O consumo regular de azeite pode melhorar “drasticamente” a saúde cardíaca, em particular em pessoas que não seguem, por norma, uma dieta mediterrânica. A conclusão é de um estudo europeu que utilizou azeite português e que contou com a colaboração de investigadores nacionais.
O estudo, conduzido pela Universidade de Glasgow, Escócia, com o apoio da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET) de Portugal e da clínica de diagnóstico Mosaiques, na Alemanha, estudou os efeitos do azeite, um ingrediente central da dieta mediterrânica, na saúde do coração de pessoas que não o consumiam.
Os resultados mostraram que, com o consumo de azeite, ambos os grupos apresentaram uma grande melhoria ao nível do risco de desenvolvimento de CAD. “O que descobrimos foi que, independentemente da quantidade de fenólicos no azeite, houve um efeito positivo na saúde cardiovascular”, afirma, em comunicado, Emilie Combet, da Universidade de Glasgow.
Segundo a investigadora, “na amostra estudada, qualquer tipo de azeite – baixo ou rico em fenólicos – parece ser benéfico”, sendo que os ácidos gordos são, “provavelmente, os que mais contribuem para este efeito” protetor do coração.
Referência: Boas Notícias
Saiba também como pode emagrecer e eliminar a gordura localizada de uma forma rápida, saudável e sem esforço clique aqui e marque uma Consulta de Avaliação Gratuita e sem qualquer compromisso.
Discussion about this post