Quais os benefícios e contraindicações das bagas de goji?

Ao longos dos últimos anos e à medida que a popularidade destas pequenas frutas aumenta, a comunidade científica tem vindo a investigar de forma mais aprofundada os benefícios das bagas de goji para a saúde, que vão desde os efeitos antienvelhecimento à regulação da glicose e ao aumento do sistema imunitário.

Neste artigo explicamos como comer, qual a dose a ingerir, quais os benefícios e contra indicações das bagas de goji.

 

medicina estética e nutrição

 

O que são as bagas de goji?

As bagas de goji, também conhecidas como Lycium barbarum, são um fruto proveniente de uma árvore nativa da China. Os habitantes locais e os asiáticos em geral têm usado esta fruta colorida ao longo de mais de 2.000 anos como erva medicinal e suplemento alimentar. Recentemente, e devido aos potenciais benefícios para a saúde, esta pequena fruta em tons avermelhados tem sido adotada e enraizada nas dietas de todo o mundo.

Sabe como usar bagas de goji? É muito fácil! Continue a ler o artigo.

 

Como se deve consumir as bagas de goji?

As bagas goji podem ser consumidas de diferentes formas: cruas, em sumos, em batidos, em chás, em saladas, com cereais, no iogurte, entre outras formas. Tudo é possível desde que sem exageros.

Agora já sabe como comer as bagas de goji para emagrecer.

 

 

Quais os benefícios das bagas de goji?

A comunidade científica tem desenvolvido vários estudos que suportam a relação causa-efeito no consumo de goji, defendendo potenciais benefícios que incluem a prevenção de diferentes tipos de cancro e doenças oculares relacionadas com a idade, o rejuvenescimento da pele, uma sensação de bem-estar e maior tranquilidade, melhor desempenho físico, maior qualidade do sono e perda de peso.

De seguida explicamos cada um destes benefícios das bagas de goji para a saúde e o bem-estar em geral ao pormenor.

 

Protegem os olhos

Por conterem altos níveis de antioxidantes saudáveis (com destaque para a zeaxantina), estas sementes de goji podem ajudar a prevenir eventuais problemas de visão.

Vários estudos mostram que as bagas de goji protegem a retina das células ganglionares responsáveis pelo glaucoma, uma condição que pode levar à perda da visão. Os mesmos estudos revelam também que, vários idosos que consumiram as bagas durante 90 dias, aumentaram significativamente a zeaxantina e outros níveis de antioxidantes.

Os mesmos antioxidantes também podem impedir danos de:

  • Raios UV;
  • Radicais livres;
  • Stress oxidativo.

 

Clínicas Bodyscience - Instagram

 

Estimulam o sistema imunitário

As bagas de goji contêm antioxidantes saudáveis que são conhecidos pelas suas diferentes qualidades no reforço imunológico e pela sua capacidade de combater os radicais livres nocivos e respetivas inflamações.

Estes frutos são compostos por elevadas quantidades de vitaminas A e C, à semelhança de outras bagas, como mirtilos e framboesas. As vitaminas A e C são vitais para aumentar as defesas do corpo e reduzir a inflamação no organismo devido à sua propriedade antioxidante, estimulando as células do sistema imunitário e prevenindo o surgimento de doenças como a gripe, a constipação e o cancro.

 

Podem impedir o surgimento de cancro

Como as sementes de goji têm altos níveis de antioxidantes, incluindo vitamina C, zeaxantina e carotenóides, que são alguns dos principais responsáveis pelo combate natural às células cancerígenas podem retardar o crescimento do tumor, reduzir a inflamação e ajudar a remover substâncias nocivas do nosso corpo.

 

 

Ajudam a manter a pele saudável

Outro elemento presente nas bagas de goji é o betacaroteno, um fitoquímico vegetal essencial. Para lá de outros fatores benéficos, este pigmento é conhecido pela sua capacidade de ajudar a manter a saúde e juventude da nossa pele.

O betacaroteno é um ingrediente usado em cremes hidratantes para:

  • Melhorar a saúde da pele;
  • Reduzir a irritação da pele;
  • Combater os efeitos nocivos do sol;
  • Prevenir o envelhecimento da pele.

 

Estabiliza os níveis de açúcar no sangue

As bagas de Goji ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.

 

Bagas de goji emagrecem

As bagas de goji emgarecem, dado que têm poucas calorias. Para além disto, ajudam a melhorar a digestão, aumentando a sensação de saciedade devido às fibras que contém.

 

bagas de goji beneficios

Previne o envelhecimento precoce

O consumo regular de bagas de goji ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro da pele, dado que é rico em vitamina C, um micronutriente que favorece a formação de colagénio e ajuda a dar firmeza e elasticidade à pele, evitando a formação de rugas e linhas de expressão.

Diminui o colesterol

Os fitoquímicos presentes nas bagas de goji também são responsáveis por controlar os níveis de gordura no sangue. Principalmente porque a fruta ajuda a diminuir o colesterol mau, ao mesmo tempo que aumenta os níveis do HDL, que é considerado o colesterol bom para o corpo.

 

Quais as contraindicações das bagas de goji?

É desaconselhado o consumo de goji nas seguintes situações:

  • Durante a gravidez;
  • No período de amamentação;
  • Se tem perturbações a nível da tensão arterial, deve monitorizar os seus valores de tensão arterial e glicémia.
  • Se é diabético;
  • Se toma algum medicamento com varfarina (um anticoagulante), deverá evitar consumir as bagas de goji.

Também podem interferir com medicamentos para diabetes e medicamentos para pressão arterial, por isso, o mais indicado é falar com o seu médico de forma a perceber qual a melhor solução para si.

Se se está a perguntar qual a quantidade diária de bagas de goji, o próximo ponto tem a sua resposta.

 

 

Quantas bagas de goji se deve comer por dia?

Por norma, não deve ultrapassar as 45 gramas. Nada o impedirá de consumir estas bagas, mas como em tudo o resto, deverá dosear o consumo para evitar algumas complicações inerentes a uma ingestão exagerada.

O consumo médio diário de bagas de Goji depende de fatores como a idade, o sexo e o estado de saúde. Até ao momento não existe informação científica suficiente para determinar precisamente qual a dose de bagas de goji a ingerir. Tenha em conta que os produtos naturais não são necessariamente sempre seguros e a quantidade pode ser importante.

Para uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, marque uma consulta de nutrição e reeducação alimentar nas nossas Clínicas.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;