpo gasta.
Sendo assim, o aspecto provavelmente mais importante para quem quer emagrecer é o conteúdo energético dos alimentos. E é neste ponto que queria gastar algum tempo.
A batata-doce emagrece?
Recentemente tenho ouvido, por parte de muitos dos nossos clientes, algo do género: “Troquei a batata normal por batata-doce com o objectivo de emagrecer”.
No entanto, por muitos benefícios para a saúde que esta troca possa oferecer, se o objectivo for emagrecer, esta mudança pode não ser a mais adequada. Em termos energéticos a batata-doce tem mais calorias (123Kcal) que a batata normal (90Kcal), isto para a mesma quantidade (100g). Tem também mais hidratos de carbono (28,3g para 19,2g da batata normal) e tem mais açúcares (7,9g para 1,2g).
O principal argumento para os partidários da batata-doce é que esta tem um índice glicémico (IG) mais baixo e isso justificaria o seu uso em termos de saúde e emagrecimento.
Endermologia LPG
Um tratamento eficaz!
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita
Mas, até aqui teremos que ter em atenção alguns aspectos porque, a batata-doce apresenta uma grande variação do IG dependendo do método de confecção utilizado. Para dar um exemplo, se cozermos a batata-doce esta tem de facto um índice glicémico baixo, de 45. Mas se a assarmos o IG sobe abruptamente para os 94, não muito diferente do IG da batata comum.
Sendo assim, pense duas vezes antes de optar pela batata-doce como alimento para a sua dieta de emagrecimento.
Benefícios para a saúde
Se o seu objectivo é apenas a saúde, então sim, tem na batata-doce um alimento de excelência. Por comparação com a batata comum, a batata-doce tem mais fibra (2,7g para 1,6g da batata comum), tem mais Vitamina A (650g para 0g), tem mais vitamina E (4,6mg para 0,06mg), tem mais vitamina C (25mg para 14mg) e tem mais cálcio (24mg para 9).
Mas melhor do que evitar um alimento tão saudável só porque tem umas calorias a mais, é fazer mais actividade física para compensar a maior ingestão energética.
Muitas felicidades e alimente-se bem.
Bruno Reis
Nutricionista nas Clínicas BodyScience
Discussion about this post