Os números da balança estão como deseja mas a barriga inchada não desaparece? Sente que tem feito tudo para reduzir o perímetro abdominal mas não vê resultados? Está na hora de perceber por que motivo isso acontece e o que pode fazer para ter a barriga lisa com que tem sonhado.
Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética
O que pode causar barriga inchada e dura
O inchaço abdominal ocorre quando o trato gastrointestinal está cheio de ar ou de gás. A maioria das pessoas descreve o inchaço como sensação de barriga inchada, enfartamento ou aperto.
A barriga pode estar inchada (distendida), dura e dolorida e ser acompanhado de:
- Dor
- Gases excessivos (flatulência)
- Arrotos frequentes
- Ronco abdominal
A barriga inchada pode interferir na sua capacidade para trabalhar e participar em atividades sociais, afetando assim a sua qualidade de vida. É tão comum em adultos como em crianças e deve avaliada por um profissional de saúde para que a causa possa ser identificada antes de qualquer prescrição de tratamento.
As causas da barriga inchada e dura incluem:
Refrigerantes
Por vezes, o gás dos refrigerantes pode resultar num estômago duro. Essa sensação desconfortável dissipa-se à medida que o gás é expelido. Evite ingerir estas bebidas, não só pelo gás, mas pelo excesso de açúcar que contêm (e que tanto prejudicam a sua saúde).
Comer demasiado
Comer além do necessário ou comer muito rápido pode causar uma sensação desconfortável e provocar distensão abdominal. O desconforto geralmente desaparece com o passar do tempo, à medida que os alimentos vão passando pelo sistema digestivo.
Obstipação
Se sofre de prisão de ventre, é natural que a sua barriga esteja frequentemente inchada. Fale com o seu médico para descobrir as causas da obstipação para saber melhor como a deve tratar.
Intolerância alimentar
Se tem problemas para digerir certos alimentos – como laticínios, por intolerância à lactose – consumi-los pode provocar inchaço abdominal e fazer com que a sua barriga fique inchada e dura.
Síndrome do Intestino Irritável
A Síndrome do Intestino Irritável pode provocar barriga inchada, juntamente com cólicas, gases e dores.
Doença inflamatória intestinal
A Doença Inflamatória Intestinal inclui condições como colite ulcerosa e doença de Crohn, que podem causar cólicas abdominais e ainda fazer com que a sua barriga fique inchada e dura.
Diverticulite
A Diverticulite, uma inflamação e infeção do trato digestivo pode resultar em distensão e inchaço da barriga.
Gastrite
A Gastrite é uma inflamação do estômago geralmente causada por uma úlcera estomacal ou uma infecção bacteriana por H. pylori. Os sintomas incluem dor, inchaço e um estômago duro.
Cancro no estômago
O cancro no estômago, ou cancro gástrico, envolve comumente o revestimento do estômago ou as paredes dos músculos do estômago. Embora seja um cancro relativamente raro, os seus sintomas incluem barriga inchada e dura.
Outras causas de barriga inchada podem incluir:
- Oscilações hormonais (especialmente em mulheres)
- Giardíase (infecção intestinal por parasita)
- Doenças hepáticas e da vesícula biliar
- Alguns medicamentos
- Perturbações alimentares, como anorexia ou bulimia nervosa
- Outros problemas de saúde mental, como stress, ansiedade ou depressão
As condições referidas contribuem para outros problemas, como:
- Supercrescimento ou deficiência de bactérias dentro do trato gastrointestinal
- Acumulação de gases
- Motilidade intestinal alterada
- Trânsito de gás prejudicado
- Reflexos abdominais anormais
- Hipersensibilidade visceral
- Má absorção de alimentos e hidratos de carbono
- Obstipação
A barriga inchada também pode ser um sintoma de várias doenças graves, incluindo:
- Acúmulo de fluido patológico na cavidade abdominal (Ascite) como resultado de cancro (por exemplo, cancro de ovários), doença hepática, insuficiência renal ou insuficiência cardíaca congestiva
- Doença celíaca ou intolerância ao glúten
- Insuficiência pancreática (digestão prejudicada pela incapacidade de produção de enzimas digestivas suficientes)
- Perfuração do trato gastrointestinal com escape de gás, bactérias do trato GI normal e outros conteúdos para a cavidade abdominal
Dicas infalíveis para eliminar a barriga inchada
Em muitos casos, os sintomas de barriga inchada podem ser diminuídos ou mesmo evitados com simples mudanças no estilo de vida, como a perda de peso corporal .
Para reduzir sensação de barriga inchada pode começar por:
- Limitar a ingestão de refrigerantes
- Evitar comer alimentos que causam gases, como alguns vegetais e leguminosas
- Comer devagar e evitar ingerir líquidos por palhinhas
- Privilegiar laticínios sem lactose (se for intolerante à lactose) ou bebidas vegetais
Os probióticos também repovoam o seu intestino de bactérias saudáveis, o que pode ajudar a reduzir a barriga inchada. Uma estudo publicado pelo Journal of Neurogastroenterology and Motility descobriu que os probióticos têm um efeito eficaz na redução do inchaço da barriga, com uma concordância de 70 por cento. Pode encontrar probióticos no kefir e nos iogurtes gregos, disponíveis em várias superfícies comerciais.
Para diminuir a barriga inchada é importante que adote outros hábitos essenciais:
1. Beber água
Se quer livrar-se da barriga inchada e dura é importante que aumente a ingestão de água. Entre outros benefícios, a água favorece o trânsito intestinal, fazendo diminuir o volume abdominal.
