Na procura constante por soluções para o problema da obesidade, cientistas chineses estão a estudar o impacto de certas bactérias sobre o peso no ser humano. A equipa referiu que alterar os tipos de bactérias encontradas nas vísceras pode trazer mais resultados do que apenas reduzir as calorias.
Num estudo publicado na revista científica Microbiology Ecology, cientistas em Xangai estudaram 93 pessoas obesas com Índice de Massa Corporal (IMC) médio de 32.
Além de seguirem uma dieta saudável – rica em legumes, verduras, alcachofra e tofu – os participantes consumiram suplementos que estimulavam o crescimento de certos tipos de bactérias nos seus intestinos e inibiam outras.
Periodicamente eram medidos e pesados, preenchiam questionários mencionando o que haviam ingerido nas últimas 24 horas e eram submetidos a exames físicos.
Após nove semanas, os participantes tinham perdido em média 5 kg cada um. Um grupo menor de voluntários (45%) prosseguiu com a dieta. Ao fim de 23 semanas, tinham perdido em média 6 kg cada um.
Outros cientistas referem que os dados não são totalmente conclusivos, as milhares de espécies de bactérias que vivem no nosso organismo interagem com o corpo de forma complexa e que mais estudos são necessários.
Referência: BBC
Saiba também como pode emagrecer ou eliminar a gordura localizada de uma forma rápida, saudável e sem esforço, clique aqui:
Discussion about this post