O azeite protege o sistema cardiovascular contra os efeitos da poluição do ar, revela um estudo realizado nos EUA. Os resultados foram apresentados numa conferência internacional da American Thoracic Society.
“A exposição à poluição do ar pode conduzir à disfunção endotelial, uma condição que prejudica o funcionamento dos vasos sanguíneos e que é um fator de risco em termos de doenças cardiovasculares, acentuando a aterosclerose,” sublinha o líder do estudo, Haiyan Tong, investigador da United States Environmental Protection Agency, que realizou a investigação.
“Uma vez que o azeite e os óleos de peixe são conhecidos pelas propriedades que beneficiam o sistema endotelial, quisemos confirmar a eficácia dos suplementos de azeite num ambiente exposto à poluição”, acrescenta o investigador em comunicado.
O estudo envolveu 42 indivíduos saudáveis. Ao longo de quatro semanas, alguns dos participantes, selecionados de forma aleatória, consumiram 3 gramas extra de azeite, outros adicionaram óleos de peixe à sua dieta e outros não receberam qualquer suplemento.
Durante a investigação os indivíduos foram expostos, duas horas por dia, à poluição do ar, dentro de uma câmara. Os investigadores mediram a função endotelial dos participantes antes, durante e depois da exposição à poluição.
A equipa verificou que apenas o grupo que tomou suplementos de azeite manteve a função endotelial protegida. Além disso, neste grupo, a proteína que permite quebrar os coágulos sanguíneos também registou uma melhoria do seu funcionamento.
“O nosso estudo sugere que o consumo de azeite pode proteger o corpo contra problemas vasculares relacionados com a poluição”, conclui o investigador Haiyan Tong.
Referência: Boas Notícias
Saiba também como ter uma barriga lisa com o BodyShape onde 30 minutos equivalem a 750 abdominais, marque agora uma Consulta de Avaliação Gratuita e sem qualquer compromisso.
Discussion about this post