É recomendável beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia. No entanto, a quantidade de água necessária varia de acordo com a idade e o peso corporal. Para afinar o seu organismo como um relógio suíço e perder a barriga e estômago inchados, tome nota da quantidade de água aconselhada para cada idade:
Até os 17 anos: 40ml/kg
18 a 55 anos: 35ml/kg
55 a 65 anos: 30ml/kg
Mais de 66 anos: 25ml/kg
2. Corte no sal
A comida com sal é mais saborosa e não precisa de abdicar deste condimento. Porém, é urgente que reduza a quantidade que consome, não só para eliminar a barriga inchada como para melhorar toda a sua saúde.
O sal está muitas vezes escondido (em doses generosas) nos produtos que consome diariamente, como no pão, nos produtos processados ou nas refeições rápidas que faz no snack-bar do seu local de trabalho. É necessário cortar neste ingrediente porque, além de outras complicações para a sua saúde, o excesso de sal provoca retenção de líquidos e deixa a barriga inchada. Substitua o sal por especiarias.
3. Privilegie as frutas
Responsáveis pelo aporte diário de vitaminas e minerais, as frutas são as melhores amigas do organismo, da saúde e da silhueta.
Para tratar a barriga inchada, o primeiro passo é colocar o sistema digestivo a funcionar como um relógio, e a fruta é a forma de o conseguir. Esqueça as bebidas milagrosas ou os suplementos alimentares porque basta incluir uma peça de fruta nas suas refeições para regular o seu trânsito intestinal.
4. Aposte nos depurativos naturais
Dê preferência aos depurativos naturais. O abacate, o kiwi, o limão, os espargos, a maçã, o melão, a meloa, a beterraba, o pepino, a alcachofra, o aipo, a salsa, o rabanete, a toranja, o gengibre e o ananás são apenas alguns dos alimentos que ajudam a reduzir a barriga inchada pelas suas propriedades depurativas.
5. Faça exercício físico
Não há como fugir: para perder a barriga inchada, precisa de manter-se ativo. Se a ideia é perder a barriga inchada, faça exercícios cardiovasculares e complemente com exercícios localizados.
Não é demais lembrar que o exercício físico melhora o funcionamento digestivo, regula o trânsito intestinal, combate a retenção de líquidos e reduz números à roupa e à balança.
Para ter sucesso, o truque é escolher um desporto que seja prazeroso e não um sacrifício (ainda que, numa fase inicial, todos o sejam um pouco). Do Yoga ao CrossFit, do Basquetebol às Danças de Salão, da corrida à natação, das aulas de Zumba às aulas de Cycling, as opções são vastas. O mais importante é que se mantenha ativo. Certamente que ajudará na diminuição do inchaço abdominal.
6. Controle o consumo de laticínios
Se precisa de desinchar a barriga, considere reduzir o consumo de laticínios.
Algumas pessoas não produzem lactase na quantidade necessária para digerir a lactose e isso causa desconforto, distensão abdominal e flatulência.
Se não passa sem a meia de leite ou galão pela manhã, opte por outras soluções igualmente saborosas, como bebida de aveia, de amêndoa, de quinoa ou de arroz – ou faça a sua própria bebida vegetal em casa. Experimente durante 15 dias ou 1 mês e note se houve melhorias no seu corpo e bem-estar.
7. Elimine os refrigerantes e comidas processadas
O gás presente nos refrigerantes e outras bebidas gaseificadas fica no interior do organismo e resultam em barriga inchada e flatulência.
Já os produtos processados (fast food, chocolates, rebuçados, comida pré-cozinhada, bolachas, batatas fritas de pacote etc) são ricos em sal, açúcar e gordura, ingredientes que prejudicam o funcionamento gastrointestinal, provocam desconforto e inchaço abdominal.
8. Coma devagar
Comer depressa faz com que a sua barriga fique inchada pois aumenta a quantidade de ar ingerido, um dos principais motivos para surgir o inchaço abdominal – e não só.
Se come muito rápido, é também muito provável que esteja a ingerir mais comida do que aquela que o seu corpo necessita para funcionar adequadamente, já que o cérebro não tem capacidade para perceber que já consumiu tudo o precisava para se sentir saciado. Quando a informação de que está satisfeito chegar finalmente ao cérebro, já terá comido além do que era suposto. Resultado? Barriga inchada, desconforto abdominal e mal estar geral.
9. Massage a sua barriga
Massagens abdominais também podem ajudar a reduzir o inchaço abdominal.
Um estudo de 2014 com uma amostra de 80 pessoas com Ascite a quem foram dadas massagens abdominais de 15 minutos, duas vezes por dia, durante três dias, mostraram que as massagens melhoram a depressão, a ansiedade, o bem-estar e a percepção dos sintomas de distensão abdominal. Além de adelgaçar e diminuir o desconforto da barriga inchada, ajudam a relaxar.
10. Tratamentos estéticos não-invasivos
Se precisa de resultados rapidamente, a medicina estética é a melhor forma para alcançar os seus objetivos com mais rapidez.
A Lipoaspiração Não Invasiva, a Radiofrequência Tripolar Cronus, o Bodyshape ou o Powershape são tratamentos verdadeiramente eficazes no tratamento da gordura localizada.
Marque uma consulta de avaliação gratuita nas Clínicas BodyScience e comece já a trabalhar para acabar com a barriga inchada.
MARQUE AQUI A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO GRATUíTA
Que outro tratamento conhece para eliminar a barriga inchada? Partilhe connosco na caixa de comentários.
Discussion about this post